Área do cliente
07
jul

Você já ouviu falar em ERP? Veja como ele pode mudar sua empresa

O ERP tem origem no inglês (Enterprise Resource Planning, ou Planejamento dos Recursos da Empresa) e consiste em uma série de funcionalidades operadas por um software que auxilia na gestão de processos dentro da organização. Uma das mais importantes funções desse Sistema de Gestão Empresarial é a otimização do fluxo de informações, facilitando a tomada de decisão por parte dos gestores.

Em breves palavras, um ERP ajuda as empresas a alcançarem os seus objetivos de negócio de maneira mais facilitada, coletando e organizando dados em diferentes níveis, e também oferecendo indicadores de performance em tempo real que ajudam na aferição do status das operações.

Quer saber mais? Então, acompanhe os tópicos seguintes.

As camadas do software ERP

1. Camada de apresentação

Essa é a camada de interface, ou seja, aquela em que o usuário interage com o sistema por meio de formulários e campos que deverá preencher. É responsável por intermediar a comunicação interna com a camada de processamento lógico, em que os dados que foram informados são processados, reenviados para a tela ou salvos no banco de dados do ERP.

2. Camada de processamento lógico

Essa camada assimila os dados informados pelo usuário na apresentação e os relaciona com os módulos do sistema, enviando uma resposta sobre aquilo que foi solicitado ou salvando as informações no banco de dados.

Toda integridade do sistema está nessa camada e, sempre que é necessário inserir novas atualizações, processos de negócio, otimizar o desempenho e a segurança do sistema, tudo ocorre nessa camada.

3. Camada de armazenagem

Quando alguma informação é preenchida na tela do sistema, ela percorre a camada de processamento e, posteriormente, é direcionada à camada de armazenagem para que seja preservada em um banco de dados. Isso vai assegurar que os dados permaneçam seguros para acesso no futuro.

Os benefícios de um sistema ERP

Monitoramento e padronização de processos

A emissão de notas fiscais, a geração de relatórios, o relacionamento com o cliente e muitas outras operações são organizadas e parametrizadas dentro do sistema. Ou seja, a empresa otimiza o tempo ao fazer uso da automação, potencializando toda a sua produtividade.

Identificação de falhas e redução de erros

Quando se faz uso de um software como o ERP, fica muito mais simples enxergar quais setores e processos apresentam falha. Desse modo, a tomada de decisões se torna rápida e inteligente, reduzindo drasticamente os erros em diversos departamentos da empresa.

Redução de estoque

No passado, inúmeras empresas faziam a compra dos produtos em larga escala com a intenção de assegurar um custo mais baixo de produção ou de revenda. Porém, com o uso do ERP, é possível reduzir drasticamente os níveis dos estoques, graças à qualidade de informação oferecida pelo sistema.

Desse modo, é possível diminuir os gastos com produtos e espaço para armazenamento. Isso, é claro, sem prejudicar as compras por melhores preços.

Redução de pessoal

Tendo em vista que muitos processos são automatizados e agilizados pelo software, a necessidade de mão de obra é reduzida.

A diferença entre um ERP e um software integrado de gestão

Um software integrado de gestão disponibiliza os dados das unidades de negócio para os gestores de modo separado, isto é, sem integração entre as áreas. Nesse caso, por exemplo, cada diretor pode delegar atribuições para seus gestores com orçamentos exclusivos para cada um, monitorando onde o capital está sendo investido e qual o resultado que está sendo obtido.

Por outro lado, o ERP torna possível o mapeamento de todos os processos de todas as filiais da empresa, integrando as informações e gerando uma padronização para o melhor funcionamento das unidades.

Com isso, é possível reduzir os custos, otimizando a utilização de recursos centralizados, tendo em vista que as relações com clientes, fornecedores e colaboradores são gerenciados pelo mesmo sistema.

Restou alguma dúvida sobre a importância do ERP para a otimização dos resultados de sua empresa? Que tal entrar em contato conosco?

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os comentários do blog são via facebook. Para comentar você tem que estar logado lá.
Lembre-se que o comentário é de inteira resposabilidade do autor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CONTATO

  • Cascavel - Paraná
    Rua Minas Gerais, 1097 - Centro
  • (45) 3301-5050
  • comercial@tecinco.com.br

TRABALHE CONOSCO

  • ASSOCIADOS

  • CONHEÇA OUTROS PRODUTOS

  • PROJETOS SOCIAIS

REDES SOCIAIS

Agência de Publicidade e Criação de Sites Ícone Cascavel