Área do cliente
13
dez

Veja como chegar à raiz dos problemas com 5 perguntas

Você já ouviu falar do “the 5 Whys”?

É uma metodologia muito simples – contudo, muito poderosa – para se utilizar quando você precisa tratar um problema em si, e não somente os “sintomas” desse problema.

E, pasme, todos nós fazíamos muito isso em nossa infância, mas eventualmente paramos.

Leitura recomendada: Como evitar erros de marketing que novas empresas cometem – Parte I

Como funciona?

Simples: você repete a pergunta “por que?” por cinco vezes.

Pergunta: Por que eu tenho que ir para a cama?
Resposta: Porque você precisa dormir.

Pergunta: Por que eu preciso dormir?
Resposta: Porque é bom pra você.

Pergunta: Por que é bom pra mim?
Resposta: Porque seu corpo precisa de descanso.

Pergunta: Por que meu copro precisa de descanso?
Resposta: Porque descansar faz com que você tenha mais energia.

Pergunta: Por que eu preciso de mais energia?
Resposta: Porque amanhã você tem afazeres e, para conseguir realizar esses afazeres, precisa de energia.

Para que essa metodologia, e não uma abordagem tradicional?

Raiz dos problemas

Quando perguntamos o por que de algo, nossa mente automaticamente trará respostas que abordarão os aspectos mais óbvios de um problema ou situação.

Quando essa pergunta é repetida, mergulhamos um pouco mais nesse problema ou situação.

Fazendo com que deixemos a zona do óbvio, aumentando nossas chances de termos uma visão mais clara sobre a raíz do problema, e não somente seus “sintomas”.

O objetivo desse questionamento aprofundado é garantir com que o problema seja examinado com mais afinco, que exista uma maior clareza sobre suas verdadeiras causas.

E que essas causas sejam definitivamente resolvidas.

E por que cinco vezes?

Como dito anteriormente, a primeira vez trará uma resposta bastante óbvia, geralmente um sintoma relacionado ao problema levantado.

Taiichi Ono, engenheiro mecânico muito famoso por ter criado o Sistema Toyota de Produção, percebeu que o segundo “por que?” geralmente revela uma desculpa.

Já o terceiro “por que” trará à tona um culpado. O quarto “por que” revelará uma causa, e o quinto, por fim, trará à toma a verdadeira causa-raiz do problema investigado.

Vamos fazer um exercício de imaginação.

Uma empresa de software está recebendo inúmeras reclamações de um cliente sobre um módulo de seu ERP, que está apresentando muitos bugs.

A equipe que desenvolve esse módulo é então reunida, e inicia-se a série de perguntas:

Pergunta: Por que o módulo tem tantos bugs?
Resposta: Porque a equipe tem pouco tempo hábil para as entregas, e não está tendo tempo o suficiente para testar da maneira correta.

Pergunta: Por que a equipe tem pouco tempo hábil para as entregas?
Resposta: Porque os requisitos foram mal levantados e o prazo foi curto demais para o tanto de trabalho que precisávamos fazer.

Pergunta: Por que os requisitos foram mal levantados?
Resposta: Porque o Zé fez o levantamento, e ele não possui experiência suficiente para isso, e subestimou o escopo do projeto.

Pergunta: Por que então o Zé foi escalado para fazer o levantamento, e não outro profissional?
Resposta: Porque não havia mais ninguém disponível, só o Zé.

Pergunta: Por que não havia mais ninguém disponível?
Resposta: Porque o orçamento anual que foi aprovado não permite a contratação de mais ninguém.

Aumentar o tempo hábil para as próximas entregas, nesse caso, resolveria um dos sintomas do real problema.

Mas o problema iria permanecer lá, e iria se manifestar em outros projetos cujo levantamento de requisitos fosse feito pelo Zé.

Contudo, a partir dessa série de perguntas, essa empresa pode reavaliar o orçamento anual, realocando recursos para a contratação de novos profissionais.

Além investir na capacitação do Zé, evitando assim que o mesmo problema se repita.

E aí, que tal começar a adotar os 5 whys na sua empresa?

Fonte: Gumga

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os comentários do blog são via facebook. Para comentar você tem que estar logado lá.
Lembre-se que o comentário é de inteira resposabilidade do autor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CONTATO

  • Cascavel - Paraná
    Rua Minas Gerais, 1097 - Centro
  • (45) 3301-5050
  • comercial@tecinco.com.br

TRABALHE CONOSCO

  • ASSOCIADOS

  • CONHEÇA OUTROS PRODUTOS

  • PROJETOS SOCIAIS

REDES SOCIAIS

Agência de Publicidade e Criação de Sites Ícone Cascavel