Área do cliente
14
fev

Como fazer uma boa gestão com sistema para oficina mecânica

Atualmente, a preocupação gestores está ligada a um sistema para oficina mecânica e não somente ao trabalho técnico, pois é preciso acompanhar as tecnologias que são lançadas no mercado, afinal, muitos clientes necessitam dos mais variados serviços diariamente.

Os sistemas têm diversas vantagens e, pensando nisso, trouxemos para você um conteúdo que te mostra que a sua empresa também deve aderir as novas ferramentas, visto que fará uma melhor gestão com um sistema para oficina mecânica.

Conheça as vantagens de um sistema para oficinas

Pense em quanto tempo você gasta com capacitação da equipe, gerenciamento da empresa, pagamentos e cobranças, controle do estoque…, enfim, todos os trabalhos que envolvem a sua oficina mecânica e em como seria bom ter uma plataforma responsável por cortar pela metade esse tempo. Vamos para as vantagens?

Aqui você vai encontrar:

1. Redução de custos
2. Dados financeiros integrados em um só sistema
3. Gestão tributária
4. Controle de clientes usando sistema para oficina
5. Informação protegida
6. Todos os envolvidos têm acesso aos dados do sistema

Analise todas as vantagens:

1. Redução de custos

Um sistema para oficina mecânica tem como um dos primeiros objetivos te ajudar na reorganização de grande parte dos processos do seu negócio, bem como a automatização de operações diárias. Como resultado, sua oficina ganha redução de custos e aperfeiçoa a produtividade.

2. Dados financeiros integrados em um só sistema

Nós sabemos que ter uma empresa traz preocupações diárias, então que tal tirar uma de sua lista? Com um sistema de gestão para oficina mecânica, os dados financeiros ficam integrados e, dessa forma, analisar e acompanhar o desempenho geral das finanças se torna um processo mais fácil e ágil.

3. Gestão tributária

O Brasil tem um dos sistemas tributários mais complicados que existem em todo o mundo, portanto, gerir os tributos também não é uma tarefa fácil, porém, com um sistema para oficina mecânica o trabalho se torna menos difícil.

Com o sistema é possível fazer um controle maior e identificar rapidamente possíveis falhas e pendências com o fisco, como resultado, você evitará multas e, principalmente, gastos extras.

Como funciona o regime tributário no Brasil?

O regime tributário é um conjunto de leis que diz quais os tributos deverão ser pagos por uma empresa ao governo. O volume de arrecadação define o valor dos tributos. Atualmente, existem três regimes no país: Simples Nacional, Lucro Real, Lucro Presumido.

Simples Nacional

Foi criado em 2006 para simplificar o pagamento para microempreendedores individuais (MEI) e micro e pequenas empresas (MPEs).

Com ele, vários impostos sã0 pagos de uma vez:

  1. Impostos federais;
  2. Contribuição Social sobre o Lucro Líquido;
  3. Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social;
  4. PIS (Programa de Integração Social) e PASEP (Programa de Formação do Patrimômio do Servidor Público);
  5. Imposto de Renda Pessoa Jurídica;
  6. Imposto sobre Produtos Industrializados;
  7. Impostos estaduais;
  8. Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços;
  9. Impostos pagos à Previdência Social;
  10. Contribuição Patronal Previdenciária.

Ele garante para a empresa a redução da burocracia e dos custos que envolvem obrigações trabalhistas, alíquotas menores. Para participar o Simples Nacional, o faturamento anual não pode ultrapassar R$ 3,6 milhões.

Lucro Presumido

Este tributo é a faixa de enquadramento indicada para empresas que tem faturamento anual menor que R$ 78 milhões, margem de lucro real maior que o lucro estimado e custos operacionais e de folha de pagamentos baixos.

Os tributos são calculados conforme a atividade desenvolvida na empresa e variam de 1,6% a 32% da sua receita.

Lucro Real

Por fim, aqui se encaixam as empresas de qualquer segmento. O cálculo dos impostos são debitados do faturamento mensal ou trimestral, feito com base no lucro real do seu empreendimento.

Para as empresas que trabalham com Lucro Real é essencial ter um contador, pois os impostos não são unificados em uma mesma guia e é preciso fazer inventário e Demonstrativo do Resultado do Exercício e apresentar à Receita Federal documentos para declaração de lucro apurado.

