Ao comprar a sua motocicleta, da maneira como você desejou e sempre quis, tudo o que você mais quer é poder sair por aí andando e vendo do que ela é capaz. Mas para ter uma moto sempre conservada e com bom funcionamento, é preciso seguir alguns passos, mantendo tudo em ordem. Além de aumentar a vida útil da moto, todo o cuidado ajuda a não gerar muitos custos com grandes manutenções, também mantem a moto sempre valorizada, detalhe importante para quando você for trocá-la. Vamos as dicas de como manter a sua moto bem cuidada!
Os motores a combustão possuem diversas peças que se movimentam muito próximas umas das outras, gerando enorme atrito entre elas. Para diminuir esse atrito, a lubrificação correta é fundamental! Sem ela, o movimento de fricção entre os componentes gera tanto calor que é capaz de fundir o motor, ocasionando um prejuízo enorme. Para evitar esse tipo de problema, mantenha o motor da sua motocicleta sempre lubrificado. Basta seguir as recomendações do fabricante, tanto em relação ao período entre as trocas, quanto ao tipo de lubrificante a ser utilizado. Para saber mais detalhes sobre a sua moto, basta consultar o manual do proprietário.
Os pneus são responsáveis pelo contato da motocicleta com o solo de maneira confortável e segura. No entanto, isso é conseguido apenas quando os pneus estão corretamente calibrados. Pneus murchos fazem com que a motocicleta gaste mais combustível, além de se desgastarem rapidamente nas suas bordas. Por outro lado, pneus muito cheios têm menos aderência ao solo, tornam a pilotagem desconfortável por não amortecer bem os impactos e se desgastam mais rapidamente no centro da banda de rodagem. Portanto, o ideal é manter a calibragem recomendada pelo fabricante no manual do proprietário. Procure calibrar os pneus toda semana ou a cada 1000 km, o que ocorrer primeiro. Outro cuidado é calibrar os pneus quando eles estiverem frios, antes de rodar muito com a moto naquele dia.
A sujeira que adere sobre a moto pode causar prejuízo ao dono, pois se torna oxidante. Ou seja, estraga toda a pintura e os componentes de plástico e de borracha, tornando-os esbranquiçados e quebradiços. Itens metálicos, como o chassi, podem acabar enferrujando se não forem limpos com frequência e adequadamente. Dessa forma, mantenha a sua motocicleta sempre limpa, livre de poeira, terra, insetos mortos e excrementos de animais. Para isso, use apenas água e xampu neutro. Evite o uso de máquinas de lavar de alta pressão e produtos abrasivos. Além disso, faça a limpeza na sombra e com o motor frio.
Uma motocicleta precisa de 3 tipos de cabos para funcionar corretamente: o cabo do acelerador, o da embreagem e os dos freios. Repare que esse componente está presente nos principais sistemas da moto. Portanto, é preciso ter muito cuidado com eles. Dessa forma, tenha o hábito de verificar se eles estão regulados e lubrificados. Além de fazer com que a vida útil aumente, esse é um dos cuidados com a moto que aumentam o conforto e a segurança na pilotagem. Os cabos de freio sem lubrificação, por exemplo, tornam o acionamento duro, o que pode ser um problema em uma frenagem de emergência.
Um dos cuidados com a moto mais importantes é a inspeção diária. Com ela, você garante que estará em segurança ao pilotar. Além disso, é muito fácil de fazer. Basta ver se a moto tem algum vazamento, barulho estranho ou dificuldade no acionamento de freio, embreagem e acelerador. Veja também se os pneus não estão murchos e se todas as lâmpadas acendem, assim você garante o bom funcionamento da moto e a sua segurança ao andar com ela.
Cada motocicleta é projetada para atender a um determinado tipo de uso. Algumas são feitas para rodar na cidade, em velocidades mais baixas. Outras são estradeiras, enquanto algumas se saem melhor na terra. Sabendo disso, procure respeitar os limites que cada moto possui, em relação ao conjunto de motor, transmissão, suspensão e freios. Uma moto de baixa cilindrada, por exemplo, terá sua vida útil diminuída se for utilizada sempre em altas rotações, em estradas ruins ou de terra. Além disso, exigir muito de uma moto, com acelerações e freadas bruscas, resultam em freios, pneus e amortecedores desgastados mais rapidamente.
Não caia na tentação de abastecer com combustíveis mais baratos que o normal e consequentemente, duvidosos. Desconfie de valores fora dos praticados na região. Para ter mais segurança, pesquise no site da ANP os postos na sua cidade que estão autorizados a revender combustíveis. Isso evita abastecer com combustível batizado, o que causa diversos problemas no motor da motocicleta e aumenta o consumo. Para completar, jamais ultrapasse a marca limite indicada no bocal. Isso previne de derramar combustível e estragar a pintura da moto. No entanto, caso isso ocorra, lave a moto imediatamente, com bastante água e sabão.
Agora que você já conhece os principais cuidados com a moto, ficou faltando apenas seguir o plano de revisões recomendado pelo fabricante. Verifique no manual do proprietário os intervalos de tempo e quilometragem indicados e siga-os à risca. Esse cuidado é fundamental para realizar a manutenção preventiva que possui custo mais baixo que a resolução de problemas, além de ser essencial para manter a garantia de fábrica. Portanto, jamais descuide das revisões periódicas.
Para manter sua motocicleta sempre em ordem e bem cuidada, só é preciso tomar alguns simples cuidados. E seguindo essas dicas com a moto, você terá em mãos um veículo seguro, confortável e com bom valor de revenda. A segurança e o bem estar é o que prevalecem! Tenha sempre uma oficina de confiança, onde você pode ter a garantia de funcionamento da sua motocicleta. Busque por oficinas modernas que apresente bons sistemas de gestão, como o sistema que a Tecinco oferece, T-Car Motors. Especializado em motocicletas, facilita todo o procedimento e garante o seu bem estar e segurança!
Fale com a gente e conheça mais sobre o nosso sistema!
Trabalhar com um sistema de gestão para auxiliar no gerenciamento do seu negócio e para aumentar a...
Contar com um sistema de gestão de qualidade em seu negócio é uma maneira inteligente e eficiente...
No momento instável em que nossa economia se encontra, reduzir custos na oficina é uma estratégia...
Deixe uma resposta