Área do cliente
07
maio

Vendarketing para concessionárias: como alinhar as equipes de venda e marketing para vender mais?

Venda + marketing = vendarketing. Começamos este conteúdo de blog com uma exemplificação simples para você entender logo de cara o o que o vendarketing para concessionárias significa ou, ao menos, como ele foi formado. Por que as duas palavras foram fundidas? Para que você entenda a importância do seu time de vendas e do seu time de marketing trabalharem juntos!

A ideia de integrar os dois times é aumentar as vendas, ou seja, fazer com que o seu negócio se desenvolver ainda mais, já que as estratégias estarão mais alinhadas do que nunca e toda a sua equipe, especialmente as pessoas que têm mais contato com os clientes, terão apenas um discurso.

Hoje, nós iremos te explicar como você pode aplicar o vendarketing em sua concessionária, como alinhar as suas equipes e como desenvolver uma comunicação direta e efetiva entre time de vendas e time de marketing.

O que é vendarketing

Um erro relativamente comum em empresas é pensar as equipes de marketing e de vendas separadas, pois, um mesmo cliente passará pelas duas equipes. Então, o que é realmente importante é aproveitar as competências que conversam entre si. Ou seja, que podem ajudar a concretizar uma venda.

Como já te falamos, o termo vendarketing é a junção entre os campos de vendas e marketing. As concessionárias que trabalham dessa forma buscam melhorar as estratégias para alcançar novos perfis de compradores e contemplar as mudanças nos padrões de compras das pessoas.

Sim, antes que você pergunte: o perfil de comprador muda conforme o tempo e, não, em sua concessionária não será diferente. Você deve sempre ficar atento as mudanças do setor, como quais são os novos produtos no mercado, quais as preferências dos seus consumidores e o que eles esperam encontrar em sua concessionária. Além disso, é mais do que essencial saber quais os valores as demais concessionárias estão cobrando, para que você não cobre uma quantia muito inferir ou muito superior em um mesmo serviço.

Vendarketing para concessionárias: como alinhar as equipes de venda e marketing para vender mais?

Como aplicar o conceito de vendarketing em sua concessionária

Como você bem sabe, a sua concessionária é um negócio! Por isso, para aplicar o conceito de vendarketing em seu empreendimento é necessário considerar as estratégias do funil de vendas já estruturado por sua equipe de marketing.

O que queremos dizer com isso? A sua concessionária precisa estar presente na vida aquisitiva do seu cliente, desde o momento em que ele conhece um novo produto ou serviço, reconhece que tem um problema, entende que você pode ajudá-lo a resolver, passa a considerar uma compra e, por fim, efetiva a transação.

Portanto, como já te falamos no início deste blog, as suas equipes de vendas e marketing devem estar alinhadas de modo que todos, nas duas equipes, entendam que são apenas uma entidade no que dizem e no que fazem, para melhor atender despertar o interesse do cliente, a fim de fechar o maior número de vendas possível.

Aqui vai uma dica extra: leia o nosso conteúdo sobre Marketing Digital para concessionárias e saiba como aumentar as suas vendas!

Vendarketing para concessionárias: como alinhar as equipes de venda e marketing para vender mais?

Vendarketing: Faça o alinhamento entre as equipes de vendas e de marketing

Não se engane: não estamos falando apenas em alinhamento de discursos. Se as equipes trabalharão juntas, por que não colocá-las na mesma sala? Preste atenção na lista que preparamos:

  1. Será mais fácil fazer com que as equipes entendam que tanto uma, como outra, são essenciais;
  2. As equipes terão mais clareza sobre as funções de cada uma: marketing cria oportunidades, o departamento de vendas deve concluir o negócio;
  3. As reuniões de pessoal envolverão todos: time de marketing e vendas;
  4. Além disso, será mais fácil passar orientações de como as equipes devem trabalhar.

Divida as informações tanto para marketing quanto para vendas

Um dos principais objetivos de adotar a estratégia de vendarketing para concessionárias é dividir a informação e lapidá-la da melhor maneira possível, ou seja, otimizar as estratégias já utilizadas pelas equipes, para encontrar a melhor forma de atrair leads e fazer com que eles se tornem clientes.

