Área do cliente
09
abr

Saiba porque usar um CRM de vendas na sua concessionária

Como está o seu relacionamento com os seus clientes? Um CRM de vendas pode te ajudar a melhorar o contato entre a sua concessionária e os seus clientes! O CRM é uma abreviação para a frase Customer Relationship Management, que pode ser traduzido em português para Gestão de Relacionamento com o Cliente, ou seja, diz respeito as práticas de otimização do trabalho dentro de sua empresa.

Aliás, se o tempo do seu vendedor é valioso, por qual motivo o do seu cliente não seria? Então um CRM ajuda a sua equipe a encontrar o máximo de informações sobre o cliente o mais rápido possível, para entregar um atendimento ágil e de qualidade.

Além disso, fica registrado no sistema todos os carros disponíveis em sua concessionária, o histórico de compras do cliente, quando foi a última vez que ele levou o veículo para realizar manutenções preventivas. Ah, e o melhor: todos em sua empresa têm acesso às informações, de onde estiverem.

Antes que você pergunte se é obrigado a contratar um sistema, não, você não é. Porém, um CRM traz muitas vantagens para a sua empresa. Neste conteúdo iremos te mostrar a importância de trabalhar com um CRM e o que ele pode fazer para acelerar as suas vendas.

O que é um CRM de vendas

Como já te dissemos, CRM é uma abreviação para a frase Customer Relationship Management, que pode ser traduzido em português para Gestão de Relacionamento com o Cliente.

Um CRM nada mais é do que um sistema que cria uma ponte entre empresa e cliente e que ajuda a melhorar a relação entre os dois. Ou seja, ele tem como objetivo criar uma ótima relação com o cliente, para que ele se torne fiel a sua empresa.

O sistema armazena todos os dados de todos os seus clientes, te ajudando a manter uma relação mais próxima e assertiva com eles.

Qual a importância de um CRM de vendas para concessionárias

Estamos falando sobre relacionamento, certo? Portanto, um CRM de vendas é importante em sua concessionária para ajudar a sua equipe a construir um bom relacionamento com todos os clientes.

A venda não começa no ato da venda e também não termina no ato da venda! O processo de conquistar os clientes já é um ato de vender, não concorda? Você precisa mostrar a ele que o seu produto é o melhor do mercado, com as melhores vantagens, melhor custo-benefício, afinal, existem muitas concessionárias abertas e todas elas estão em busca de consumidores.

Durante o período de venda você precisa mostrar novamente todas as vantagens ao cliente, mas precisa de um toque a mais: o atendimento! Venda feita é igual a cliente esquecido? Jamais! Mantenha contato com ele, seja por meio de newsletter, mensagens pelo WhatsApp oferecendo desconto em uma das parcelas se ele indicar alguém para a sua concessionária e a pessoa fechar uma compra.

Por que contratar um CRM de vendas para concessionária

Comprar um veículo é um processo que demanda tempo. Dificilmente o seu cliente trocará de carro um ano depois da compra, certo? Mas o carro precisa de manutenções preventivas e, se receber um bom atendimento e sempre for lembrado que sua concessionária existe, há uma boa chance de que o cliente volte até a sua empresa para essas manutenções. Além disso, você conquista indicações.

Sabe aquela frase “quem é visto é lembrado?”, ela é totalmente verdade! Se você cria como hábito enviar um e-mail por semana para os seus clientes, eles não irão se esquecer de você. Quando um conhecido precisar comprar um veículo, provavelmente o seu cliente te indicará.

Não se esqueça: a publicidade boca a boca é uma maneira muito efetiva de conquistar clientes. Porém, você deve tomar muito cuidado para construir uma imagem de empresa transparente e confiável. Além disso, você deve pesquisar muito bem antes de contratar um CRM de vendas, pois não pode cometer erros. Clicando aqui você encontra um post sobre os seis principais erros que você não deve cometer!

