Área do cliente
20
abr

Tenha pós-venda eficiente com sistema de gestão

Já se perguntou como ter um pós-venda eficiente na sua empresa? Hoje, essa prática vem se tornando cada vez mais falada e, inclusive, pode ser que você já possua um pós-venda com algumas características específicas desse atendimento.

De qualquer forma, é preciso entender qual a importância dessa ação, para que fique mais fácil traçar estratégias assertivas. Um sistema de gestão, nessa questão, é uma ferramenta que auxiliará a manter a relação com o cliente em todo o processo de atendimento e relacionamento com ele.

Para ter acesso a mais informações e, assim, entender como um sistema de gestão pode auxiliar com um pós-venda eficiente, continue acompanhando este conteúdo repleto de dicas importantes.

Importância do pós-vendas

O pós-venda é uma ação fundamental em qualquer empresa e de todos os segmentos, isso porque é por meio dele que a empresa consegue manter um bom relacionamento com cada cliente e promover, por exemplo, programas de fidelização e incentivo de compra.

No entanto, é raro as empresas possuírem uma equipe preparada para esse formato de atendimento, já que se preocupam muito mais em apenas captar cada vez mais clientes, esquecendo que a retenção deles é parte essencial.

Afinal, sem a fidelização ou a permanência do cliente na sua oficina ou concessionária, seu negócio continua não crescendo. É só fazer as contas, você pode atender 100 clientes em um mês, mas se eles não voltarem no mês seguinte, ou nos próximos 6 meses, você não pode contar com eles.

É nesse sentido que entra o atendimento de pós-venda. Quando você vai a alguma loja prefere se sentir um cliente importante ou qualquer cliente? Se você é cliente de empresas grandes, sabe por exemplo, que no seu aniversário você receberá um cartão ou mensagem de boas-vindas.

Isso mantém o cliente contente com a marca e o faz lembrar de que ela existe. Esse relacionamento é necessário para que, mesmo sem comprar nada há meses, você se lembre que a empresa se importa com você e estará à sua disposição.

Com sua empresa não deve ser diferente, imagine sempre contar com o cliente para as revisões mensais, trimestrais ou semestrais.

Com a correria do dia a dia, sua empresa pode contar com uma ferramenta que envie mensagens para lembrá-lo de que o tempo está acabando e que uma nova revisão deve ser agendada.

como ter pós-venda eficiente

Captação ou retenção de clientes?

Por isso, a retenção de clientes se torna tão importante quanto a captação. Uma forma comum de reter a clientela é por meio de programas de fidelização.

Esses programas funcionam com produtos gratuitos após um período específico de atendimento ou então de serviço. Por exemplo:

  • Após 5 trocas de óleo o cliente ganha uma revisão de graça ou uma troca de óleo pela metade do preço;
  • Após 7 revisões a oitava tem 30% de desconto.

As opções são inúmeras e podem estar alinhadas com os serviços que sua empresa oferece ou alinhadas com as estratégias que você quer cumprir dentro de um mês ou mais.

A fidelização é uma etapa essencial em toda empresa e ainda pode ser alinhada junto com a equipe financeira, de marketing, vendas.

Claro, os programas não eliminam a importância ou necessidade do atendimento pós-venda, afinal, mesmo que você ofereça “o mundo” ao seu cliente, isso não será suficiente e ele continuará a visitar seus concorrentes.

Uma dica importante: mantenha a relação com o cliente!

Muito se fala sobre manter a relação com o cliente, de fato, é uma tarefa importante. Mas é preciso lembrar que uma boa relação diz respeito ao processo completo. Nesse caso, início e meio, porque nunca poderá ter um fim!

Você precisa nutrir o cliente, tanto para que ele compre um produto ou serviço da sua empresa, quanto para que ele fique satisfeito no momento efetivo da compra. Para conquistar esses resultados, o atendimento deve ser feito de forma atenciosa.

Por fim, após a compra é necessário que você permaneça fazendo com que ele sinta que é importante. Por isso, nessa etapa também é legal contar com pesquisas de satisfação.

Como um sistema de gestão pode ajudar?

Primeiramente, é preciso enfatizar que um sistema de gestão não auxilia apenas no bom relacionamento e atendimento ao cliente, mas em todos os setores e processos de gestão, tanto da oficina mecânica, como da concessionária.

Mas vamos para os fatores em que o sistema ajuda no pós-venda:

Mensagens

Alguns sistemas de gestão contam com ferramentas complementares para envio de mensagens automáticas. Nesses casos, você pode estar em constante nutrição do cliente. Com mensagens de aniversário, de lembrança de agendamento, de data para a próxima revisão ou troca de filtros e fluidos.

Nessa opção, o céu é o limite, use sua criatividade. Mas calma, cuide também com a frequência em que você envia mensagens, elas servem para nutrir um relacionamento e não o tornar cansativo.

como ter pós-venda eficiente

Bom atendimento

O sistema de gestão também auxilia na melhoria do atendimento ao cliente, independentemente da etapa da sua jornada. Ou seja, para vender e deixar que ele saia da sua oficina ou concessionária satisfeito, usar o sistema gera agilidade em todos os processos técnicos.

Quando bem atendidos nos estabelecimentos que entramos, certamente o indicaremos no futuro para amigos, vizinhos e parentes.

Suporte

O suporte também é um ponto importante para nutrir essa relação. É fato que devemos sempre estar à disposição do cliente, sanando e o auxiliando em todas as questões que precisar.

O sistema pode oferecer uma plataforma para suporte, o que demonstra interesse pela satisfação, curiosidade e necessidade do comprador.

Informações dos clientes

A agilidade no atendimento também é refletida na facilidade para encontrar os clientes dentro do sistema. Com um CPF ou número da ordem de serviço você consegue encontrar, por exemplo, o histórico do automóvel do cliente, as necessidades de cada um.

Além de ser um auxílio para o pós-venda, já que conta com as informações dos clientes em um único lugar, esse atendimento após a venda ou prestação do serviço, pode ser mais específico e rebuscado.

Descobriu como ter pós-venda eficiente?

Para ter um pós-venda eficiente você precisa, além de uma equipe preparada para estar em contato com os clientes, um sistema que ofereça para você o suporte necessário.

Para que essa ação seja efetiva, aliar todos os aspectos comentados neste conteúdo, a contratação de um sistema e uma equipe que saiba lidar com os clientes é fundamental.

Por isso, agora que você sabe o que é necessário e de que forma atuar sobre essa tarefa, pode colocar a mão na massa!

como ter pós-venda eficiente

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os comentários do blog são via facebook. Para comentar você tem que estar logado lá.
Lembre-se que o comentário é de inteira resposabilidade do autor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CONTATO

  • Cascavel - Paraná
    Rua Minas Gerais, 1097 - Centro
  • (45) 3301-5050
  • comercial@tecinco.com.br

TRABALHE CONOSCO

  • ASSOCIADOS

  • CONHEÇA OUTROS PRODUTOS

  • PROJETOS SOCIAIS

REDES SOCIAIS

Agência de Publicidade e Criação de Sites Ícone Cascavel