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01
nov

Como fazer um bom orçamento para os clientes

Como fazer um bom orçamento para os clientes? Já parou para pensar se você faz isso? Quantas vezes um cliente foi até sua oficina mecânica, gostou do espaço, pediu que você e sua equipe avaliassem o carro, mas na hora de passar o orçamento para o cliente, você não conseguiu finalizar? Ficou com o negócio em aberto e nunca mais viu nem o cliente e nem o carro dele. Esse é um dos grandes problemas de muitas oficinas. O cliente se interessa pelo serviço, mas nunca mais volta após receber seu orçamento. Se isso acontece com certa frequência na sua loja, então é o momento certo para você rever todos os itens do seu orçamento e o processo que você utiliza para fazer e apresentar os orçamentos.

É preciso levar em conta todo o procedimento e aplicar novas ideias e métodos simples, mas que podem fazer a diferença na hora de fechar negócio ou acabar deixando mais um cliente ir embora. Então, fique atento às dicas que preparamos para você.

Dicas para fazer um bom orçamento para os clientes

Esteja atento ao processo e aos detalhes

Cada oficina têm suas características próprias, e mesmo que muitas oficinas precisem melhorar seu orçamento, cada uma tem que entender sua realidade em primeiro lugar. Ou seja, é preciso pensar no processo todo de elaboração, apresentação e acompanhamento do orçamento. Assim, você consegue entender quais pontos você e sua equipe têm realizado com sucesso. Você também enxerga em que pontos melhorar.

Cuide da apresentação do orçamento

Se o seu orçamento ainda é uma folha de papel em branco, apenas com alguns serviços principais e o preço, saiba que existe uma maneira melhor de apresentar sua oficina para os clientes.

• Use um template: templates são páginas pré-configuradas que podem ser editadas através de um formulário. Por isso, é importante ter um template padrão. Crie um documento que será o modelo para todos os orçamentos que você fizer na oficina.

Nesse modelo, é preciso que tenha bem claro os seguintes dados:

PRINCIPAIS DADOS:

• Nome e logomarca da oficina;

• Endereço e contato da oficina;

• Serviços a serem prestados;

• Preço por serviço;

• Formas de pagamentos;

• Prazo para entrega e pagamento;

• Possíveis descontos.

Foque nesses itens e procure simplificar deixando o conteúdo objetivo e fácil de entender. Além disso, utilize um padrão fácil de ser editado, feito em programas como o Word, da Microsoft, ou um documento no Google Drive. Para uma organização ainda melhor, ainda existem os sistema de gerenciamento que fornecem os modelos. Os sistemas que indicamos são os sistemas Tecinco Tecnologia! Com esse sistema, você consegue coletar todos os dados do seu cliente cadastrado para utilizá-los no orçamento, facilitando e deixando todo o processo mais prático!

Tenha um processo

Tendo um modelo pronto, seu objetivo é fazer com que cada cliente saia da oficina com seu próprio orçamento. Para que isso aconteça, você precisa estabelecer um processo bem estruturado desde o momento em que o cliente pisa na loja até ir embora. Por exemplo, assim que o cliente chegar, o atendente precisa focar em algumas perguntas e informações fundamentais para que os técnicos consigam avaliar o veículo com maior precisão.

O atendente deve prestar atenção:

• Na data da última revisão do carro;

• Nas necessidades e problemas que o cliente apontar;

• No prazo que o cliente indicar;

• No estado geral do carro.

Depois de colher essas informações, o atendente passa os dados para os mecânicos. Ao avaliar o carro, os técnicos precisam levar em conta essas informações e seu parecer de especialista. Dessa maneira, é possível chegar aos problemas que o veículo apresenta e aos serviços necessários. Levando em conta o prazo estipulado pelo cliente e se chega a um preço bom para ambos. 

Dê explicações e tire dúvidas

Pensando sempre no cliente, tenha espaço e tempo para que o consumidor tire todas as dúvidas necessárias. O processo de apresentação do orçamento tem que ser ágil e ao mesmo tempo, existem clientes que demandam mais atenção e querem entender cada detalhe da avaliação feita. Tenha tempo para esse cliente. Se preciso, chame um dos mecânicos para explicar cada serviço e o que esperar do orçamento proposto.

