Área do cliente
25
abr

Segurança da informação: 4 dicas para proteger dados da empresa

Não há o que discutir: o mundo contemporâneo é realmente perigoso. E se a segurança já é uma preocupação para nós, seres humanos, deve ser fácil imaginar os riscos que os dados da sua empresa correm diariamente. Ataques externos por agentes maliciosos, problemas técnicos e até falhas internas podem comprometer as informações de que seu negócio tanto precisa.

Esse é o principal motivo para a grande importância atual de um sólido plano de segurança da informação. Vamos conhecer certos erros que são bem comuns nesse âmbito e algumas dicas imprescindíveis para que a segurança torne-se uma aliada, e não mais um problema.

Tenha cópias de segurança

Na segurança da informação, fazer cópias não é apenas um capricho, mas uma verdadeira necessidade. Um grande erro das empresas é não ter uma política constante de backups, com periodicidades que podem variar de acordo com a importância dos dados. Esse hábito protege não apenas contra ataques externos que possam modificar as informações, mas também contra erros internos que podem ocorrer.

É sempre bom lembrar que tais cópias nunca podem ficar apenas nos próprios computadores da empresa — afinal, em um problema com tais equipamentos, as cópias perdem sua funcionalidade. Guardá-los em outras mídias físicas (como pen drives e HDs externos) e levá-los para outros ambientes é também imprescindível. Contratar um serviço na nuvem também pode garantir o uso dessas cópias quando necessário.

Um adendo que pode ser feito a essa prática é o uso de criptografia para os seus arquivos, principalmente os mais críticos e que necessitam de mais segurança. A ideia aqui é deixá-los indecifráveis para programas comuns, necessitando de uma autenticação para acessá-los. Cabe procurar a opção disponível no mercado que mais atende às suas necessidades.

Use softwares de proteção contra vírus

A máxima de “prevenir é melhor que remediar” pode parecer até simplista, mas faz muito sentido dentro do escopo da segurança da informação. Estar preparado para um ataque — como o Ransomware, que te torna refém de pessoas mal-intencionadas — é melhor do que ter de reparar os erros posteriormente. Por isso, o uso de softwares de proteção são tão importantes. Ter um bom conjunto de antivírus, firewall e anti-spam é imprescindível para a proteção dos seus dados.

Um âmbito geralmente esquecido nesse assunto é a segurança nos smartphones e tablets. Com a tecnologia móvel cada vez mais popular em ambientes empresariais, todo o compromisso com a proteção do arquivo e do acesso deles também deve ser prioridade nesses dispositivos. Afinal, eles também acessam dados como os computadores e, portanto, estão suscetíveis a ataques muito semelhantes.

Ative um poderoso firewall

Um dos programas já citados merece uma atenção especial: o firewall. Como o próprio nome sugere, ele cria uma “barreira” entre os computadores e outros dispositivos da sua empresa e a internet, protegendo-os de possíveis ataques vindos da rede. Além disso, muitas invasões cibernéticas são evitadas com o seu uso.
Em um segundo plano, esse software também traz outros benefícios para a segurança da informação. Entre alguns recursos comuns na maioria dos produtos disponíveis do mercado, podemos citar um controle de acesso de determinados sites (como os de streaming de vídeo) e o bloqueio de informações confidencias, que podem sair do sistema sem a permissão necessária.

Eduque os usuários

Infelizmente, a segurança da informação não pode se preocupar apenas com ataques externos. Funcionários mal intencionados ou até mesmos desatentos podem danificar ou liberar acesso a dados muito importantes. Por isso, ter regras bem definidas e treinar os colaboradores nesse quesito é uma prática fundamental e que pode prevenir muitas falhas humanas nos sistemas.

Solicitar senhas fortes para os usuários é uma forma bem simples e efetiva de começar a pensar nesse âmbito da segurança. Um termo de confidencialidade pode ser uma garantia legal dessa preocupação com possíveis vazamentos de informações. Com ele, a sua empresa se resguarda se algum fato desse tipo acontecer, principalmente com pessoas terceirizadas, além de reafirmar o comprometimento do usuário.

A segurança da informação pode parecer um grande problema, mas algumas soluções relativamente simples e certas mudanças de hábito podem transformá-la em uma parceira da eficiência na sua empresa. Ainda tem dúvidas sobre essa área? Assine nossa newsletter e receba mais dicas sobre o assunto!

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os comentários do blog são via facebook. Para comentar você tem que estar logado lá.
Lembre-se que o comentário é de inteira resposabilidade do autor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CONTATO

  • Cascavel - Paraná
    Rua Minas Gerais, 1097 - Centro
  • (45) 3301-5050
  • comercial@tecinco.com.br

TRABALHE CONOSCO

  • ASSOCIADOS

  • CONHEÇA OUTROS PRODUTOS

  • PROJETOS SOCIAIS

REDES SOCIAIS

Agência de Publicidade e Criação de Sites Ícone Cascavel