Área do cliente
14
dez

Melhore o relacionamento com o cliente em sua oficina

O relacionamento com o cliente é um pilar extremamente importante quando se trata do mercado de oficinas mecânicas. Isso porque, o fato de haver muita concorrência nesse segmento acaba tornando a fidelização de quem busca seus serviços mais imprevisível.

Desta forma, contar com serviços de qualidade e preços competitivos são estratégias complementares do relacionamento com o cliente.

Além disso, diversas questões devem ser levantadas em sua oficina quando se busca encontrar a abordagem mais assertiva com o público, como por exemplo: saber se é mais importante buscar por novos clientes ou cuidar daqueles que já conhecem a sua forma de trabalhar.

Para te auxiliar a entender quais técnicas aplicar em sua oficina mecânica, a fim de aprimorar o seu relacionamento com o cliente, desenvolvemos esse conteúdo. Então, continue lendo conosco e acompanhe nossas dicas.

Na era do consumidor a internet é a melhor amiga

Comportamento com o cliente

Hoje, a internet é um dos maiores canais de pesquisa de produtos e serviços, as pessoas acessam as redes em busca de mais informações sobre as empresas, como avaliações, experiências vivenciadas e precificação.

Por conta disso, o marketing digital é uma necessidade quando se busca estreitar o relacionamento com o cliente, pois, é por ali que ele irá buscar a primeira impressão da sua oficina mecânica.

Por isso, invista em comunicação, mantenha as redes sociais atualizadas, divulgue os serviços prestados pela sua oficina, busque interação com os clientes e realize promoções ou cupons de desconto.

Outra métrica interessante é analisar os feedbacks realizados nos fóruns ou até mesmo os comentários deixados na página da sua empresa. Leve sempre em consideração que os clientes tem uma voz imensa quando se trata da internet e, portanto, utilizar isso a seu favor é conseguir aumentar a visibilidade do seu negócio no mercado.

A transparência é carro-chefe no relacionamento com  o clientes

Por mais corrida que a sua rotina esteja, lembre-se que o cliente necessita de atenção e informação, por isso, foque em um bom atendimento, sem orçamentos pela metade, ou ainda pior, não seja um daqueles que se acham espertos a ponto de tentar passar a perna no cliente.

Ninguém gosta de ser enganado, então busque dar informações concretas, explique o processo que será realizado e qual o problema que o veículo apresenta.

Está preocupação irá gerar empatia por parte do cliente e essa empatia irá gerar frutos futuros.

Pós-venda: uma estratégia inteligente

relacionamento com o cliente

O pós-venda é a cereja do bolo quando o assunto é relacionamento com o cliente, isso porque, essa estratégia é uma forma de segurança para o cliente, pois o fato de procurar ele depois da venda será um ponto positivo quando o veículo apresentar necessidades.

Para haver assertividade em seu pós-venda, busque questionar seu cliente com perguntas como: se ele gostou do serviço? Se está tudo funcionando corretamente? Peça para ele avaliar o serviço realizado e dê cupons de desconto caso ele indique a oficina para alguém.

Outra opção é utilizar serviços de software para realizarem o pós-venda automaticamente em sua oficina, esse tipo de investimento auxilia a sua rotina.

O relacionamento com o cliente depende dos demais setores

Engana-se quem acha que o atendimento é o único responsável pelo relacionamento com o cliente. Todas as funções e etapas indiretamente estão interligadas, como por exemplo o fornecedor.

Trabalhar com um fornecedor de qualidade é garantir que o seu negócio receberá peças no prazo combinado e isso influenciará na entrega do serviço que consecutivamente está ligado a satisfação do seu cliente.

Além disso, o fornecedor está ligado a qualidade das peças e a qualidade é o diferencial para qualquer produto que adquirimos e, por isso, trabalhar com eficiência e garantia de um produto é a maneira ideal de conquistar qualquer cliente.

Conte com um serviço de gestão para facilitar seu dia

A tecnologia é uma importante aliada dos negócios atualmente, contar com um sistema de gestão para otimizar a sua oficina é uma das formas mais inteligentes de aumentar a produtividade da sua equipe.

Este resultado é alcançado devido aos benefícios que o software de gestão disponibiliza ao seu negócio, por exemplo, com a plataforma você garante controle de estoque, auxílio financeiro, organização de dados, resultados, orçamentos, ordens de serviços, entre outros.

Além disso, hoje, existem aplicativos que facilitam o serviço de atendimento agilizando todos os processos.

Conquistar novos ou fidelizar os que já são cliente?

Ambos são importantes para a sua oficina, mas do ponto de vista financeiro, conquistar novos clientes demanda mais investimentos e tempo. Com isso, o ato de fidelizar aqueles que já são clientes é uma forma mais econômica de atrair mais pessoas para sua oficina.

Isso porque, quem tem uma boa experiência com certeza irá indicar o serviço aos outros, por isso, é importante contar com uma estratégia de relacionamento eficiente, pois querendo ou não você estará conquistando novos clientes para a sua oficina.

Busque um bom relacionamento com o cliente

Relacionamento com o cliente

Vimos que o cliente está interligado com quase todos os processos que envolve sua oficina, mas, ainda sim, o atendimento é quem mais está à frente de gerar um bom relacionamento. Diante disso, é importante que você conte com um atendimento preparado, que entenda o perfil dos seus clientes e as exigências do mercado.

Gostou do conteúdo? Como está o seu relacionamento com os clientes? Nos conte nos comentários. Se você curtiu esse artigo sem dúvidas vai se interessar no por que a pós-venda é necessária em sua oficina.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os comentários do blog são via facebook. Para comentar você tem que estar logado lá.
Lembre-se que o comentário é de inteira resposabilidade do autor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CONTATO

  • Cascavel - Paraná
    Rua Minas Gerais, 1097 - Centro
  • (45) 3301-5050
  • comercial@tecinco.com.br

TRABALHE CONOSCO

  • ASSOCIADOS

  • CONHEÇA OUTROS PRODUTOS

  • PROJETOS SOCIAIS

REDES SOCIAIS

Agência de Publicidade e Criação de Sites Ícone Cascavel