Área do cliente
02
set

Quais as expectativas para o mercado automobilístico no próximo ano?

As crises política e econômica se instalaram no Brasil e parecem não querer sair. Com isso, a indústria automobilística, uma das que mais cresciam no país na última década, sofreu uma queda vertiginosa. Ao final de 2016, a expectativa é que se registre queda no número de vendas de veículos pelo quarto ano consecutivo.

Com esse cenário, o que esperar do mercado automobilístico para 2017? Será que o mercado voltará a ser promissor no país? Confira então no nosso artigo!

Entendendo o problema

Desde 2006, devido a políticas implantadas para diminuir o custo de veículos no país, o número de carros 0km emplacados só subiu. Para se ter uma noção, em 2006, 1.927.318 novos veículos foram para as ruas. Em 2012, foram 3.801.808 emplacamentos de automóveis.

Porém, em 2013, com os indícios da crise econômica mundial que se instalaria, as vendas caíram. No primeiro ano do segundo mandato de Dilma Roussef, 3.767.188 novos veículos foram vendidos, o que representou queda de 0,92%. Em 2014, o número foi mais expressivo, com queda de 7,15%, com 3.497.805 emplacamentos.

No ano passado, a queda mais assustadora e que ligou de vez o sinal de alerta nas concessionárias: queda de 26,55% nas vendas de carros, ônibus e caminhões novos. E as expectativas para 2016 não são animadoras: nova queda, dessa vez de 19% em comparação com 2015.

Possibilidade de crescimento

Porém, o governo federal divulgou estimativa de crescimento na venda de veículos novos para 2017, se comparado ao ano corrente. Segundo o governo, haverá aumento de 9,2% nas vendas para o próximo ano.

O governo prevê o crescimento do Produto Interno Bruto – o PIB – do país em 1,2%, o que injetará receitas de quase R$ 20 bilhões no mercado. Porém, os empresários não estão tão confiantes assim.

O que pensam as montadoras

Se a perspectiva do governo é confiante, a dos comerciantes não é tão animadora. Alguns dizem que o máximo que pode acontecer é não haver queda no número de veículos novos vendidos, mas também não se espera crescimento. Ou seja, o cenário seguirá o mesmo para o próximo ano, na opinião de alguns empresários do setor.

Especialistas acreditam que, por falta de confiança do consumidor em fazer uma nova dívida e a falta de crédito facilitado, os números esperados pelo governo não são muito prováveis.

Como conduzir seu negócio

Então, diante de todos esses dados e números nada animadores, como fazer para alavancar as vendas do seu negócio? A tarefa não é fácil, mas nem tudo está perdido:

  • Carros seminovos continuam vendendo bem e é um dos poucos segmentos do mercado automobilístico que não apresentou quedas. Pode ser uma boa aposta.
  • Cuide bem do seu cliente. Ele é fundamental para que você não perca chances de venda. Faça o possível para oferecer descontos no preço dos carros e facilite a compra. Mas cuidado para não fazer promoções que possam levar à perda do controle financeiro da sua empresa!
  • A sua equipe é primordial para que os resultados sejam positivos. Ela precisa estar bem treinada e apta a conquistar até aqueles clientes mais difíceis.
  • Não deixe de investir em publicidade para atrair o maior número de clientes, mas sempre mantendo o direcionamento. Estude o mercado para não gastar desordenadamente e sem critério.

O momento que o país enfrenta vem afetando o seu negócio? Que alternativas você encontrou para contornar esse cenário do mercado automobilístico? Quais são as suas expectativas diante de tudo que foi falado neste artigo?

Assine a nossa newsletter e fique sempre bem informado sobre esse e outros assuntos!

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os comentários do blog são via facebook. Para comentar você tem que estar logado lá.
Lembre-se que o comentário é de inteira resposabilidade do autor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CONTATO

  • Cascavel - Paraná
    Rua Minas Gerais, 1097 - Centro
  • (45) 3301-5050
  • comercial@tecinco.com.br

TRABALHE CONOSCO

  • ASSOCIADOS

  • CONHEÇA OUTROS PRODUTOS

  • PROJETOS SOCIAIS

REDES SOCIAIS

Agência de Publicidade e Criação de Sites Ícone Cascavel