Área do cliente
27
dez

Inventário de estoque: faça o da sua empresa em 6 passos

O Inventário de Estoque é uma atividade realizada em determinados períodos de tempo, em que todos os itens do estoque são contados, a fim de analisar a compatibilidade de informações entre o estoque físico e o contábil. Ele é muito importante, pois auxilia no apontamento de falhas nos processos, extravios, perdas e até mesmo furto das mercadorias.

A seguir vamos oferecer algumas dicas de como o inventário pode ser feito em sua empresa. Confira!

1. Organize o estoque

Para fazer com que o inventário seja feito de forma mais ágil e assertiva, evitando retrabalhos, o ideal é que antes de iniciar a atividade, todo o estoque seja organizado. Isso quer dizer arrumar o estoque físico — agrupando os itens por grupos e categorizando as locações — e o estoque contábil — certificar-se de que não há códigos e descrições diferentes para um mesmo tipo de produto no sistema.

Além de ajudar no Inventário de Estoque, essa organização proporciona benefícios para a produtividade da equipe e auxilia na realização dos próximos inventários.

2. Planeje a data da realização

Durante o inventário, o ideal é que as empresas não estejam com os setores de operações funcionando, ou seja, faça esta operação em dias e horários em que a demanda é bem pequena. Pois, as saídas de materiais podem provocar falhas na contagem e prejudicar os resultados.

3. Realize mais de uma contagem

O ideal é realizar duas contagens e uma conferência — caso haja divergência entre a primeira e a segunda — para garantir que o índice de erros seja o menor possível. Pode parecer desperdício de tempo e mão de obra, mas, como todo processo está sujeito a falhas, a recontagem e a conferência ajudam a garantir que as quantidades apontadas estão corretas.

4. Utilize a tecnologia a favor

A tecnologia tem permitido que as empresas automatizem e aprimorem a execução de seus processos. Isso permite ganhos em produtividade, redução de erros, de retrabalho e aumento da segurança das informações. No que diz respeito à realização do inventário de estoque, a utilização de um coletor de dados torna o processo mais ágil, mais seguro e mais simples – visto que basta importar os dados do coletor – principalmente no caso de empresas que possuem grande variedade de itens em estoque.

5. Faça um registro bem detalhado

Além de registrar os detalhes das contagens e conferência, registre todas as informações que foram levantadas durante o Inventário de Estoque. Além de fazer com que ele fique mais completo e eficiente, essas informações contribuirão na identificação das falhas e inconformidades e fornecerão uma base confiável para que o gestor possa traçar um plano de ação para correção dos problemas.

6. Atualize as informações

Independentemente de a empresa realizar o controle do estoque em planilhas, ou através de sistema de gestão, por exemplo, assim que a contagem dos materiais for realizada, é importante atualizar as informações de acordo com o que foi levantado no inventário. Isso ajuda a garantir a coerência entre estoque físico e contábil e a manter a organização da área.

Com o cumprimento das exigências do SPED — como a emissão de notas fiscais, por exemplo — o fisco passa a fiscalizar ainda mais o estoque de uma empresa, a fim de verificar se existem operações de venda que são realizadas sem nota fiscal. Logo, além do Inventário de Estoque ser importante para que a empresa invista bem o seu capital, ele passa a ser uma forma de garantir que haja o cumprimento da legislação.

Agora, aproveite os comentários e nos conte o que achou desse artigo sobre Inventário de Estoque. Comente sobre suas experiências e opiniões, participe da conversa!

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os comentários do blog são via facebook. Para comentar você tem que estar logado lá.
Lembre-se que o comentário é de inteira resposabilidade do autor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CONTATO

  • Cascavel - Paraná
    Rua Minas Gerais, 1097 - Centro
  • (45) 3301-5050
  • comercial@tecinco.com.br

TRABALHE CONOSCO

  • ASSOCIADOS

  • CONHEÇA OUTROS PRODUTOS

  • PROJETOS SOCIAIS

REDES SOCIAIS

Agência de Publicidade e Criação de Sites Ícone Cascavel