Dessa forma, será possível oferecer soluções aos seus clientes sempre que eles precisarem, já que a sua equipe terá todas as informações necessárias para atender bem os clientes.

Organize uma comunicação direta e efetiva entre marketing e vendas

Sim, chegamos a este ponto! É mais do que essencial que os dois setores tenham uma boa comunicação, pois isso possibilitará a elaboração de uma estratégia mais assertiva para o momento de fechar negócio.

Uma boa dica é alinhar tudo o que for necessário durante as reuniões semanais ou quinzenais. Adotar essa estratégia economizará tempo da equipe e aumentará a eficiência dos processos, logo, os resultados!

Quais as vantagens de trabalhar com vendarketing para concessionárias?

Uma das primeiras vantagens é que, no momento que as equipes entenderem que fazem parte de apenas uma equipe, os atritos serão reduzidos.

Separamos outras vantagens:

Melhora na experiência dos clientes

Imagine só, o seu cliente fica encantado pelo marketing, decide que fechará a venda, porém, a equipe de vendas tem um discurso desalinhado e nada do que o marketing prometeu é verdade, e agora? Isso, em hipótese alguma, pode acontecer! Por isso, é uma vantagem para você e para os seus clientes integrar as duas equipes.

Aumento de oportunidades utilizando vendakerting para concessionárias

Setores que trabalham separados se preocupam apenas com suas metas, certo? Então você bem sabe que o marketing se preocupará apenas em gerar cadastros e o time de vendas apenas em fechar as vendas. Porém, se muitos leads são gerados, o setor de vendas não consegue entrar em contato com todos.

Por isso, gerar muitos leads não é igual a gerar bons resultados. É preciso ter uma dosagem, fazer uma melhor seleção dos leads que serão passados para o setor de vendas. Com o vendarketing, as equipes estarão integradas, então, haverá mais equilíbrio entre leads e vendas fechadas, logo, a produtividade aumenta!

Melhora nas metas e na previsibilidade

O vendarketing para concessionárias é uma estratégia que trabalha com métricas, ou seja, com números. Portanto, você precisa organizar bem os objetivos. Por exemplo: não gerar mais leads do que o time de vendas pode atender, mas, gerar cadastros suficientes para a manutenção das metas.

Quando as equipes já estiverem mais acostumadas com o novo modelo de trabalho, a previsibilidade será maior. Portanto, será possível analisar e mensurar quais são os números que melhor atendem os objetivos, as metas para determinado período.

Chegou a hora de pôr nossas dicas em prática!

Chegamos ao fim de mais um conteúdo! Você aprendeu que vendarketing para concessionárias é a junção de duas equipes de extrema importância em sua concessionária: a equipe de marketing e a equipe de vendas. Praticar essa estratégia é importante para alinhar os discursos em sua empresa, dessa forma, os clientes não encontrarão outras propostas quando são encaminhados para a equipe de vendas.

Te falamos também da importância de fazer reuniões com as duas equipes juntas, assim, a comunicação fica mais clara para todos e o tempo de ambas as equipes é otimizado. Mas, se você chegou até aqui, se liga na dica bônus: um sistema de gestão é uma ótima maneira de integrar toda a sua empresa. Dessa forma, a sua equipe inteira tem acesso ao que foi feito, ao que está sendo feito, há quanto tempo os clientes não vão em sua concessionária e muito mais!

Gostou do nosso conteúdo? Já trabalha com vendarketing? Conte para nós nos comentários!

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os comentários do blog são via facebook. Para comentar você tem que estar logado lá.
Lembre-se que o comentário é de inteira resposabilidade do autor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CONTATO

  • Cascavel - Paraná
    Rua Minas Gerais, 1097 - Centro
  • (45) 3301-5050
  • comercial@tecinco.com.br

TRABALHE CONOSCO

  • ASSOCIADOS

  • CONHEÇA OUTROS PRODUTOS

  • PROJETOS SOCIAIS

REDES SOCIAIS

Agência de Publicidade e Criação de Sites Ícone Cascavel