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20
nov

Seria a execução o lugar onde boas estratégias vão para morrer? – Parte I

A execução é uma palavra estranha.

Por um lado, significa “a realização de um plano ou curso de ação”.

Por outro lado, significa “a execução de uma sentença de morte”.

Quando os líderes “executam uma estratégia”, eles geralmente buscam pelo primeiro significado – colocar uma ideia em ação.

O resultado muitas vezes acaba sendo o último.

Não raramente, a execução é o lugar onde as estratégias vão para morrer.

Leitura recomendada: 3 erros que você pode evitar para encontrar o seu propósito maior

Então, o que determina se a execução traz vida ou morte à sua estratégia?

Engrenagens de estratégias

Não é “o que” você pensa, e sim “como” você pensa.

Os modelos mentais que informam a estratégia normalmente são diferentes dos que determinam a implementação dessa estratégia.

Para fechar a lacuna de estratégia-execução, os líderes devem fechar várias outras lacunas menores.

Primeiro, os estilos de pensamento das pessoas que criam estratégias são muitas vezes diferentes das pessoas que o implementam.

A estratégia geralmente é desenvolvida por pessoas que têm uma orientação de “bigger picture”, uma percepção maior do negócio como um todo.

Enquanto a execução da estratégia geralmente é feita por pessoas com uma orientação detalhada, mais focada em um único aspecto do negócio.

Mapa de estratégias para a execução dar certo em um cenário de negócios

Além disso, a estratégia geralmente é feita por pessoas que se concentram em ideias e conexões, enquanto a implementação é feita por aqueles que se concentram em processos e ações.

Essa diferença nos estilos de pensamento cria um problema quando a estratégia se transforma em execução.

Aqueles que criam a estratégia estão muitas vezes pensando no destino do negócio, na oportunidade e nos resultados pretendidos.

Enquanto isso, os responsáveis pela implementação estão pensando nas realidades do que será necessário para chegar lá.

Quando a estratégia é apresentada, eles naturalmente começam a fazer perguntas sobre riscos e bloqueios que podem vir a enfrentar – uma consequência natural de ter um estilo de pensamento orientado por detalhes.

Estratégias de execução para ter sucesso

Mas para os estrategistas focados na percepção do negócio como um todo, isso soa como resistência à mudança, pura e simples.

E então eles ficam defensivos e começam a trabalhar na superação da “resistência”.

Por sua vez, isso faz com que os implementadores se sintam desconfortáveis: “eu só estava tentando entender melhor.

Por que eles estão sendo tão defensivos?”.

Desde o início, o relacionamento é mais competitivo do que colaborativo, não por causa de um problema com a estratégia, mas por conta de uma diferença nos estilos de pensamento.

A solução é que os estrategistas esperem diferentes tipos de perguntas feitas pelos implementadores do que as que são feitas pelos seus colegas estrategistas.

Uma lâmpada com ideias para execução de estratégias

Compreenda que isso pode ser tão facilmente um sinal de engajamento como um sinal de oposição.

Perceba que é preciso todos os tipos de estilos de pensamento para transformar uma visão em realidade: pensar no negócio como um todo e detalhadamente, ideias e ações, processos e relacionamentos.

Se você quiser mudar os comportamentos de outras pessoas, você deve mudar seus próprios pensamentos.

E como derrubar essa primeira barreira?

Avançando para a segunda.

E qual é a segunda barreira?

Fique sabendo em nosso próximo post, aonde voltaremos a abordar esse assunto!

Fonte: www.gumga.com.br

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