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05
jun

Concessionárias: Como vender em meio a crise?

Que estamos passando por uma pandemia não é segredo para ninguém, mas, como vender em meio a crise é um grande mistério que está surgindo para pequenas, médias e grandes empresas e, no ramo de concessionárias, não é diferente.

Agora, nem o céu deve ser limite para a criatividade. Com certeza, a melhor saída para conseguir vender é ser diferente, afinal, é isso que os clientes estão sempre procurando. As pessoas não gostam de ver mais do mesmo, elas querem novidades, para que possam se sentir exclusivas.

Por isso, a ideia principal que queremos te apresentar neste blog é como vender para pessoas que estão isoladas em casa e fazendo tudo que podem pela internet… então, que tal oferecer os seus produtos na internet também? Sim, isso mesmo, estou falando de vender carros online!

A ideia pode parecer um pouco estranha, mas, você deve ter em mente que as formas de consumo mudaram e para remar contra a maré é preciso se reinventar. Afinal, as vendas de novos veículos caíram 18,6% em março deste ano, em comparação com fevereiro, também deste ano. Os dados são do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores).

O mercado está sendo remodelado

Como te falamos, as pessoas estão optando por comprar pela internet, pois não é necessário sair de casa ou ter contato direto com os vendedores. De acordo com a Associação Brasileira do Comércio Eletrônico, somente nos primeiros 15 dias de março houve uma alta de 30 a 40% em pedidos online em relação ao mesmo período no ano passado.

Ou seja, as pessoas não deixaram de comprar, elas apenas mudaram a forma como realizam tal ação. Por isso, o ideal é aproveitar o melhor de uma situação ruim. No próximo tópico explicaremos melhor como vender carros online.

Vender em meio a crise.

Vendas de carros online: como fazer?

Se sua concessionária já tem um site ficará mais fácil vender online em meio a crise, pois os seus clientes (e potenciais clientes) estão acostumados a procurar informações sobre os veículos na internet. De acordo com uma pesquisa realizada pela Google antes da pandemia, 95% das pessoas buscam informações sobre um veículo online.

Então, agora o ideal é adaptar o seu site para vendas online. As estratégias para vender em meio a crise são muitas:

1 – Limitar as vendas para um determinado modelo de veículo;

2 – Oferecer desconto para os clientes que optarem pela compra online;

3 – O vendedor pode fazer uma chamada de vídeo diretamente do celular com o comprador, para mostrar todos os detalhes sobre o veículo e tirar as dúvidas do cliente;

4 – Test-drive agendado, a fim de evitar aglomeração de pessoas em sua concessionária;

5 – Oferecer financiamento diretamente pelo seu site.

Há diversas possibilidades, como dissemos anteriormente, é hora de pôr a criatividade em prática!

Vender em meio a crise.

Dica extra: Você sabe o que é vendarketing e o que a prática pode fazer por sua oficina? Clique aqui para descobrir!

Minha concessionária não tem um site, como faço para vender?

Tendo um site ou não o que realmente importa é estar bem posicionado na internet. Você pode realizar vendas pelas redes sociais, por exemplo, pelo Instagram, caso da BWM que desde o dia 25 de maio passou a vender seus modelos de carro pela rede social e pelo Mercado Livre.

Outra dica para vender em meio a crise é oferecer os seus produtos diretamente por sites que são voltados para vendas, como o próprio Mercado Livre.

No vídeo a seguir você aprende o passo a passo de como anunciar no Mercado Livre!

Quais estratégias adotadas por outras empresas

Além da BWM, outras empresas também estão buscando estratégias de vendas. Confira:

Caoa Chery

Os clientes da Caoa Chery estão sendo atendidos de casa. Para fazer o test-drive dos veículos é preciso primeiro agendar com um dos vendedores por telefone. De acordo com a marca, todos os veículos são higienizados conforme as recomendações da OMS a cada uso. Quem optar por realmente fechar a compra consegue fazer toda a negociação por telefone.

Fiat e Jeep

Todos os clientes da FCA, dona da Fiat e Jeep, estão sendo atendidos pelos canais digitais e por telefone. Além disso, os clientes que desejarem testar os carros antes de fecharem a compra podem agendar por telefone. As entregas dos veículos também são agendadas.

Ford

Já a Ford criou um novo canal de atendimento, o “Compre Sem Sair de Casa”, em que o cliente pode fazer todo o processo de negociação do veículo, desde a procura até a decisão efetiva de compra.

Quando o cliente decide qual modelo comprar, as demais etapas do processo, como financiamento, avaliação do carro usado, seguro, emplacamento, test-drive, são feitas de maneira remota.

Toyota

Outra empresa que está incentivando os clientes a ficarem em casa é a Toyota. No site da empresa o cliente tem a opção de montar o veículo de sua preferência, escolhendo os acessórios e a forma de pagamento. O próximo passo é preencher um cadastro, definir a concessionária mais próxima e aguardar o contato de um vendedor.

Não esqueça as medidas de segurança para vender em meio a crise

Todas as mudanças que estão ocorrendo no comércio são para nos mantermos seguros, por isso, se você pretende vender online em meio a crise, não pode deixar de lado as medidas de segurança. Ofereça álcool gel para os clientes que forem realizar test-drive e aconselhe os vendedores a não pegarem na mão dos clientes neste momento.

Outra dica é oferecer máscara para os clientes e também, sempre que um carro for usado, ele deve higienizado com álcool.

Por onde começar?

Chegamos ao fim deste conteúdo e você deve estar se perguntando por onde começar a vender em meio a crise. Nossa dica é analisar o comportamento dos seus clientes atuais, verificar por quais canais eles mais interagem com você e, então, anunciar os seus produtos!

Além disso, oriente os seus vendedores a fazerem chamadas por vídeo com os clientes, para que eles possam tirar todas as eventuais dúvidas sobre os veículos de interesse. E lembre-se de nossas dicas finais: o cliente vai fazer o test-drive? Higienize bem os veículos sempre que forem usados, mostre para os clientes que eles estão verdadeiramente seguros e que podem confiar em você e em sua equipe.

Agora sim, é hora de pôr a mão na massa e encontrar a melhor estratégia para vender online em meio a crise.

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