Em um momento de crise como esse pelo qual estamos passando, é importante estar atento as questões que podem auxiliar sua oficina, tanto a continuar faturando quanto permanecer aberta. Além de pensar e preparar a oficina para a retomada.
Com a baixa dos serviços e vendas, muitas lojas e oficinas fecharam, já que não esperavam uma pandemia no ano em que todos achavam que seria bom para os negócios.
O fato é que o Coronavírus afetou muitas empresas em um período de 5 meses, algumas se obrigando a fechar as portas. Não temos uma data prevista para o retorno ou para a normalização completa dos estabelecimentos. Algumas alternativas podem ser tomadas caso a pandemia demore mais algum tempo para passar.
Além de algumas ações que podem ser tomadas para atender clientes e colaboradores da melhor maneira possível, evitando que o fluxo de venda caia muito e que não haja transmissões dentro do seu negócio.
Em um momento como este, é importante estar atento e manter a calma. Algumas estratégias são interessantes para manter os clientes e ser presente na rotina deles. Você conhece seus clientes, o produto ou serviço que eles mais possuem e buscam? Ou já se perguntou o que eles têm a dizer sobre a pandemia?
Entender o cliente e as necessidades dele é o primeiro passo para mantê-los sempre por perto. Pense comigo, quando você é cliente de uma loja, mas ninguém liga muito para você lá dentro o que você pensa ou sente? Geralmente procuramos um outro lugar.
Agora pense quando você é bem recebido, quando a loja te manda mensagem ou um e-mail te lembrando que está na hora de revisar, de fazer uma nova consulta, de comprar novos pneus, o que você sente? Com certeza, que a empresa se preocupa com você e que se importa com as suas necessidades.
Essa relação com o cliente o fortalece e o incentiva a sempre estar ali, já que nenhuma outra empresa o trataria tão bem quando a sua. A relação de confiança é uma parte fundamental para te auxiliar para preparar sua oficina para a retomada. Ela é estabelecida e criada para que em momentos de crise seu cliente não busque outro fornecedor.
Por isso, mantenha uma relação ativa. Proporcione a sensação de estar sempre preocupado com o cliente, faça promoções e comece a trabalhar com serviços diferenciados no mercado.
Agora é a hora de criar um sistema para receber melhor seus clientes. Separe os serviços e produtos que são mais frequentes no atendimento ao cliente e lembre ele de que já faz 3, 6 meses, 1 ano que o serviço foi realizado e está na hora de fazer de novo.
O WhatsApp Business é um ótimo aliado e pode auxiliar na conexão com o cliente. Você pode mandar mensagem com uma resposta mais rápida para o cliente, atualizar ele de como está o processo de manutenção e revisão, e informar a qualidade da peça.
Junto com essa análise, observe também o seu estoque e o que mais é vendido ou utilizado, assim você pode preparar a sua oficina para a retomada e proporcionar o melhor atendimento para o cliente.
Além das promoções que podem te ajudar a queimar o estoque acumulado, ideias que podem funcionar muito bem para seu negócio são:
1 – Descontos quando o pagamento é à vista ou antecipado;
2 – Adição de novos serviços como a higienização dos carros e atendimento com “leva e traz”;
3 – Estar sempre preocupado com a experiência do cliente, investindo tempo no pós-vendas;
4 – Explicar para o cliente quais processos e peças foram utilizadas na manutenção do automóvel.
Um retorno bem planejado pede um sistema que proporcione para empresa, colaborador e cliente um serviço prestado com mais agilidade e segurança. Muitas vezes a burocracia para abrir uma ordem de serviço ou fazer o faturamento, por exemplo, toma mais tempo do colaborador do que de fato o serviço a ser prestado.
Pensando na agilidade e na redução da burocracia, é interessante analisar as possibilidades que se encaixam na sua oficina. Um sistema de gestão pode te auxiliar a conquistar a confiança do cliente, segurança das informações e rapidez no atendimento.
Além de auxiliar na gestão do estoque, facilita o processo de compras e emissão de documentos, como notas ou cupons.
Os estabelecimentos que podem abrir devem seguir normas de atendimento e para oficinas não é diferente. Busque estar a par de todas as restrições para agregar ainda mais confiança na sua empresa e no serviço que você presta.
Separe um espaço para que o cliente espere se for da vontade dele. Um espaço ventilado, que tenha água e álcool em gel, com o distanciamento adequado. Por ter se tornado comum, a loja ou estabelecimento que não possui álcool em gel na porta e adesivos de distanciamento, já pode não ser considerada de confiança.
Estabelecer regras para o atendimento com o colaborador dentro da oficina e regras para a realização do serviço, também é indispensável. Prepare sua oficina para receber os clientes e treine os colaboradores para evitar problemas financeiros ou de saúde.
As medidas a serem tomadas pelos estabelecimentos todos já sabemos, mas algumas ideias para quem ainda não adota ou para melhorar o atendimento de quem já adota, são interessantes:
1 – Higienize o carro quando receber e antes de entregar ao cliente;
2 – Encape o volante, o câmbio e o freio de mão;
3 – Use tecido como TNT ou até mesmo papel plástico para cobrir o acento do motorista;
4 – Trabalhe com a limpeza do painel com panos macios. Sempre com muito cuidado;
5 – Deixe que o cliente veja o colaborador fazendo essas atividades de limpeza.
Vocês já sabem que os colaboradores são importantes para o negócio, afinal sem eles você seria uma empresa de um homem só e o crescimento do negócio gera uma demanda que apenas uma pessoa não consegue suprir.
Pensar e olhar para sua empresa e colaboradores sempre foi importante, mas agora é fundamental. Lembre-se que não é apenas sua empresa que está com dificuldades, seus colaboradores também e eles precisam que você se lembre disso.
A gente sabe quem nem sempre é possível evitar a demissão, mas algumas opções podem te ajudar a mantê-los por perto e ajudá-los sem que você se prejudique.
Muitas empresas tem optado pelo adiantamento das férias, tanto individuais quando coletivas, permitindo que o colaborador tire os dias que tem direito enquanto a frequência de clientes é baixa, para que nos dias de alta demanda não sobrecarregue os demais funcionários.
Durante o período da pandemia, o governo flexibilizou as férias dando a possibilidade de adiantamento para quem tem dias para tirar e para quem ainda não fechou o tempo necessário para ter direito as férias. Mas isso só será possível se for comunicado com 48 horas de antecedência para o colaborador.
Para esse formato de auxílio, o empregador poderá “dispensar” o colaborador, desde que ele cubra suas faltas, que serão justificadas, de acordo com as normas da CLT. Nesse caso a compensação de horas será feita quando as atividades da empresa voltarem e o empregado poderá cobrar apenas duas horas por dia.
O pagamento salarial tem algumas alterações. O que muda nesse formato, é o pagamento dos vales transporte e vales refeição, afinal já que o colaborador não vai até o estabelecimento.
Para saber mais assista ao vídeo!
As oportunidades e opções mudam para cada oficina. Buscando preparar a sua oficina para a retomada, você precisa procurar as alternativas que cabem no seu bolso e podem ser favoráveis para sua empresa, clientes e colaboradores.
Nesse momento de crise e pandemia é importante estar atento as novas flexibilizações do governo, quando falamos de emprego, de financeiro e também no quesito atendimento.
Já se perguntou como ter um pós-venda eficiente na sua empresa? Hoje, essa prática vem se tornand...
Você já se perguntou como administrar uma oficina mecânica financeiramente? Se acompanha nossos a...
Trabalhar com um sistema de gestão para auxiliar no gerenciamento do seu negócio e para aumentar a...
Deixe um comentário