Você entende de manutenção barata? Sabe quais são os carros com a manutenção mais barata do mercado? Na hora de comprar um veículo as pessoas levam em conta não só a beleza do carro, mas também a economia. Muita gente procura por preço de compra e de manutenção. Além de focar na quantia que terá que desembolsar para manter o carro com o passar do tempo. Então, é importante saber qual carro tem a manutenção mais barata e qual se encaixa melhor no bolso do cliente.
Nesse sentido, pensando em facilitar a vida dos consumidores, o Centro de Experimentação e Segurança Viária, CESVI, elaborou um ranking dos custos de manutenção mecânica dos carros mais vendidos no Brasil. Tudo de acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, o Fenabrave.
Primeiramente, para a classificação dos carros, criou-se o IMV, Índice de Manutenção Veicular. O objetivo da ferramenta é servir de base para que consumidores e seguradoras possam comparar modelos de uma mesma categoria. Com o fim de encontrar aqueles que possuem menor custo de manutenção, facilitando a vida do consumidor.
Dessa maneira, o CESVI Brasil considerou para cada modelo, os componentes de rodagem:
E os componentes de segurança:
Componentes esses que devem ser substituídos ao longo dos primeiros 100 mil quilômetros rodados, dentro do plano de revisões obrigatórias estabelecidas por cada fabricante. A partir daí, os preços das peças e o custo da mão-de-obra de cada marca são apurados e enfim chega-se ao custo de manutenção de cada modelo para o período. Os modelos foram classificados em uma escala de pontuação que varia de 10 a 60 pontos, portanto quanto menor o IMV, menor é o custo de manutenção mecânica do veículo.
Primeiramente, o valor pago por revisões nas concessionárias ou nas oficinas mecânicas variam muito conforme o fabricante e o modelo do veículo escolhido. Então, esse é um ponto relevante, mas que precisa ser analisado conjuntamente com outro aspecto: a frequência de manutenções. Há modelos que apresentam mais problemas e, portanto, exigem maiores cuidados. Por isso, o indicado é conversar com um profissional de sua confiança antes de fechar o negócio. Então, lembre-se de avaliar sempre o custo-benefício e de conferir o preço das marcas. Afinal, a troca de peças de um carro pode custar um valor barato e a mesma peça de outro carro custar um valor muito maior. Dessa forma, uma dica interessante é observar os carros mais usados por taxistas, por exemplo. Porque geralmente, o custo de manutenção deles é mais baixo, os veículos são robustos, quebram pouco e ainda por cima são bastante econômicos.
Nesse sentido, é importante ressaltar que, apesar da disposição dos veículos em um ranking, a maioria está tecnicamente empatada com o mesmo IMV. Sendo assim, a ordem das posições está definida pelo nome das montadoras em ordem alfabética, assim como aparece no site do CESVI Brasil.
Na hora de comprar o veículo, é necessário prestar atenção em muitas etapas, pensando na vida útil e no futuro do carro, afinal, é um investimento. Dessa forma, a pesquisa e as comparações ajudam o cliente a escolher o melhor veículo! Entretanto, as concessionárias devem estar preparadas para oferecem essas informações e assim auxiliarem na compra dos clientes com eficiência!
Já se perguntou como ter um pós-venda eficiente na sua empresa? Hoje, essa prática vem se tornand...
Você já se perguntou como administrar uma oficina mecânica financeiramente? Se acompanha nossos a...
Trabalhar com um sistema de gestão para auxiliar no gerenciamento do seu negócio e para aumentar a...
Deixe um comentário