Além disso, existem diversas vantagens em contratar um CRM de vendas, confira:

Otimizar estratégias de prospecção

Ao prospectar um cliente é preciso manter uma organização estrutural. Trabalhar com planilhas demanda muito tempo e acaba se tornando um processo individual, ou seja, nem toda a equipe tem acesso. Além disso, pode ser que mais de um vendedor entre em contato com o mesmo cliente, isso passará uma imagem de empresa desorganizada.

A melhor solução é utilizar um sistema que integre todas as informações necessárias sobre os seus prospects e sobre as intenções de compra deles. Além de, claro, também integrar as informações sobre os seus clientes já qualificados.

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Cadastramento de clientes e potenciais clientes

O erro de muitas empresas é não aproveitar o cliente para extrair o máximo de informações dele enquanto ele está em sua concessionária e os vendedores acabam se contentando apenas em anotar o nome e o telefone de cada potencial cliente.

Mas, o ideal, é fazer perguntas como: qual a faixa de preço que ele pretende e pode pagar, quantas pessoas vão dirigir o carro, quantas pessoas vão andar nele, onde ele ficará guardado, se o comprador fará seguro, como ele pretende pagar, qual cor gostaria e todas as demais informações que você julgar necessárias.

É importante ter todas essas informações em mãos, de preferência armazenadas em um sistema de vendas, pois os clientes muitas vezes sabem que querem um carro, mas não qual modelo. Por isso existe a figura do vendedor.

Auxilia na tomada de decisão

Nós sabemos que nem todas as pessoas prospectadas se tornam clientes, por isso, sua equipe de vendas precisa de estratégias que ajude na tomada de decisão para saber em quais prospects vale à pena investir tempo. Com o CRM, os seus funcionários são capazes de ter uma melhor compreensão da base de clientes. Como consequência, os vendedores sabem em quais pessoas devem gastar mais tempo, pois elas se tornarão compradoras.

Fortalece o relacionamento com o cliente

Tudo o que estamos falando aqui envolve o cliente e o relacionamento com ele, certo? Por isso, o CRM é uma estratégia muito assertiva para fortalecer a relação entre ele e a sua empresa. O sistema deixa em evidência quais são os requisitos e interesses de cada um dos clientes e qual é a demanda específica e futura deles. Ou seja, você sabe o que funciona para cada um dos clientes.

Clicando aqui você tem acesso ao nosso blog que te dá dicas de como fazer uma boa gestão de relacionamento com o cliente.

Guie seu cliente em uma revenda

Normalmente, o período indicado para trocar de carro é de 3 a 5 anos, por isso, quando o cliente sai de sua concessionária com o novo carro, o ideal é que você já comece a guiá-lo para a revenda. O vendedor pode explicar para o cliente que se passar o período de trocar de carro, o veículo ficará desvalorizado e ele perderá dinheiro. Fazendo isso, sua empresa cria uma oportunidade imediata de fazer novos negócios!

Mas não se esqueça: trabalhe a pós-venda! Aqui, vale enviar newsletter, mensagens e se mostrar aberto para o cliente sempre que ele tiver uma dúvida.

Saiba porque usar um CRM de vendas em sua concessionária

Chegamos ao fim!

Pronto! Agora você sabe o que é um CRM de vendas e que ele é importante para a sua concessionária! Antes de finalizarmos: você não é obrigado a contratar um sistema, porém, seus processos ficarão muito mais ágeis e toda a sua empresa ficará integrada.

Além disso, o tempo do seu cliente também será otimizado, já que a equipe não perderá tempo buscando o cadastro do cliente e você mostrará agilidade para ele. Essa é uma das estratégias para fortalecer o relacionamento da sua empresa com o cliente.

Agora é o momento de buscar um sistema adequado para a sua empresa e criar elos mais fortes com os seus clientes.

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Uma resposta para “Saiba porque usar um CRM de vendas na sua concessionária”

  1. […] dica para otimizar o tempo é utilizar um sistema de gestão. Com ele, todos os setores de sua empresa ficarão integrados e sua equipe terá as informações […]

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