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4. Controle de clientes usando sistema para oficina

Você, enquanto gestor, quase não tem tempo para oferecer um período grande de atenção aos seus clientes, certo? Com o sistema de gestão todas as informações sobre os seus clientes ficam centralizadas em apenas um lugar e, dessa maneira, você tem muitos benefícios: há maior segurança para atender os pedidos dos consumidores e todos em sua equipe conseguem acesso o histórico do cliente.

Como consequência, torna-se mais fácil fidelizar os clientes, já que você terá mais tempo para atendê-los.

5. Informação protegida

Todos os dados da sua empresa e os dados dos seus clientes ficam protegidos, dessa forma, será mais difícil perder todas as informações necessárias para que o seu trabalho seja feito, além disso, as chances de fraudes diminuem.

6. Todos os envolvidos têm acesso aos dados do sistema

Com o sistema para oficina mecânica todos os setores da sua empresa ficam interligados e todos os envolvidos no trabalho têm acesso aos dados salvos na base, além disso, todos os setores são alimentados ao mesmo tempo, ou seja, nenhum setor ficará desatualizado.

Ofereça um diferencial

Não é difícil de encontrar uma oficina mecânica em cada esquina que você passa, correto? Claro que em todos os ramos existe concorrência, mas para atrair mais clientes você deve oferecer um diferencial.

Adquirir um sistema para oficina mecânica é uma ótima maneira de conquistar novos clientes, pois você consegue aprimorar a sua relação com eles e passar orçamentos de forma mais rápida, já que o sistema realiza cálculos e gráficos para você.

Assim, você e toda a sua equipe terão um melhor aproveitamento do dia, podendo administrar todas as tarefas e oferecer um atendimento excelente para o consumidor.

E, principalmente, você mostrará para o cliente que ele é importante e despertará nele, a vontade de retornar a sua oficina quando precisar um serviço mecânico novamente.

Torne a pós-venda mais atraente

Muito se engana quem pensa que a venda termina no momento em que o cliente paga pelo serviço e vai embora. O processo de pós-venda é tão importante quanto o de venda, pois ele ajuda a garantir a satisfação dos seus clientes e é um grande impulsionador para que eles retornem para mais serviços e que indiquem para conhecidos.

Passos para fazer a pós-venda:

  • Cadastre seus clientes
  • Faça uma análise de satisfação
  • Ofereça brindes personalizados

Saiba mais sobre:

Cadastre seus clientes

Se lembra quando falamos sobre controle de clientes? O sistema para oficinas mecânicas garante para você uma base de dados com informações cadastrais dos seus clientes. Ter os dados à mão sempre que o cliente for a sua oficina torna o trabalho mais ágil, logo, você não perde tempo coletando sempre as mesmas informações e consegue liberar o seu cliente mais cedo, pois ele, assim como você, tem diversas tarefas para fazer durante o dia.

Faça uma análise de satisfação

Para conseguir uma pós-venda assertiva você deve saber o índice de satisfação dos seus clientes. Portanto, faça pesquisas! Elas mostram que a sua empresa se preocupa em saber a opinião do cliente, se ele foi bem atendido e se está satisfeito com o serviço que adquiriu ou se tem sugestões de melhorias.

As pesquisas podem ser feitas por e-mail sempre que o cliente buscar os seus serviços e, além de perguntas em que o cliente avalia situações de 1 a 5 ou 1 a 10, você pode disponibilizar um quadro para ele falar coisas que você não perguntou.

Ofereça brindes personalizados

Que tal oferecer chaveiros, aromatizantes para veículos ou garrafinhas para os seus clientes? Eles podem ser personalizados com a sua marca, dessa forma, sempre que o cliente olhar para ele, terá um lembrete da sua oficina mecânica e quando precisar novamente de um serviço saberá diretamente aonde ir.

 

Contrate o sistema para oficina mecânica correto

Como vimos, um sistema para oficina mecânica pode facilitar muito as suas tarefas diárias e te ajudar a otimizar o seu tempo, dessa forma, você consegue destinar um atendimento diferenciado para os seus clientes e mostrar que a empresa se importa com relações humanas.Existem diversos sistemas de gestão no mercado e a pesquisa é a melhor forma de encontrar o correto para você e sua equipe.

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