Área do cliente
26
dez

O guia definitivo para se tomar as melhores decisões – Parte III

Atire a primeira pedra quem nunca “travou” ao se deparar com a necessidade de tomar uma decisão.

Atire a segunda pedra quem nunca postergou uma tomada de decisão por pura e simplesmente estar em pânico e morrendo de medo de tomar uma decisão errada.

Agora que tal pararmos de esperar que nos joguem pedras, e continuarmos nossa série de posts que ensinam o que fazer para que essa situação não se repita?

Dê a si mesmo algumas opções

“A maioria das pessoas só tem um Plano A e nunca considera o Plano B, C ou D”, adverte o Dr. Elliot Jaffa, psicólogo comportamental.

É importante que você se dê algumas opções diferentes ao tentar tomar uma decisão.

“Facilmente caímos na armadilha de nos dar uma única opção e enganando-nos a pensar que são duas”, diz Therese Huston.

“Então, muitas vezes pensamos, devo fazer isso ou não? Devo contratar o João Silva ou não? Devo fazer um almoço de 30 minutos e fazer uma caminhada ou não? Em cada um desses casos, há apenas dois caminhos: fazer uma coisa ou não fazê-la”.

Como uma regra geral, Huston diz que é melhor dar-se três opções a serem consideradas.

Ela usa o exemplo sobre uma empresa que decide se deve construir uma garagem para aumentar a satisfação dos colaboradores.

“Então, ao invés de apenas “devemos construir uma garagem ou não”, três opções seriam: devemos construir uma garagem, devemos dar passagens de ônibus a todos os funcionários, ou devemos dar aos nossos funcionários a opção de trabalhar em casa um dia por semana?”, continua ela. “Isso pode resolver o mesmo problema, mas são opções muito diferentes”.

Quando você dá a si mesmo diferentes opções de escolha, você tem maiores chances de identificar o melhor caminho a se seguir, pois foge do capto “sim” e “não”, e passa a enxergar melhor a situação como um todo.

Desenvolva uma abordagem estruturada

guia definitivo para as melhores decisões

Pode parecer estranho procurar por uma abordagem estruturada para a tomada de decisões.

Mas acredite ou não, pode ser uma grande ajuda para você.

“Uma boa maneira de minimizar o impacto da ancoragem e outros distúrbios cognitivos é adotar uma abordagem estruturada para a tomada de decisões”, compartilha Yolanda Berry.

“Se você treinar seu cérebro para seguir uma estrutura ao tomar decisões de negócio, esse processo de reflexão, pré-ensaiado. irá reduzir a influência de memórias que não sejam de negócio”.

Parece complicado, né? Mas não precisa ser! Sua estrutura particular poderia envolver algo tão simples como uma série de perguntas que você se perguntará cada vez que você tomar uma decisão.

“É por isso que os gerentes de projetos mais eficazes sempre têm um mapa claro de riscos e de dependências em seus planos de projetos”, continua Berry.

“Os fluxogramas, os planos de contingência e as matrizes de decisão não apenas eliminam o viés cognitivo, mas também efetivamente antecipam e facilitam a tomada de decisões, baseando-se em um grupo de possibilidades já conhecidas”.

Uma boa dica é que você tire algum tempo para pensar em como você poderia estruturar melhor seu processo de tomada de decisões.

Se é uma série de etapas que você precisa cumprir, ou as coisas que você normalmente precisa levar em conta antes de tomar uma decisão, ter essa estrutura irá capacitá-lo a fazer escolhas com todas as informações necessárias, de maneira muito mais rápida e com uma confiança muito maior.

Quer mais dicas sobre o que fazer para tomar melhores decisões?

Não perca nosso próximo post!

Fonte: Gumga

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os comentários do blog são via facebook. Para comentar você tem que estar logado lá.
Lembre-se que o comentário é de inteira resposabilidade do autor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CONTATO

  • Cascavel - Paraná
    Rua Minas Gerais, 1097 - Centro
  • (45) 3301-5050
  • comercial@tecinco.com.br

TRABALHE CONOSCO

  • ASSOCIADOS

  • CONHEÇA OUTROS PRODUTOS

  • PROJETOS SOCIAIS

REDES SOCIAIS

Agência de Publicidade e Criação de Sites Ícone Cascavel