Lembre-se que na oficina todo cuidado é pouco. Demonstre confiança para os clientes e ofereça serviços sólidos que, de fato, vão resolver os problemas apresentados. Seja transparente aos expor o que será feito no veículo. Cumpra o que prometer e dê a atenção necessária a cada cliente. Isso fará a diferença na hora de fazer um bom orçamento para clientes e finalizar um negócio.

Calcule seus custos

Depois de pensar no modelo, na apresentação e nas dúvidas dos clientes, é hora de pensar no preço dos serviços, nos seus custos e nos seus ganhos. Afinal, por mais que a intenção seja sempre a de agradar aos clientes, seu serviço precisa incluir seus custos e também precisa gerar lucro.

Entre os custos, estão:

• As peças a serem utilizadas;

• A mão de obra dos mecânicos;

• Os custos fixos, como energia, água e aluguel;

• Impostos e outras taxas;

• Manutenção do seu espaço;

Ao calcular o preço de cada serviço é importante levar em conta cada gasto. Tenha em mente seus custos e a margem de lucro. Só então chegue a um orçamento final que seja bom para os dois lados: para você e para o cliente. Além disso, leve em conta o preço da concorrência. A dica é sempre calcular o menor preço possível que você pode oferecer e o preço mais elevado. Assim você consegue chegar a um equilíbrio no preço.

Encontre ótimos fornecedores

Outra etapa muito importante de todo o processo de elaborar e apresentar um orçamento vem bem antes de fazer a proposta. Estamos falando de escolher seus fornecedores e encontrar ótimos produtos por bons preços. Isso permite que você tenha um custo menor com as peças e assim possa repassar por um preço menor para o cliente. Ou seja, bons fornecedores são a chave para você oferecer um preço competitivo para o cliente final e fechar mais orçamentos. Por isso, trabalhe com os fornecedores para conseguir descontos nos produtos. E, assim que encontrar esses parceiros, continue nutrindo a parceria. Lembre-se de que nem sempre é fácil achar fornecedor de qualidade e confiável. Então valorize os bons parceiros.

Apresente opções de pagamento e parcelamento

Para garantir que o cliente tenha todas as chances para escolher sua oficina, ofereça opções de pagamento e parcelamento. A grande maioria das pessoas procura os serviços da oficina pensando em parcelar o valor a ser pago. Afinal, o custo de uma revisão ou manutenção no veículo costuma ser um pouco além do orçamento familiar. Por isso, o dono da oficina precisa pensar em como atender a essa demanda.

Ofereça descontos promocionais e negocie

Por fim, tendo definido seu preço e as formas de pagamento, esteja pronto para oferecer desconto e negociar com o cliente! Afinal, sabemos que quase todo brasileiro está sempre interessado em fazer bom negócio e acaba pedindo desconto. 

Preço e negociação

Pense bem no seu preço. A dica é incluir no seu preço total final os juros de um pagamento em 12 parcelas, por exemplo. Então, se o cliente optar por parcelar em 5 vezes, você consegue negociar oferecendo um desconto. Se o cliente quiser fazer o pagamento à vista, você consegue oferecer um desconto ainda melhor, pois você incluiu taxas e juros no seu preço final. Isso dá a você a margem necessária para negociar.

Descontos especiais

Ainda tendo em vista essa margem de negociação, ofereça desconto para os clientes especiais. Ou seja, se o cliente sempre faz revisão com você ou providencia a manutenção do carro na sua oficina todo ano, ofereça um desconto de fidelidade. Ou também, no aniversário do cliente, forneça a ele um cupom válido por um mês de 10% de desconto em um orçamento completo. Assim o cliente vai se sentir motivado a procurar a oficina antes mesmo do planejado. Ofereça esses descontos em outras datas comemorativas também, como no dia das mães, dia dos pais ou feriados de pouco movimento na loja. O importante é pensar no cliente e em como o desconto será atrativo para ele.

Como fazer um bom orçamento para os clientes – Conclusão

Essas foram nossas dicas para todo dono de empresa que quer apresentar um bom orçamento para os clientes. A ideia é estar atento ao processo todo: desde o contrato com fornecedores e a definição de custos até a elaboração e a apresentação do orçamento. E lembre de dar atenção especial a formas de pagamento e descontos. Reúna-se com sua equipe e coloque em prática essas sugestões!

Se tiver alguma dúvida fale com a gente! Com o nosso sistema ajudamos você a controlar a organização da sua empresa!

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