Área do cliente
22
set

Cuidado: sites sequestram seu computador para minerar criptomoedas

As vezes achamos que nosso computador está ficando lento e que temos que trocar, mas em muitas vezes não sabemos o que está acontecendo em retaguarda. O Pirate Bay foi pego nesta semana usando o computador de seus usuários para minerar criptomoedas, neste caso foi a Monero, mas pode acontecer com outras e isso sem sua permissão. Eles estão usando esse método como uma alternativa aos banners profundamente invasivos e muitas vezes maliciosos como forma de gerar receitas para manter o site funcionando.

Afinal de contas, a mineração de criptomoedas é um processo pesado que usa muitos recursos do computador e pode causar travamentos da máquina. O fato de o sistema ser ativado sem permissão serve como um problema extra.

Felizmente, existe uma solução. O sistema utilizado pelo Pirate Bay se chama Coinhive. Ele faz a mineração de criptomoedas utilizando uma ferramenta em JavaScript. Sabendo disso, o programador suíço Rafael Keramidas encontrou um jeito de impedir que esse script entrasse em funcionamento com uma simples extensão de navegador chamada No Coin, que pode ser baixada neste link.

O sistema funciona praticamente como um bloqueador de anúncios, mas para mineradores de criptomoedas, bloqueando domínios associados à prática. Ao entrar em algum site que tente utilizar a ferramenta da Coinhive, a extensão para Chrome faz sua tarefa e impede que os recursos do seu computador sejam “sequestrados” para essa função.

As vezes colhamos no processamento e o Chrome está sendo o vilão do consumo de recursos do computador. Neste momento é que chamamos a atenção para esses outros processos que estão em retaguarda e são disparados por sites maliciosos. A extensão funciona como prometido. O site da Coinhive oferece uma demonstração de como seu sistema funciona.

Por enquanto, não são muitos os sites populares que fazem uso do seu computador, mas vale se precaver com esse tipo de prática antes que ela se torne padrão.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os comentários do blog são via facebook. Para comentar você tem que estar logado lá.
Lembre-se que o comentário é de inteira resposabilidade do autor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CONTATO

  • Cascavel - Paraná
    Rua Minas Gerais, 1097 - Centro
  • (45) 3301-5050
  • comercial@tecinco.com.br

TRABALHE CONOSCO

  • ASSOCIADOS

  • CONHEÇA OUTROS PRODUTOS

  • PROJETOS SOCIAIS

REDES SOCIAIS

Agência de Publicidade e Criação de Sites Ícone Cascavel