Área do cliente
09
jun

Software de gestão é eficiente? Desvendamos esse e mais 5 mitos pra você

Quando se fala em software de gestão — ou sistema ERP (Enterprise Resource Planning) —, muitas afirmações falsas circulam por aí. O fato é que esse sistema já é usado há alguns anos e trouxe mais facilidade e modernidade  para a gestão empresarial.

Mas será que esse sistema é realmente eficiente e pode ser usado em qualquer empresa? No post de hoje, desvendamos 5 mitos sobre o tema. Acompanhe:

1. Software de gestão não é tão eficiente

Este mito foi construído com base em outros dois: o de que o sistema é difícil de usar e leva-se muito tempo para padronizar os processos, sendo, portanto, não tão eficiente quanto deveria.

Mas não é verdade. O sistema ERP é a melhor solução para gerenciar todos os setores da empresa e evitar erros que prejudicam o negócio. O que geralmente ocorre é que muitos empresários adquirem softwares de gestão gratuitos ou genéricos, que são sujeito a falhas e à falta de suporte técnico adequado, gerando o mito de que o sistema não é eficiente.

Quando se contrata uma empresa séria de software de gestão, ela desenvolve soluções personalizadas para cada empreendimento, atendendo as necessidades específicas e oferecendo treinamento e suporte. Com os colaboradores treinados e os documentos corretos, a implantação do sistema será bem-sucedida e mais rápida.

2. Qualquer ERP serve para ser usado na empresa

Já imaginou um software de gestão implantado para uma clínica médica ser utilizado também em uma concessionária? Seria no mínimo problemático para ambos os negócios, pois as necessidades das duas empresas são bem diferentes em relação à gestão e à padronização dos processos.

Portanto, é um erro pensar que qualquer ERP serve para qualquer empresa. É claro que há módulos básicos que são iguais, mas cada negócio tem suas especificidades. Escolher um bom software de gestão vai além do custo-benefício: é preciso atender aos processos vitais do empreendimento e integrar os setores.

3. Software de gestão é útil apenas para grandes empresas

Este mito, aos poucos, vem sendo desconstruído graças à tecnologia cada vez mais presente em nossa rotina.

O que antes só era acessível a grandes corporações, hoje quando se fala em ERP, cada vez mais as Pequenas e Médias Empresas (PMEs) estão se modernizando e implantando sistemas de gestão eficientes. E como os softwares de gestão estão sendo produzidos de acordo com as necessidades e com o tamanho de cada empreendimento, essa afirmação é ainda mais falsa.

Nada impede que você continue trabalhando com planilhas e processos manuais. O problema é que trabalhar dessa forma leva a um desperdício de tempo e a índices consideráveis de erros — o que, para PMEs, pode significar uma grande perda financeira com graves consequências.

4. Implantar ERP é muito caro

Esta afirmação era até verdade há alguns anos, mas isso mudou graças, novamente, à evolução tecnológica. Antigamente, as implantações de softwares de gestão eram extremamente complexas e dependiam de vários fatores, como a compra de servidores físicos, por exemplo. Além disso, a oferta desses sistemas era menor, o que encarecia os valores.

Hoje, com o aumento da competitividade no setor e mudanças na forma de implementação do sistema (existe, por exemplo, a possibilidade de o software de gestão ficar disponível completamente em nuvem para ser acessado apenas pela internet e de qualquer lugar), os preços se tornaram muito mais acessíveis a todos os portes de empresas.

5. Implantar o software de gestão já garante a padronização de processos

Apenas implantar o sistema ERP não garante que tudo vá entrar nos eixos imediatamente. Isso porque o processo de padronização depende não apenas de um sistema, mas de pessoas.

Se a sua equipe não estiver engajada e bem treinada, os resultados não serão satisfatórios. O ERP elimina retrabalho, otimiza o tempo e reduz falhas, mas todos os colaboradores precisam utilizar corretamente a ferramenta.

Agora que você já conhece 5 mitos sobre software de gestão em empresas, comece agora a planejar a implantação dessa nova forma de trabalho em seu negócio, deixando-o moderno, eficiente e competitivo frente ao mercado.

Para tirar todas as dúvidas sobre esse tema e conhecer as nossas soluções de implantação de ERPs, entre em contato com a gente!

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os comentários do blog são via facebook. Para comentar você tem que estar logado lá.
Lembre-se que o comentário é de inteira resposabilidade do autor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CONTATO

  • Cascavel - Paraná
    Rua Minas Gerais, 1097 - Centro
  • (45) 3301-5050
  • comercial@tecinco.com.br

TRABALHE CONOSCO

  • ASSOCIADOS

  • CONHEÇA OUTROS PRODUTOS

  • PROJETOS SOCIAIS

REDES SOCIAIS

Agência de Publicidade e Criação de Sites Ícone Cascavel