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18
maio

Ticket médio: o que é e como aumentar o da sua oficina

Tenho certeza de que você já ouviu falar em ticket médio, mas sabe exatamente o que ele é e como fazer para aumentar o de sua oficina? Hoje, a nossa missão é te ajudar a entender isso! O conceito é relativamente simples e, depois que você entender como funciona, será muito mais fácil pensar as estratégias para a sua oficina.

Basicamente, o ticket médio é um indicador de performance de vendas. A palavra ticket corresponde ao valor gasto em uma compra. Mas, não se preocupe, mais a frente te explicaremos melhor o conceito e como calcular o ticket médio de sua oficina. Além disso, te falaremos por qual motivo é importante aumentar o de sua empresa e, claro, te daremos dicas de como realizar tal tarefa!

O que é ticket médio

Como te falamos, o ticket médio é um indicador de vendas. Ou seja, é o número que aponta quanto, em média, os seus clientes gastam em sua oficina mecânica, seja em produtos ou em serviços.

Dessa forma, você pode medir qual será o faturamento do próximo mês e quais ações tomar para que o ticket médio aumente, mas sem ultrapassar o valor que os seus clientes estão dispostos a pagar.

Como fazer o cálculo do ticket médio de sua oficina

Para fazer o cálculo é simples, você deve considerar o faturamento total de um período de tempo (um mês de preferência) e dividir pelo número de clientes que foram atendidos no mesmo período.

Vamos pensar o seguinte cenário: sua empresa faturou R$ 15 mil no último mês e no mesmo período foram atendidos 100 clientes. Ou seja, o ticket médio por cliente é R$ 150.

Por que é importante aumentar o ticket médio em minha oficina?

Todo empresário tem um objetivo em comum: crescer. Certo? Quando o seu faturamento é maior, alcançar essa meta se tornando mais fácil, pois você terá o capital para contratar mais funcionários e para oferecer mais equipamentos técnicos, necessários para os reparos.

Por isso, é importante aumentar o seu ticket médio. Além disso, com mais capital é possível expandir a sua oficina e conquistar cada vez mais clientes, pois não adianta nada atrair diversos clientes para a sua oficina e não conseguir atendê-los, já que todo o seu pessoal está ocupado e não espaço disponível para todos os clientes.

Confira três dicas para aumentar o ticket médio de sua oficina!

Como te falamos no início deste conteúdo, te daremos dicas de como aumentar o seu ticket médio! Então, este momento chegou. Abre o bloco de notas e salve todas as nossas dicas.

Aumente os serviços e mercadorias

Se você pretende aumentar o seu ticket médio vendendo para os mesmos clientes, então, com certeza, deve ter mais serviços e mercadorias para oferecer. Verifique se os seus produtos são abrangentes e se você oferece tudo o que a sua oficina tem capacidade. Por exemplo, sua oficina faz balanceamento? Então também tem que oferecer alinhamento. Faz troca de óleo? Então deve ter as marcas mais procuradas no estoque.

Mas, não queria sair logo abraçando o mundo! Antes, faça uma análise do seu espaço, da capacidade do seu pessoal, se necessário, ofereça treinamentos para eles e, por fim, decida o que é possível acrescentar à lista de serviços.

Analise também o seu estoque de peças. A dica aqui é verificar quais peças são mais procuradas e tentar ao máximo sempre mantê-las em estoque, pois assim um novo cliente não precisa esperar quando necessitar de reparo.

Invista em melhores equipamentos

Assim como é importante ter as peças mais procuradas em estoque, é necessário ter bons equipamentos, em um número suficiente para atender a demanda em sua oficina. Afinal, sempre tem um cliente que passa em sua oficina sem agendar, solicitando um atendimento urgente. Se você não trabalha com agendamentos, sabe ainda mais que essa é uma situação constante, portanto, precisa estar sempre preparado.

Imagine esse cenário: chega um cliente em sua oficina para trocar o reservatório de água do radiador, mas, todas as peças estão sendo utilizadas. Provavelmente este cliente irá para outra oficina e ainda falará que não conseguiu ser atendido em seu estabelecimento.

Além disso, mais equipamentos servem para aumentar a produtividade de sua equipe, já que eles não poderão dizer que não estão fazendo o serviço por falta de equipamentos.

Converse com os seus clientes

Outra dica para aumentar o ticket médio é conversar com os seus clientes, afinal, eles não são especialistas em mecânica como a sua equipe. Por isso, a melhor forma de saber o que ele realmente precisa é conversando e perguntando quais problemas o veículo apresentou, por qual motivo ele foi até a oficina.

Para agilizar o trabalho você pode montar um checklist e passar para a equipe, dessa forma, os mecânicos não esquecem de perguntar nada para os clientes e não perdem tempo com reparos desnecessários no momento.

Quer aumentar o ticket médio e conquistar novos clientes?

Campanhas promocionais são excelentes maneiras de aumentar o ticket médio e também de conquistar novos clientes. Mas, antes de continuarmos, lembre-se de nossa dica: não queira abraçar o mundo sem verificar a capacidade de sua equipe e de sua oficina.

Um modelo de promoção que sempre atrai muitos clientes é o de indicações. Por exemplo, seu cliente foi até a oficina para trocar o óleo, se ele indicar um conhecido, na próxima troca ganha 10% de desconto.

Você também pode oferecer brindes personalizados, uma garrafinha por exemplo, para os clientes que realizarem reparos a partir de um determinado valor. Dessa forma, quando o cliente precisar de outro serviço irá até a sua oficina, porque o brinde funciona como um alarme que o lembra de forma inconsciente que a sua empresa existe.

que o lembra de forma inconsciente que a sua empresa existe.

Ticket médio

Reavalie os seus processos!

Como você viu neste conteúdo, antes de querer realizar grandes mudanças é necessário olhar para a sua oficina e identificar o que pode ser melhorado, a fim de aumentar o seu ticket médio, ou seja, você deve reavaliar os seus processos.

Te ensinamos também maneiras de aumentar o seu ticket médio sem necessariamente precisar conquistar novos clientes e te mostramos a importância da métrica, afinal, se você deseja expandir o seu negócio, deve saber o quanto os seus clientes estão dispostos a pagar. Ah, e antes de encerrarmos: você pode sim, aumentar os preços dos seus produtos, mas faça com moderação. Se sua oficina cobrar o dobro do que a concorrência cobra, você corre o risco de perder clientes.

Opte em um primeiro momento por oferecer promoções, especialmente aquelas com sistema de recompensa. Quando você diz ao seu cliente que ele ganhará desconto na próxima compra, ele voltará a sua oficina, pois se não for, ele sentirá que está perdendo.

Agora basta começar!

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