Área do cliente
10
mar

Como fazer uma boa gestão de relacionamento com o cliente

Conquistar clientes é uma tarefa difícil, mas mantê-los e fazer uma boa gestão de relacionamento com o cliente também é um processo que exige atenção e dedicação da empresa.

Se você tem um bom relacionamento com o cliente, consegue alcançar bons resultados, inclusive, consegue indicações e aumenta a sua gama de clientes.

Para te ajudar a ter um bom relacionamento com o cliente e a fazer uma boa gestão, ou seja, como manter este relacionamento, preparamos um conteúdo para você.

CRM – Customer Relationship Management

Customer Relationship Management, em tradução para o português quer dizer: Gestão de Relacionamento com o cliente. O CRM é um sistema responsável por melhorar a relação entre a empresa e os clientes, criando uma ponte entre os dois.

O sistema traz muitas vantagens para você otimizar o seu tempo e definir o que fará durante o dia, planejando as suas atividades. Primeiramente, é possível fazer um acompanhamento próximo e personalizado de todos os seus clientes, sem que nada ou ninguém fique para trás ou esquecido.

Outro ponto a favor do CRM é a possibilidade de acessar o sistema de onde estiver e quando quiser. Se o seu cliente te liga com uma dúvida, em horário comercial, mas você está fora da empresa, consegue acessar o sistema, verificar a solução e retornar o mais rápido possível para ele, o mantendo satisfeito.

Entretanto, se você não puder resolver o problema do seu cliente, pois está envolvido com assuntos urgentes, pode passar para alguém da equipe. O CRM permite que todos os funcionários tenham acesso a mesma base de dados. Além disso, todos podem cadastrar novos clientes e registrar novas informações.

Toda a sua equipe de vendas deve conhecer bem os produtos

Imagine que você vai trocar de carro e está em dúvida entre dois modelos, mas não consegue pôr em um papel quais as vantagens de cada um, pois os dois são produtos muito parecidos. Você vai até uma concessionária, mas os vendedores também não conseguem te ajudar. O que você faz? Não fecha o negócio com eles e parte para outra, certo?

Por isso, em sua concessionária agrícola não é diferente. Quando o seu cliente passa pela porta, ele espera ser atendido rapidamente e espera um vendedor preparado para responder a todas as dúvidas que ele já levou de casa e as que podem surgir no período de venda.

Uma boa dica para isso é contratar cursos para os seus vendedores, sejam eles online ou presencialmente com especialistas no assunto.

Mas, não caia na máxima de que um curso apenas basta! Eles devem ser feitos em intervalos que melhorem se adequem a rotina da sua empresa, isso inclui: contratação de novos funcionários, máquinas novas que acabaram de entrar no mercado. Uma sugestão é fazer isso a cada seis meses.

Importante: todos os funcionários devem participar dos cursos, pois sabemos que as pessoas não aprendem no mesmo ritmo, portanto, se um funcionário perde uma capacitação, ele pode ficar para trás de todos os outros.

Qual o melhor dia para oferecer cursos?

Para montar uma agenda de cursos você deve levar em consideração as rotinas da sua empresa e dos seus funcionários. Por exemplo, se você oferecer um curso antes ou depois do expediente nem todos poderão participar, pois possuem obrigações fora do ambiente de trabalho e você, como bom gestor, deve se importar com isso.

Uma dica é ofertar os cursos durante o expediente em sistema de rodízio, ou seja, nem todos os funcionários participam de uma vez ou ainda, aos fins de semana.

Para não criar uma rotina maçante e fazer com que os funcionários percam o interesse em participar – é importante que eles participem (como já dissemos), mas você não pode obrigá-los – é interessante criar uma agenda que misture diversos horários e dias.

Dicas de conteúdo

Uma boa estratégia de conteúdo para os cursos é fazer estudos de caso. Converse com a sua equipe de campo e definam alguns clientes. Vocês podem estudar o parque de máquinas deles, quais máquinas eles ainda não possuem, qual seria uma boa máquina para atender a produção… enfim, uma variedade de coisas.

O estudo de caso serve para mostrar para a equipe como agir com os demais clientes, inclusive os potenciais clientes.

Boa gestão de relacionamento com o cliente

Gestão de relacionamento com o cliente envolve confiança

Todo relacionamento saudável, seja ele afetivo ou não, envolve confiança. Por isso, com os seus clientes não é diferente.

Quando você faz uma compra grande e com alto valor aquisitivo você compra com a primeira equipe que conversa ou com a que mais te passa confiança? Tenho certeza de que a sua resposta foi a segunda opção.

Sobretudo, sempre se coloque no lugar do seu cliente! Se você não faria algo, não pode esperar uma atitude contrária dele. Ainda que ele fale primeiro com a sua equipe e diga que irá buscar mais concessionárias, se ele sentir mais confiança com os seus funcionários, certamente voltará.

Como passar confiança e ter um bom relacionamento com o meu cliente?

Nós já te adiantamos uma dica sobre este tópico: toda a sua equipe de vendas deve conhecer bem os produtos ofertados em sua concessionária. Mas, as dicas não param por aí.

Mostre para o cliente que ele é importante!

Vamos pegar um exemplo pequeno: você vai trocar de celular, vai até uma loja e fala para o cliente o que procura em um aparelho, se ele será utilizado para trabalho ou para assuntos pessoais, a faixa de preço que pretende pagar… mas o vendedor não prestou atenção em nada do que você disse. Como você se sente? No mínimo, se sente desamparado.

Agora pense no seguinte cenário: um cliente vai até a sua concessionária para comprar um trator que custa R$ 35 mil. Ele fala para o seu vendedor: como a máquina será usada, com o que ele trabalha, quais outras máquinas já têm, mas o seu vendedor faz todas as perguntas das quais ele já deu a resposta. Ele não fechará a venda com a sua concessionária, pois não se sentiu ouvido, não se sentiu importante.

Mantenha o contato com o seu cliente

Muito dificilmente seus clientes irão até a sua concessionária todos os meses para adquirir novas máquinas, mas isso não quer dizer que você deve deixá-los de lado! Oriente sua equipe a fazer ligações uma vez por mês, enviar e-mails e mostrar para os clientes que eles podem sempre buscar os vendedores em caso de dúvidas.

É importante manter esta prática, pois máquinas agrícolas são equipamentos caros, projetadas para durar por muitos anos e a concorrência é forte. Portanto, se a sua equipe cria um elo de confiança com os clientes, quando eles precisarem novamente de um equipamento não precisarão fazer pesquisas, pois saberão o lugar certo para ir e ficarão encantados por você, sendo os seus principais defensores.

E agora?

Agora basta pôr as dicas que te demos em prática! Comece capacitando os seus vendedores, pois eles são os responsáveis por aumentar os resultados de vendas em sua concessionária.

Nunca perca o contato com os seus clientes e sempre mostre para a eles que eles são importantes. Afinal, sem clientes, você deixa de existir.

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