Área do cliente
09
set

Por que a pós-venda é necessária em sua oficina?

Atrair o cliente já é um trabalho bastante complexo, por isso, ter um cuidado com eles por meio do pós-venda é um diferencial significativo para a imagem do seu negócio. Muitos empreendedores entendem que a finalização da compra vem após o produto ser entregue ao consumidor, o que logicamente deve se configurado como um erro.

Vender não deve ser visto como o objetivo principal, já que ele faz parte de todo um processo de estratégia, até o estágio de venda. Uma parte importante que compõe todo o processo de compra é a pós-venda, uma vez que provém dela obter ganhos por meio do relacionamento em que você estreita com seus clientes.

Devemos levar em consideração que o mercado de oficinas é bastante concorrido e diante a necessidade de revisões, trocas e entre outros serviços, conquistar a fidelização do cliente é garantir a permanência da sua empresa com as portas abertas. Portanto, para não cair na desvantagem de conquistar um cliente que renda apenas um serviço, é interessante entender a necessidade da pós-venda.

Pensando nisso, desenvolvemos esse conteúdo para demonstrar que manter um relacionamento com o cliente é um investimento fundamental quando se almeja o sucesso da sua oficina. Então, continue essa leitura conosco que iremos apresentar os passos mais importante para você aplicar essa estratégia em sua oficina!

Pós-venda: o que é e para que serve?

Todo consumidor tem uma jornada a percorrer e, a pós-venda, como o próprio nome simplifica, é o processo que ocorre após a venda do produto ou serviço que foi prestado.

No entanto, como já mencionado a necessidade de voltar a oficina vem por meio de outros serviços, como a manutenção ou imprevistos que podem ocorrer com o veículo. Em vista disso, é importante conquistar a confiança do cliente e aliar isso a imagem de que a empresa está preparada para ajudá-lo sempre que possível.

Por isso, é importante desenvolver laços e pensar no cliente como uma conquista, pois o relacionamento entre empresa e consumidor funciona como em nossa vida pessoal, baseada na parceria, dedicação e confiança.

Com essa conquista consolidada, as chances de perder o consumidor para a concorrência decai a porcentagens baixíssimas, resultado na fidelização que garante vários benefícios para oficina, como é o caso do aumento na economia.

Esta economia acontece uma vez que o cliente já passou por todo o processo do funil de venda. Assim, ele já possui uma experiência com a marca e conhece os serviços prestados terá compartilhado todos os seus dados pessoais com a empresa. Nesse caso a única necessidade que se aplica é a manutenção desse cliente na oficina.

Qual a real necessidade da pós-venda na oficina?

Pós-venda

São inúmeras as vantagens que esse recurso pode proporcionar, já sabemos que o cliente normalmente se torna fiel a um único estabelecimento. A pós-venda no segmento de oficinas não é uma ferramenta muito usada, por isso, investir nela é sair a frente no cenário mercadológico, colocando o nome do seu estabelecimento em evidência.

Logo, a forma em que você lida com seu público irá muito possivelmente ser um fator decisivo no momento em que eles forem realizar suas indicações. Más além dessa vantagem, listamos outras para clarear melhor os benefícios do pós-venda em seu estabelecimento:

Maior economia

Se você possui alguma estratégia para atrair seus clientes, sabe que conquistá-los gera despesas e não é pouco, essa prospecção custa cerca de 5 a 7 vezes a mais do que os que já estão fidelizados. Dessa forma, investir em pós-venda e resultar em economia para sua conta.

Contudo, não estamos dizendo que não deva investir em clientes novos, o processo de busca pelos consumidores nunca deve cessar. Mas é importante investir nos clientes conquistados para que todo o seu trabalho não tenha sido feito em vão.

Menor rotatividade de clientes

Mesmo sendo algo comum nas empresas, a rotatividade de clientes não costuma agregar muito quando pensamos em lucro a longo prazo. Desta forma, quando você utiliza do método pós-venda você amplia sua oportunidade e aumenta a satisfação do consumidor, conquistando a fidelização e redução da rotatividade, o que gera resultados positivos para a oficina.

