Área do cliente
23
set

DICAS DE ATENDIMENTO: CONCESSIONÁRIA

Para fazer o seu negócio dar certo e evoluir no mercado, é necessário oferecer um bom atendimento na concessionária. Um ponto que garante o diferencial da sua empresa é o atendimento dos clientes. Existem muitos elementos que podem fazer com que uma empresa tenha sucesso ou não. Mas a experiência do cliente deve ter atenção total, pois é o que cria valor para a sua empresa, sem lhe custar nada. Para muitas pessoas o bom atendimento é mais valorizado do que os preços baixos. Isso mostra que atender o consumidor bem, é muito importante. O diferencial na concessionária, é agregar valor e se manter competitivo. Mas, qual a importância de investir no bom atendimento?

Importância do bom atendimento para concessionária

Muitas concessionárias investem muito nos produtos e serviços, sem considerar o atendimento. A forma como os clientes são tratados, é um aspecto muito avaliado na hora da escolha da empresa. Evidenciando a importância de ter um atendimento satisfatório para os consumidores. Criar estratégias de atendimento é uma maneira de diferenciar a sua concessionária da concorrência. Ao falarmos desse setor, a dificuldade pode ser ainda maior. Além do atendimento, é necessário focar também na fidelização dos clientes, garantindo a volta de quem já comprou uma primeira vez.

Vamos às dicas!

Preparamos algumas dicas que garantem o bom relacionamento da empresa com o cliente, garantindo o retorno e a fidelização de quem conhece o seu negócio!

9 dicas para um bom atendimento na concessionária

  1. Não deixe os clientes esperando, seja rápido!

O que os clientes mais reclamam, é a demora para ser atendido. Então, esteja pronto para receber o cliente logo quando ele entrar na concessionária. Dê as informações necessárias, sem prolongar com explicações muito longas. Além disso, na hora de fechar o negócio e finalizar a compra, também é importante ser ágil. Tomar muito do tempo do cliente pode demonstrar  falta de profissionalismo e deixar o consumidor estressado. Por isso, seja o mais breve possível, facilitando no atendimento e na compra do cliente.

  1. Olhe seu negócio de um ponto de vista externo!

Saiba observar a sua própria empresa a partir da visão do próximo! Assim, você saberá o que pode ser melhorado, e o que não está dando certo! Você pode usar a visão dos funcionários, familiares, clientes e potenciais clientes. Toda opinião deve ser vista com empatia e aceita para acrescentar na evolução da concessionária. Além de ouvir avaliações sobre o seu próprio negócio, busque informações e avaliações da concorrência, e fique por dentro dos erros cometidos. Melhore suas falhas, conserte e descubra o que torna sua concessionária única, deixando-a acima da concorrência.

  1. Invista nas ações pós-vendas!

O atendimento não acaba no momento da compra, ele é dividido em várias etapas, e uma delas é o pós-venda. Para fidelizar um cliente, devem ser criadas estratégias de atendimento exclusivas para depois da compra. Por isso, mantenha o relacionamento com o cliente através de e-mail ou ligações, mostrando se preocupar com o cliente e com o veículo que foi adquirido. Oferecendo serviços de manutenção, produtos novos e auxilio quando o cliente precisar. Todos esses aspectos não necessários para concluir o processo de atendimento ao cliente.

  1. Mantenha sua equipe capacitada!

O profissional, na concessionária está sujeito a diversas situações e deve estar preparado para todas elas. Sua equipe deve estar qualificada e pronta para atender a todo tipo de cliente e saber lidar com todo tipo de situação. Clientes insatisfeitos, reclamações, cancelamentos e devoluções, são alguns casos que podem acontecer e desequilibrar uma empresa se não tiver funcionários bem preparados. Além de um bom atendimento, é necessário conhecer muito bem a própria empresa, tendo noção dos carros a venda, os preços, modelos, ano, e todas as informações. Tenha uma equipe pronta. Caso contrário, se tiver uma equipe que não entende do próprio produto e da própria empresa, pode passar uma imagem de descontrole e demonstrar falta de profissionalismo.

