O agronegócio é uma das áreas econômicas mais desenvolvidas no Brasil, e, por isso, qualquer empresa do ramo — incluindo as concessionárias agrícolas — devem ficar de olho em sua uma gestão para garantir um bom posicionamento no mercado. Afinal de contas, a concorrência é grande e o panorama econômico do país, no momento, não é dos melhores. Veja, a seguir, 6 dicas para gerir a sua empresa e se tornar um campeão de vendas:
Sem um acompanhamento cuidadoso das vendas, da produtividade e de todos os processos desenvolvidos pela sua concessionária, será mais complicado entender o que está errado e o que precisa ser mudado. Portanto, esteja sempre ciente dos fatores mais relevantes que acontecem na sua empresa. Para isso, você deve se conectar com todos os colaboradores e estimular a integração entre os diferentes setores.
Uma concessionária agrícola trabalha com veículos de maior porte, específicos para atividades no campo, e quem consome esses produtos são, em sua maioria, fazendeiros e proprietários de terras. O gestor deve, portanto, trabalhar de modo a dialogar com esse público, compreendendo as suas necessidades, oferecendo opções de pagamento que favoreçam mais compras e acompanhando o setor agrícola conforme ele se modifica.
Para manter suas atividades, a concessionária depende de capital de giro, que garante o pagamento das despesas essenciais e cobre qualquer eventualidade financeira. Portanto, previna-se e nunca deixe faltar capital de giro em sua empresa, fazendo o constante controle do fluxo de caixa, e evite fazer empréstimos altos.
Além disso, fiscalize sempre o ciclo operacional para confirmar as condições de trabalho dos funcionários e dos equipamentos, certificando-se de que a produtividade está no nível ideal. Afinal, para manter o ciclo operacional ativo, é preciso ter funcionários bem dispostos e máquinas em perfeito funcionamento.
A automação dos processos é uma das formas mais eficazes de conseguir mais produtividade e velocidade na produção, armazenamento, comercialização e entrega do produto. Por isso, recomenda-se a utilização de um bom software de gestão. Há vários sistemas à venda no mercado — o importante é adquirir um que seja confiável e se adeque às necessidades da sua concessionária.
Um software tem a vantagem de otimizar o fluxo de informações, permitindo o melhor intercâmbio entre os setores da empresa e uma melhor fiscalização sobre as atividades operacionais, sobre o estoque, sobre os pedidos e sobre as vendas.
Não faça do seu concorrente um inimigo. Em vez disso, aprenda com ele. Observe como as concessionárias agrícolas precificam seus produtos e serviços, como elas conquistam seus clientes, quais são os seu pontos fracos e fortes, quais são as suas as estratégias de divulgação e de venda. Aqui, não se trata de imitação, mas, sim, de análise de mercado.
Sem dedicação, é impossível crescer. Todo empreendimento requer esforço e força de vontade. O empreendedor tem que aprender a gostar das atividades que executa para realizá-las sempre da melhor forma possível. E acredite: o seu exemplo de dedicação vai estimular os seus colaboradores e se refletir na relação com o cliente.
Agora conte para a gente: você conhecia alguma dessas dicas para concessionárias agrícolas? Qual? Já usa em seu negócio? Deixe um comentário e compartilhe as suas ideias conosco!
Trabalhar com um sistema de gestão para auxiliar no gerenciamento do seu negócio e para aumentar a...
Contar com um sistema de gestão de qualidade em seu negócio é uma maneira inteligente e eficiente...
No momento instável em que nossa economia se encontra, reduzir custos na oficina é uma estratégia...
[…] de gestão ligado a tecnologia aumenta a qualidade dos serviços prestados. Enfim, para que a sua concessionária seja administrada de maneira correta, confira algumas dicas sobre gestão e saiba como ter o […]