Área do cliente
19
dez

Saiba reduzir custos na sua empresa

Para administrar uma empresa, ter sucesso em todas as áreas e focar no crescimento é preciso ter atenção a algumas atitudes. O crescimento de uma organização depende não somente do quanto ela arrecada com seus produtos e serviços, mas também com o quanto gasta. Uma empresa pode vender muito e agradar seus clientes, mas, se os seus custos ultrapassam ou são muito próximos dos valores arrecadados, ela não crescerá, pois o lucro não será alto. Por isso, quando falamos em reduzir custos, vemos que esse é um dos principais objetivos de toda empresa do mercado. Porém, não basta sair realizando cortes sem nenhum planejamento adequado, é preciso se programar.

Primeiramente…

Antes de qualquer coisa, é preciso questionar algumas coisas: Você realmente conhece os custos do seu negócio? Sabe qual é o impacto da diminuição de cada um desses custos sobre as atividades realizadas? Isso poderia trazer alguma consequência? Quais setores seriam afetados e como seriam afetados?

São muitas as questões que precisam ser esclarecidas antes de tomar uma atitude, por isso, o primeiro passo antes de colocar em prática qualquer exemplo de redução de custos nas empresas é simplesmente, compreender profundamente a gestão de custos de seu negócio. Primeiramente, vamos entender o que são custos e como influenciam na sua empresa.

O que são custos?

Antes, é preciso esclarecer que custos e despesas são conceitos diferentes! As despesas são gastos necessários para que uma empresa siga funcionando, como por exemplo: os salários da administração, as propagandas investidas, o marketing feito. Já os custos, estão associados à entrega de seus bens e produtos finais, tais como aquisição ou produção de mercadorias, matéria-prima, mão-de-obra, energia elétrica, danos de máquinas, impostos, entre outras gastos. Os custos ainda se dividem entre custos fixos, que são aqueles que não dependem da quantidade produzida pela empresa. E, os que oscilam de acordo com a produção e a compra de matéria-prima, desgaste das máquinas e gastos com combustível para entregas.

Analise seus processos para reduzir custos

Depois de analisar a gestão da sua empresa, o que entra e o que sai do seu caixa e claro, depois refletir no que deve ou não ser modificado, você terá o resultado. A partir disso você saberá por onde começar e o que fazer, para te ajudar agrupamos 10 exemplos de como reduzir os custos na sua empresa, confira:

10 dicas para reduzir custos na sua empresa

Analise as dicas e adapte ao seu dia a dia e ao da empresa, saiba reconhecer o impacto dessas reduções na qualidade dos processos envolvidos.

 1- Telefonia e Internet

Esses são dois custos que costumam serem fixos e essenciais para qualquer negócio funcionar bem hoje em dia. Por isso, é até confuso pensar: Como é possível gastar menos nessas opções? É preciso analisar as necessidades da sua empresa, ver qual a velocidade de internet necessária para o seu uso. Analisar as ligações, percebendo se são mais interurbanas ou locais, e realizar pesquisas de planos que se adequem ao seu uso e ao seu bolso. Prefira planos mais econômicos. É possível utilizar a tecnologia mais ainda a seu favor: você pode optar por ligações por aplicativos como o WhatsApp ou o Skype. Mas sempre cuidando para que essas alternativas não encareçam a sua internet. Faça as contas sempre, e compare qual opção será mais vantajosa.

2-  Contas de água e luz

Essas contas costumam ter valores bastante significativos e também são essenciais. Por isso, diminuir seus valores é uma ótima ação de redução de custos nas empresas. É possível diminuir esses custos investindo em torneiras e descargas mais econômicas, substituindo as lâmpadas incandescentes pelas de LED ou fluorescentes, além de manter os aparelhos não utilizados sempre desligados. Aparelhos como impressoras e monitores, ou até mesmo sensores que ativam a luz, se mantidos desligados enquanto inutilizados, a economia é certa. Esses tipos de medidas simples e de investimento baixo, podem ter um efeito significativo nas suas contas e na sua empresa.

