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13
jun

Como fazer uma comunicação eficaz com o time de vendas

Sabe qual o principal segredo de empresas de sucesso? Ter uma comunicação eficaz, que ajuda a motivar os colaboradores e conquistar as metas estipuladas. Por isso, além de gestor, é necessário também ser um bom comunicador, pois tal aspecto influencia o desempenho da equipe e, consequentemente, os resultados do empreendimento.

Quer saber como fazer uma comunicação eficiente, capaz de melhorar a performance do time de vendas da sua empresa? É fácil: basta seguir estas 5 dicas abaixo!

1. Prepare o tema

Ninguém gosta de passar horas e horas escutando discursos sem saber ao certo qual o motivo da reunião. Por isso, diretores, executivos e coordenadores devem estabelecer o ponto principal que será debatido em uma reunião, antes de convocar todos os vendedores.

Então, reúna os colaboradores apenas quando todo o conteúdo do encontro estiver pronto e organizado.

2. Aposte em um diálogo aberto e direto

Esse é um aspecto fundamental quando o assunto é comunicação. Apresente os tópicos claramente, sem fazer rodeios. Seja direto e franco ao tratar o tema. Mas muito cuidado, pois tal comportamento não significa utilizar uma abordagem ríspida e sem educação. Pelo contrário: seja carismático e cordial!

Tal ação fará com que o time de vendas escute-o com atenção, além de criar simpática por você, o que facilitará todo o trabalho.

3. Treine a oratória para uma comunicação eficaz

Pode acreditar: falar bem é uma arte. Mas quem não nasceu com essa habilidade, não precisa se preocupar, afinal é possível melhorar a oratória por meio de treinamentos e cursos, que são capazes de ensinar a linguagem corporal e verbal adequada, além de trabalhar com a questão da postura.

Se preferir desenvolver esta habilidade sozinho, monte um diálogo imaginário, pratique falando em voz alta e após, solicite a ajuda dos amigos, pedindo para que eles sejam a sua plateia. No fim, verifique a opinião de cada um e realize as mudanças necessárias.

4. Opte por reuniões periódicas e de curta duração

Para garantir que toda equipe está alinhada com as metas de curto e longo prazo da empresa, busque realizar encontros ou reuniões periódicas, mas evite estender demais a duração desse momento.

Não esqueça que, após alguns minutos, a tendência é que os colaboradores parem de prestar atenção. Então, se quer ser ouvido e entendido, tente ser breve, fornecendo todas as informações em um período moderado.

A dica para tornar o momento mais agradável é chamar convidados e especialistas que contribuam com o assunto de forma didática e atrativa, ou até mesmo realizar um coffee break antes do evento. Essa simples ação pode, inclusive, aumentar a produtividade na empresa.

5. Acredite na comunicação face to face

Não há como negar que a tecnologia facilitou bastante os processos do universo corporativo e, claro, a comunicação organizacional. O WhatsApp, por exemplo, trouxe benefícios imensuráveis, desde que utilizados corretamente. Contudo, o método face to face, que nada mais é do que um diálogo direcionado e realizado pessoalmente, continua sendo o melhor meio de comunicação, garantindo a transmissão completa da mensagem.

Lembre-se também que críticas, mesmo que construtivas, devem ser realizadas individualmente e, obviamente, no estilo cara a cara. Já elogios, como se pode imaginar, são bem-vindos em público, afinal todos gostam de ser reconhecidos pelo trabalho prestado, não é mesmo?

Fato é que não existe uma fórmula mágica para este processo. Entretanto, com as dicas acima, você terá percorrido quase todo o caminho para garantir uma comunicação eficaz. Pode apostar!

Agora é sua vez. O que achou do conteúdo? Compartilhe conosco sua opinião!

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