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23
maio

Conheça 5 ferramentas para gestão de promoções de vendas

O bom vendedor não é aquele que sabe o que vender, mas aquele que sabe como vender. Em tempos de crise na economia, as oportunidades de inovar buscando o destaque são várias. O diferencial mais poderoso para seu negócio pode ser a aplicação de ferramentas de gestão de promoções de vendas.

Por meio de metodologias e sistemas, veja algumas dicas de como você pode aumentar sua lucratividade e também reduzir custos.

1. Definição de objetivos

Saiba o que você deseja alcançar em sua promoção. Introduzir no mercado um novo produto ou linha, aumentar a venda de um determinado produto, redução de seus estoques, busca por novos clientes ou até mesmo a fidelização de seus antigos consumidores. É importante essa definição de objetivos, pois para cada um deles há ações diferentes que devem ser previstas.

Por exemplo, se o que você quer é reduzir estoques, fazer um estudo do histórico de vendas pode ser uma boa alternativa. É preciso analisar com cuidado.

2. Forecasting

Nada mais é do que uma previsão de vendas. Se você pensa em fazer uso de promoções para aquecer seu negócio, é fundamental ter uma boa estimativa de quando você espera fechar com alguns clientes, sabendo o período no qual isso acontecerá. Com tempo e experiência, você vai tendo previsões melhores, sendo uma ótima ferramenta para programar o investimento em estoque e, dessa forma, reduzindo o estoque obsoleto.

3. Software para controle

Se você espera aumentar suas vendas, necessita ter estrutura para gerir a quantidade de informações que isso demanda. O uso de softwares pode lhe ajudar a ter controle de sua pipeline de vendas. Existem, atualmente, programas gratuitos e pagos, bastando a você selecionar de acordo com o que mais lhe facilitará o trabalho.

Algumas indicações que vale a pena conferir são Zoho, Salesforce, Agendor e Pipedrive.

4. Mapa de oportunidades

Uma ferramenta visual de controle bastante interessante, em que você pode ver a relação de clientes e produtos/serviços já oferecidos ou que ainda podem ser oferecidos. Dessa forma, você pode não só buscar a venda de um novo produto, mas também entender as dificuldades dos seus clientes. Compreendendo isso, você pode buscar caminhos que os levem à satisfação.

5. Benchmarking

A principal ferramenta se você busca a melhoria de seus processos e novas ideias para alavancar seus negócios. Estude quem são seus concorrentes e como eles trabalham e, a partir disso, realize um benchmarking analisando quais os pontos fortes e fracos. Como essa ferramenta não possui objetivo em copiar ideias, mas obter uma visão diferente do seu mercado e de como você pode atuar, não se restrinja ao setor de atuação de sua empresa.

Com a aplicação dessas ferramentas em sua gestão de promoções de venda é possível realizar um bom progresso em seus negócios. Atente-se para o fato de que as ações devem ser muito bem planejadas e executadas da maneira mais fiel possível ao planejamento.

Agora que você já conhece algumas ferramentas para gestão de promoções de vendas, compartilhe em suas redes sociais para que outros empreendedores possam ter conhecimento sobre o assunto!

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