3- Papéis e Impressões

Mesmo com o uso de impressões em papel cada vez diminuindo, há documentos que às vezes precisam estar fisicamente em mãos. Nesses casos, faça a impressão utilizando os dois lados da folha, economizando papel. Busque ainda digitalizar documentos e usar ferramentas colaborativas online de compartilhamento, como o Google Drive, Dropbox ou OneDrive.

4- Dívidas e tarifas bancárias

Procure renegociar possíveis dívidas e tarifas bancárias com os seus credores e bancos. Essa pode ser uma alternativa para diminuir taxas de juros. Entretanto, tome cuidado! É imprescindível estudar previamente se a empresa terá condições financeiras de lidar com as novas condições negociadas e mais importante ainda, se conseguirá acertar.

5- Estoque

Analise e determine quais produtos estão com estoque parado e diminua sua produção! Ter um estoque parado leva a perdas financeiras, já que as mercadorias ocupam espaço e podem até mesmo estragar com o tempo. Use softwares que auxiliem no controle de estoque.

6- Troque de fornecedores

Se não for possível trocar, ao menos faça uma pressão sobre eles, indicando que já faz algumas compras com os concorrentes deles e que você precisa de uma redução nos preços, de mais prazo, bonificação em produtos, ou será forçado a trocar de fornecedores. Pense nos seus benefícios!

7- Faça um planejamento para reduzir custos

Para realizar qualquer um desses exemplos de redução de custos nas empresas, é importante realizar um planejamento. Estipule metas mensais, semestrais, anuais ou o período que melhor se encaixa em sua situação. Nenhuma estratégia deve ser colocada em prática antes de passar por ferramentas de planejamento estratégico, por isso tenha atenção!

8- Demissão e Contratação de funcionários

Os dois processos geram custos à empresa, isso é fato! Gastos com treinamentos, adaptação do funcionário novo e direitos trabalhistas, para o que está saindo. Por isso, apenas faça uma contratação se o cargo oferecido for realmente essencial no momento. No caso de demissão, também é muito importante uma análise detalhada dos casos. Defina se os custos envolvidos com a rescisão de contratos são realmente vantajosos. Considere ainda o tempo que um novo funcionário levará para ser treinado ou como você irá reconfigurar a equipe com a ausência de um colaborador.

9- Reduzir custos de logística e frete

Ao comparar fornecedores, não leve em consideração apenas os valores das mercadorias. Estude os gastos relacionados a logística e ao frete, que poderão encarecer o preço que pareceu atrativo no primeiro momento.

10- Ajuda da equipe para reduzir custos

Por fim, caso sua empresa precise reduzir os custos, informe toda a sua equipe sobre essa necessidade. Juntos, os colaboradores podem colocar em prática várias formas de economizar, seja desligando aparelhos não utilizados ou digitalizando documentos, nos pequenos detalhes a economia fará a diferença! O importante é informá-los para que os objetivos sejam compartilhados e se tornem mais fáceis de atingir.

Conclusão

Para reduzir os custos da sua empresa, você precisa seguir esses passos apresentados a cima! Lembrando sempre de manter a organização da empresa e a ordem na gestão! Com a ajuda dos seus colaboradores, você garante a redução de gastos e economia em vários setores, por isso, lembre-se de contar com o auxílio de quem trabalha com você!

Se você precisa de ajuda para administrar melhor o seu negócio, conte com o sistema Tecinco! Facilitando a sua gestão e fazendo com que você economize no final do mês!

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os comentários do blog são via facebook. Para comentar você tem que estar logado lá.
Lembre-se que o comentário é de inteira resposabilidade do autor.

2 respostas para “Saiba reduzir custos na sua empresa”

  1. […] seu negócio, bem como a automatização de operações diárias. Como resultado, sua oficina ganha redução de custos e aperfeiçoa a […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CONTATO

  • Cascavel - Paraná
    Rua Minas Gerais, 1097 - Centro
  • (45) 3301-5050
  • comercial@tecinco.com.br

TRABALHE CONOSCO

  • ASSOCIADOS

  • CONHEÇA OUTROS PRODUTOS

  • PROJETOS SOCIAIS

REDES SOCIAIS

Agência de Publicidade e Criação de Sites Ícone Cascavel