Retorno agradável

Já entendemos que o objetivo aqui é garantir que o cliente continue com os serviços da oficina. No entanto, é necessário que a oficina tenha um bom posicionamento no mercado para que ela seja a primeira a aparecer no subconsciente do cliente quando houver a necessidade.

Para que você entenda melhor o quanto esse retorno acaba sendo benéfico para a oficina trouxemos uma curiosidade baseada em números. Segundo diretor da BrandAnalytics, Eduardo Tomiya, um cliente quando já fidelizado tende a adquirir um produto ou serviço de até 10x mais caros que os novos clientes, pois dispõem da confiabilidade para a ação. Além de que, ao aumentar 5% em sua taxa de retenção, você irá poder elevar seus lucros em 25% a 95%.

Ou seja, o investimento na pós-venda afeta diretamente o aumento significativo dos seus lucros, sendo uma ferramenta bastante eficiente.

Feedbacks que agregam a empresa

Saber o que se passa na cabeça do cliente é extremamente necessário quando seu objetivo é a expansão no mercado. Por isso, manter esse relacionamento com o cliente irá te proporcionar uma visão mais externa da imagem da sua empresa e de suas estratégias.

Logo, saber quais as experiências do consumidor, pontos positivos e negativos que seu estabelecimento apresenta, ajudará você a reconhecer e solucionar as dores da sua empresa.

Cliente bom é cliente promoter

Bom, visando que clientes fiéis compram mais e gastam o equivalente a isso também, proporcionar uma experiência excelente é o mínimo que eles esperam. Por isso, demonstre preocupação e ouça suas sugestões, mesmo depois da compra, isso irá fazer ele se sentir especial. Logo, seu cliente se tornará um defensor da sua empresa, promovendo os serviços de qualidade que a sua oficina proporciona, além de demonstrar aos demais a confiança que tem por vocês.

Portanto, como empreendedor você deve conquistar a admiração dos seus clientes, pois isso irá te gerar bons frutos quando analisar suas metas a médio e longo prazo, mantendo a segurança da estabilidade em sua oficina.

Dicas de estratégias eficientes de pós-venda

pós-venda

Você já sabe para que serve e qual a necessidade de investir nessa ação. Então agora separamos uma lista com dicas de como você pode começar quando for criar sua estratégia de pós-venda em sua oficina:

– Adote uma pesquisa de satisfação;

– Personalize conteúdos para o grupo de clientes que frequentam sua oficina;

– Ofereça garantias e cortesias sempre que possível;

– Os deixe a par das promoções;

– Envie curiosidades e informações úteis para eles;

– Aceite sugestões e realmente pense na possibilidade de colocá-las em prática;

– Responda às críticas de forma positiva.

É bacana lembrar que essas são apenas algumas das muitas alternativas e ideias que você pode implementar em sua gestão. Separamos este video para esclarecer melhor e elevar a sua forma de fazer negócio e demonstrando seu diferencial mercadológico.

Qual o investimento que você deve ter?

A melhor parte de todo esse conteúdo é que você não irá precisar investir níveis altos financeiramente para conquistar toda essa estratégia que foi apresentada. Para implementar a pós-venda sua mudança maior será no comportamento e na maneira em que você lida com os clientes. Pois para haver assertividade é necessário colocá-los como foco das ações.

Portanto, sem precisar investir muito e com a garantia da lucratividade, a pós-venda em sua síntese seria o cuidado e o carinho que a empresa apresenta aos seus consumidores mesmo depois da finalização do serviço. E não se esqueça de que buscar a fidelização é de suma importância e por consequência ao colocar essa prática em ação você expandirá o alcance da sua empresa.

E aí gostou do conteúdo? Já começou a pensar em quais estratégias de pós-venda irá implementar em sua oficina? Compartilhe esse blog com seus amigos e familiares e peça a eles ideias para tornar a pós-venda único. Não se esqueça de nos seguir nas redes sociais para continuar recebendo conteúdos como esse.

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