Área do cliente
05
ago

Como preparar a oficina para a retomada

Em um momento de crise como esse pelo qual estamos passando, é importante estar atento as questões que podem auxiliar sua oficina, tanto a continuar faturando quanto permanecer aberta. Além de pensar e preparar a oficina para a retomada.

Com a baixa dos serviços e vendas, muitas lojas e oficinas fecharam, já que não esperavam uma pandemia no ano em que todos achavam que seria bom para os negócios.

O fato é que o Coronavírus afetou muitas empresas em um período de 5 meses, algumas se obrigando a fechar as portas. Não temos uma data prevista para o retorno ou para a normalização completa dos estabelecimentos. Algumas alternativas podem ser tomadas caso a pandemia demore mais algum tempo para passar.

Além de algumas ações que podem ser tomadas para atender clientes e colaboradores da melhor maneira possível, evitando que o fluxo de venda caia muito e que não haja transmissões dentro do seu negócio.

Evitar a perda de vendas

Em um momento como este, é importante estar atento e manter a calma. Algumas estratégias são interessantes para manter os clientes e ser presente na rotina deles. Você conhece seus clientes, o produto ou serviço que eles mais possuem e buscam? Ou já se perguntou o que eles têm a dizer sobre a pandemia?

Entender o cliente e as necessidades dele é o primeiro passo para mantê-los sempre por perto. Pense comigo, quando você é cliente de uma loja, mas ninguém liga muito para você lá dentro o que você pensa ou sente? Geralmente procuramos um outro lugar.

Agora pense quando você é bem recebido, quando a loja te manda mensagem ou um e-mail te lembrando que está na hora de revisar, de fazer uma nova consulta, de comprar novos pneus, o que você sente? Com certeza, que a empresa se preocupa com você e que se importa com as suas necessidades.

Essa relação com o cliente o fortalece e o incentiva a sempre estar ali, já que nenhuma outra empresa o trataria tão bem quando a sua. A relação de confiança é uma parte fundamental para te auxiliar para preparar sua oficina para a retomada. Ela é estabelecida e criada para que em momentos de crise seu cliente não busque outro fornecedor.

Por isso, mantenha uma relação ativa. Proporcione a sensação de estar sempre preocupado com o cliente, faça promoções e comece a trabalhar com serviços diferenciados no mercado.

Um momento oportuno

Agora é a hora de criar um sistema para receber melhor seus clientes. Separe os serviços e produtos que são mais frequentes no atendimento ao cliente e lembre ele de que já faz 3, 6 meses, 1 ano que o serviço foi realizado e está na hora de fazer de novo.

O WhatsApp Business é um ótimo aliado e pode auxiliar na conexão com o cliente. Você pode mandar mensagem com uma resposta mais rápida para o cliente, atualizar ele de como está o processo de manutenção e revisão, e informar a qualidade da peça.

Junto com essa análise, observe também o seu estoque e o que mais é vendido ou utilizado, assim você pode preparar a sua oficina para a retomada e proporcionar o melhor atendimento para o cliente.

Além das promoções que podem te ajudar a queimar o estoque acumulado, ideias que podem funcionar muito bem para seu negócio são:

1 – Descontos quando o pagamento é à vista ou antecipado;

2 – Adição de novos serviços como a higienização dos carros e atendimento com “leva e traz”;

3 – Estar sempre preocupado com a experiência do cliente, investindo tempo no pós-vendas;

4 – Explicar para o cliente quais processos e peças foram utilizadas na manutenção do automóvel.

Planeje o retorno

Um retorno bem planejado pede um sistema que proporcione para empresa, colaborador e cliente um serviço prestado com mais agilidade e segurança. Muitas vezes a burocracia para abrir uma ordem de serviço ou fazer o faturamento, por exemplo, toma mais tempo do colaborador do que de fato o serviço a ser prestado.

Pensando na agilidade e na redução da burocracia, é interessante analisar as possibilidades que se encaixam na sua oficina. Um sistema de gestão pode te auxiliar a conquistar a confiança do cliente, segurança das informações e rapidez no atendimento.

Além de auxiliar na gestão do estoque, facilita o processo de compras e emissão de documentos, como notas ou cupons.

Cliente no seu negócio

Os estabelecimentos que podem abrir devem seguir normas de atendimento e para oficinas não é diferente. Busque estar a par de todas as restrições para agregar ainda mais confiança na sua empresa e no serviço que você presta.

Separe um espaço para que o cliente espere se for da vontade dele. Um espaço ventilado, que tenha água e álcool em gel, com o distanciamento adequado. Por ter se tornado comum, a loja ou estabelecimento que não possui álcool em gel na porta e adesivos de distanciamento, já pode não ser considerada de confiança.

Estabelecer regras para o atendimento com o colaborador dentro da oficina e regras para a realização do serviço, também é indispensável. Prepare sua oficina para receber os clientes e treine os colaboradores para evitar problemas financeiros ou de saúde.

As medidas a serem tomadas pelos estabelecimentos todos já sabemos, mas algumas ideias para quem ainda não adota ou para melhorar o atendimento de quem já adota, são interessantes:

1 – Higienize o carro quando receber e antes de entregar ao cliente;

2 – Encape o volante, o câmbio e o freio de mão;

3 – Use tecido como TNT ou até mesmo papel plástico para cobrir o acento do motorista;

4 – Trabalhe com a limpeza do painel com panos macios. Sempre com muito cuidado;

5 – Deixe que o cliente veja o colaborador fazendo essas atividades de limpeza.

Os colaboradores também são uma peça fundamental

Vocês já sabem que os colaboradores são importantes para o negócio, afinal sem eles você seria uma empresa de um homem só e o crescimento do negócio gera uma demanda que apenas uma pessoa não consegue suprir.

Pensar e olhar para sua empresa e colaboradores sempre foi importante, mas agora é fundamental. Lembre-se que não é apenas sua empresa que está com dificuldades, seus colaboradores também e eles precisam que você se lembre disso.

A gente sabe quem nem sempre é possível evitar a demissão, mas algumas opções podem te ajudar a mantê-los por perto e ajudá-los sem que você se prejudique.

Férias

Muitas empresas tem optado pelo adiantamento das férias, tanto individuais quando coletivas, permitindo que o colaborador tire os dias que tem direito enquanto a frequência de clientes é baixa, para que nos dias de alta demanda não sobrecarregue os demais funcionários.

Durante o período da pandemia, o governo flexibilizou as férias dando a possibilidade de adiantamento para quem tem dias para tirar e para quem ainda não fechou o tempo necessário para ter direito as férias. Mas isso só será possível se for comunicado com 48 horas de antecedência para o colaborador.

Banco de horas

Para esse formato de auxílio, o empregador poderá “dispensar” o colaborador, desde que ele cubra suas faltas, que serão justificadas, de acordo com as normas da CLT. Nesse caso a compensação de horas será feita quando as atividades da empresa voltarem e o empregado poderá cobrar apenas duas horas por dia.

O pagamento salarial tem algumas alterações. O que muda nesse formato, é o pagamento dos vales transporte e vales refeição, afinal já que o colaborador não vai até o estabelecimento.

Para saber mais assista ao vídeo!

Entenda suas oportunidades

As oportunidades e opções mudam para cada oficina. Buscando preparar a sua oficina para a retomada, você precisa procurar as alternativas que cabem no seu bolso e podem ser favoráveis para sua empresa, clientes e colaboradores.

Nesse momento de crise e pandemia é importante estar atento as novas flexibilizações do governo, quando falamos de emprego, de financeiro e também no quesito atendimento.

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