Área do cliente
04
ago

Entenda o poder do marketing de defensores para a sua empresa

A sobrevivência das empresas no mercado, seja dentro ou fora do meio virtual está cada vez mais atrelada à participação e fidelidade dos seus clientes.

E no que tange a uma concessionária, seja ela de veículos, motos, agrícola ou de caminhões não é diferente, os compradores exercem papel cada vez mais importante no marketing e comunicação do negócio, atraindo novas vendas.

Em síntese, o marketing de defensores consiste numa estratégia focada naqueles clientes que acreditam na marca e confiam na empresa.

São aqueles que participam ativamente e interagem nos canais de comunicação, com posições a favor da empresa.

Acompanhe os tópicos seguintes e saiba usar o Marketing de Defensores em sua concessionária?

Os defensores da marca

Aquele comprador engajado, feliz com a compra do automóvel, que divulga o conteúdo da empresa, sempre interagindo nas mídias sociais e indicando os produtos e serviços é um defensor.

Quer dizer, um defensor da marca é aquele que, por meio de uma boa experiência de compra, postura da empresa, atendimento, qualidade do produto (ou diversos outros fatores) se identificou com o negócio e mantém uma relação mais próxima com a empresa.

Mas o mais importante é entender como eles podem auxiliar na potencialização dos resultados do negócio.

A maior parte das indicações que, de fato, funcionam para os negócios são aquelas realizadas pessoalmente. E o grande desafio das empresas, é trazer essas experiências também para o meio digital.

Isso porque no ambiente virtual existem mais ferramentas para interagir e construir relacionamentos com novos clientes, podendo esses se converter em defensores da marca.

Programa de Defensores de Marca

Na disciplina de marketing de defensores, uma das melhores táticas para conquistá-los é a elaboração de um plano, no caso o programa de defensores de marca.

Um bom programa é concebido pensando no cliente e em como tanto ele, quanto a marca podem se beneficiar das iniciativas.

Esse planejamento deve focar em promover incentivos para que os compradores se tornem mais engajados e próximos ao negócio.

É importante destacar que para criar defensores, esse precisam se sentir à vontade com a marca. Logo, a concessionária deve estar sempre aberta aos seus clientes.

Vantagens do Marketing de Defensores

Um bom programa de Defensores de Marca proporciona resultados expressivos para a marca.

A seguir, algumas das quais você precisa conhecer:

Obtém as melhores leads

As indicações dos defensores têm até 5 vezes mais chances de conversão em vendas do que uma lead criada por meio de outro processo.

Logo, incentivar indicações se traduz em mais oportunidades de negócio.

Favorece os reviews

Avaliações positivas são muito importantes, sobretudo, porque são apresentadas nas buscas do Google.

Em geral, os defensores não hesitam em realizar reviews positivos e compartilhar com outras pessoas os pontos favoráveis do produto/serviço da empresa.

Feedback sobre lançamentos

Havendo a necessidade de um teste de um novo produto, ou a verificação da aceitação de um novo tipo de serviço, os defensores estarão dispostos a opinar sobre a novidade.

Essa é uma excelente oportunidade de lançar algo novo no mercado sem correr o risco de prejudicar a imagem da empresa.

Afinal, oferecer um produto ou serviço deficiente pode prejudicar toda a imagem da organização que vem sendo construída ao longo de anos.

Conteúdo de melhor qualidade

O conteúdo compartilhado nos canais de comunicação da empresa se torna cada vez melhor, graças ao feedback dos defensores.

Com essa participação, a empresa pode compartilhar tudo, sem temer a rejeição do público alvo e ainda se antecipando as suas necessidades.

Isso sem levar em consideração o material publicado pelos próprios seguidores da empresa, sendo ainda customer friendly, já que é desenvolvido por eles mesmos!

E então? Pronto para utilizar a estratégia do marketing de defensores na sua concessionária? Não se preocupe, se tiver alguma dúvida, basta deixar um comentário!

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