Área do cliente
02
out

Descubra a importância da Nota Fiscal em sua oficina mecânica

A emissão da Nota Fiscal é importante por diversos motivos, bem como, a regularização da empresa, recolhimento tributário, garantia e direito do consumidor e muito mais. Sua principal função é a de confirmar o registro de transparência do seu estabelecimento de bens e serviço.

Outro fator importante é que o ato de não emissão da nota, configura-se como crime de sonegação de impostos. Por isso, não cumprir com a sua obrigatoriedade pode gerar inúmeras dores de cabeça como por exemplo, as altas multas que são efetuadas.

Por isso, continue conosco nessa leitura e saiba tudo a respeito da emissão de notas fiscais para sua oficina mecânica.

 O que é nota fiscal?

Como já foi dito, a nota fiscal serve como uma forma de comprovante, tanto para o cliente, como para a sua oficina. Já que será por meio desse documento que você registrará a realização da venda de peças ou serviços que foram concedidos.

Este registro, além de comprovar a garantia da mercadoria, também apresentará detalhes importante, como série, tipo, modelo, valores e entre outros. Já as informações da empresa, como razão social, CNPJ e endereço também são fatores indispensáveis.

O documento deve ser emitido na hora em que houver a operação ou serviço. Para o cliente ela será o registro de compra ou serviço realizado, já para a oficina ela será responsável pela documentação de receita obtida, o mesmo irá auxiliar na hora da apuração de impostos.

Qual a relevância da Nota Fiscal?

Nota fiscal

Os impostos sobre a NF-e só serão calculados após haver a transação do documento. É importante observar que essa garantia concedida ao cliente também reflete na imagem da sua empresa e no ambiente mercadológico.

Além de mostrar o quanto a empresa apresenta seriedade e está em dia com seus atributos, também demonstrará a preocupação com os clientes.

Sua empresa deve se preocupar com a nota fiscal?

Todas as empresas são enquadradas na lei de obrigatoriedade da emissão de nota fiscal, a única exceção a essa lei se abre a MEI. Os Microempreendedores Individuais são isentos da lei em casos específicos, como quando o cliente for uma pessoa física.

Outro fator importante é que a emissão será obrigatória para o MEI caso o cliente exija ela. Como direito, o pedido do cliente deve ser acato tornando nessa situação obrigatória a emissão da Nota.

Saiba a diferença entre as Notas Fiscais

Assim como como há diferentes segmentos e atividades dentro da oficina, com as Notas Fiscais não é diferente, cada uma é direcionada para sua operação. Conheça as mais utilizadas no mercado:

Nota Fiscal eletrônica

A NF-e apenas se difere da Nota fiscal comum pelo fato de ser digital. Hoje, em nosso ambiente nacional a nota fiscal comum vem se tornando inexistente, portanto, grande parte das empresas vem aderindo a NF-e por conta da facilidade que a internet proporcional.

Nota fiscal ao Serviço Eletrônica

A NFS-e é a Nota Fiscal que a sua oficina utiliza, isso porque, ela é mais comum entre as empresas que prestam serviços como o caso de academia, petshops e várias outras. Este serviço é disponibilizado pelo município da sua cidade, para utilizar basta entrar no site com login e senha caso a sua cidade já tenha aderido ao sistema.

Nota Fiscal ao Consumidor Eletrônica

A NFC-e é normalmente utilizada no comércio varejista para o consumidor final. Ela além de substituir o cupom fiscal também é digital e pode ser realizada sem a necessidade dos dados do cliente para sua emissão.

Conhecimento de Transporte Eletrônico

CT-e esse documento não esconde muitos segredos, basicamente, as empresas que emitem este tipo de nota são as responsáveis por prestarem serviços de transporte público ou frete.

Nota Fiscal de Importação e exportação e MDF-e

A Nota Fiscal de importação/exportação é voltada para as empresas como o próprio nome diz que trabalham com os segmentos de mercadorias para outros países.

Já a MDF-e ou Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais, é usada para as cargas de mercadorias que possuem mais de um destino ou então são interestaduais.

Saiba a diferença entre Cupom Fiscal e Nota Fiscal

O Cupom tem seus dados reduzidos, em grande parte as informações que constam neste documento são apenas sobre o produto e a empresa, logo, ele não exige praticamente nenhum dado sobre o cliente.

Emitido por ECF (Emissor de Cupom Fiscal) é mais utilizada pelos varejistas já que seu objetivo é a comprovação da operação. Mesmo sendo mais simples o Cupom Fiscal também está sujeito ao ICMS.

Já a Nota Fiscal exige mais detalhes, para emiti-la é necessário contar com um software emissor, ele será responsável tanto pelo XML (documento digital) quanto pelo DANFE (documento físico).

E como já citado, a NF-e requer dados mais aprofundados que vão desde a tributação da oficina mecânica, até os dados pessoais do consumidor.

Por que as oficinas mecânicas utilizam a Nota Fiscal de Serviço?

Há algumas diferenças entre a Nota Fiscal de Serviço e a Nota Fiscal de Produto. A de produto é voltada para documentar operação como: Garantia, Devolução, Troca.

Enquanto a de serviço é comumente utilizada pelo fator de registrar a prestação de serviço, já que em grande parte o carro chefe das oficinas são os consertos e reparos.

O ISS (Imposto Sobre Serviço) que é destinado ao município da sua cidade é retirado desta NFS-e.

Conheça algumas Vantagens que a Nota Fiscal reserva a sua empresa

A emissão da NF-e facilita a burocracia empresarial e afasta os erros, proporcionando um melhor controle Fiscal. Logo, é possível notar o aumento na transparência do seu estabelecimento e a confiabilidade nos processos fiscais que proporcionam agilidade e praticidade na oficina.

E para emitir a Nota Fiscal é fácil, basta garantir um certificado digital e credenciar a empresa na Secretaria da Fazenda, optando sempre pela Nota de Serviço.

Outra opção bastante utilizada no mercado atualmente, é a utilização de aplicativos que auxiliam na emissão da nota de serviço. Por meio deles, além de economizar tempo, você ainda gera uma maior produtividade com a facilidade e agilidade que a plataforma entrega.

Viu só, agora que você já sabe da obrigatoriedade e importância que a emissão da NF-e reserva ao seu negócio, basta implementá-la em sua empresa. Veja mais conteúdos como esse, leia agora sobre os créditos que a Nota Fiscal Paranaense dará em cima do ICMS recolhido.

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os comentários do blog são via facebook. Para comentar você tem que estar logado lá.
Lembre-se que o comentário é de inteira resposabilidade do autor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CONTATO

  • Cascavel - Paraná
    Rua Minas Gerais, 1097 - Centro
  • (45) 3301-5050
  • comercial@tecinco.com.br

TRABALHE CONOSCO

  • ASSOCIADOS

  • CONHEÇA OUTROS PRODUTOS

  • PROJETOS SOCIAIS

REDES SOCIAIS

Agência de Publicidade e Criação de Sites Ícone Cascavel