  1. Trate todos os clientes da mesma forma!

Na sua concessionária, os valores dos veículos podem oscilar de muito baixos a muito altos. Por isso, é preciso estar atento a todo tipo de cliente e garantir que o time de vendas dê a mesma atenção. Tratando de maneira igual o cliente de carros populares e o cliente de carros luxuosos. Não há nada mais desagradável do que ser tratado de forma diferente por conta da situação financeira, seja ela qual for. Quando há diferença no tratamento entre um e outro, sua concessionária fica com má fama e dessa forma atrapalha suas vendas.

  1. Tenha um ambiente físico agradável!

Oferecer um ambiente agradável aos clientes ajuda a transformar a experiência de com em algo positivo. Simples detalhes contribuem para a percepção do cliente em relação ao serviço de atendimento da concessionária. A iluminação do local, lugares confortáveis para sentar, temperatura agradável, água e café fresco para oferecer. Tudo isso é levado em consideração na hora da avaliação dos clientes. A construção do ambiente ajuda na experiência do consumidor e não deve ser subestimada.

  1. Mantenha os carros de test-drive em bom estado!

Uma das opções que deixam o cliente mais familiarizado com o veículo que tem vontade de comprar, é o test-drive. Essa experiência, assim com as outras deve ser oferecida de maneira que o cliente seja marcado e queira efetuar a compra. Apresentar um carro modelo para test-drive deve ser uma atividade que influencie na venda, por isso é importante apresentar um carro em perfeitas condições. Os carros de test-drive devem estar em plenas condições de uso para que o cliente tenha a melhor experiência possível. É preciso que tenha alguém responsável por esse tipo de cuidado para que o vendedor não tenha surpresas desagradáveis ao mostrar o carro.

  1. Tire todas as duvidas dos consumidores!

Forneça todas as informações a respeito dos produtos da sua concessionária, os preços, informações técnicas dos carros, versões disponíveis, condições de pagamento diferenciais. Tenha sempre na ponta da língua a reposta conforme a pergunta do cliente. Assim como você, sua equipe de atendimento também precisa estar preparada para qualquer dúvida que o cliente tenha. Caso o vendedor tenha alguma dúvida, deve se desculpar e procurar imediatamente a resposta para a pergunta do consumidor. Durante um test drive, se o vendedor estiver no carro, ele deve aproveitar para chamar a atenção do consumidor para as qualidades do veículo. Isso tudo fará diferença na hora dele escolher qual carro comprar.

  1. Melhore sua concessionária constantemente!

Enfim, esteja sempre em busca de mudanças e melhorias para evoluir junto com sua concessionária! A cada dia uma nova melhoria pode ser feita, um novo aprendizado por ser tirado para desenvolver melhor o serviço. Concentre-se nas menores melhorias que você pode encontrar. Pode ser desde a limpeza de um escritório, até a instalação de um software de gestão para facilitar a administração. Melhore constantemente. Sua imagem, seu local de trabalho, o uniforme dos funcionários, a logotipo da sua empresa, a forma como atende. Lembre-se, a satisfação leva à fidelidade do cliente, o que aumenta as repetições e indicações e leva ao máximo retorno, valorize seus clientes.

Tenha um excelente atendimento na sua concessionária

Um bom atendimento ao cliente vai muito além da simpatia do vendedor ou da forma como conduz a venda. As condições do estabelecimento e a forma como a equipe atende, demonstram o quanto sua concessionária está preparada para atender o consumidor. Além dessas dicas, vale investir em um sistemas de gestão. Ajudando na hora de administrar a sua concessionária, tornando tudo mais fácil para você e para a sua equipe. A Tecinco oferece sistemas especializados para concessionárias que garantem o bom desempenho de toda a equipe. Fale com um de nossos especialistas e conheça!

 

 

 

 

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