Área do cliente
20
mar

Como atrair mais clientes para a minha oficina de motos

No Brasil, existem 26,7 milhões de motos. O número é um bom indicador de como atrair mais clientes para a sua oficina. O dado é do Mapa da Motorização Individual no Brasil 2019, que apresenta o crescimento da frota de carros e motos no país de 2008 a 2018.

Agora, você deve estar se perguntando: “como utilizar os números ao meu favor?”, os dados mostram uma vasta gama de clientes, que podem buscar a sua oficina para os mais variados serviços: manutenção preventiva, reparos mais sérios, lavagem, troca de pneus… enfim.

E, para te ajudar a como atrair mais clientes cada vez mais em sua oficina, preparamos este conteúdo.

Esteja na internet!

Hoje, tudo está conectado e, se você tem um perfil no Facebook, obviamente os seus possíveis clientes também têm! Então, por que a sua oficina não deveria ter uma página na segunda rede social mais utilizada do Brasil, ficando atrás apenas do YouTube, com 2 milhões de usuários?

Criar uma página é fácil e rápido e aumenta muito mais as suas chances de visualização!

Além disso, você também pode se comunicar com os seus clientes por meio do WhatsApp, já que as pessoas estão mais habituadas do que a receber ligações.

Outra dica para se manter conectado é utilizar um sistema de abertura de ordens de serviço, que, além de otimizar o tempo, te possibilita enviar cada passo da OS para o cliente.

Esteja também nos eventos!

Tão importante quanto estar na internet, é estar nos eventos, como feiras e competições esportivas! Imagine os eventos como uma rede social física, onde você pode divulgar o seu negócio. Essa é uma excelente estratégia, pois mostra que você faz um serviço de qualidade, além disso, a conversa pessoalmente com os potenciais clientes é muito importante.

Outra dica é fazer parcerias com locais relacionados a sua oficina. Por exemplo, se o seu cliente abastecer no posto de combustível X, na próxima vez que for até a sua oficina ele ganha 5% de desconto em qualquer serviço.

Não se esqueça: antes de tudo, você lida com pessoas!

Parece bobo dizer isso, não é? Mas, muitas vezes, na correria diária, acabamos nos esquecendo que, antes das máquinas, lidamos com pessoas. Por isso, você deve pensar primeiro no bom atendimento ao seu cliente.

Por que? Ele é o responsável por te ajudar a manter o negócio aberto e por fazer indicações de você aos conhecidos, sejam elas, boas ou ruins!

Tem como atrair mais clientes usando programa de fidelidade?

Sim! Você pode oferecer um cartão fidelidade aos seus clientes e, a cada vez que eles realizarem 10 serviços mecânicos na moto, ganham uma troca de óleo gratuita. Como você vai conquistar mais clientes dessa forma? Aqui voltamos ao tópico das indicações!

Além disso, o programa de fidelidade é exatamente o que o nome diz: fidelizar os seus atuais clientes.

Ambiente confortável e convidativo

O tempo muda e as pessoas também, atualmente, não apenas um serviço mecânico bem executado é suficiente. Os clientes procuram ambientes confortáveis e convidativos.

A dica é: faça uma sala de espera organizada, limpa, com locais para sentar e com revistas sobre motos. Com certeza isso será um diferencial e o cliente vai querer voltar.

Porém, é muito importante que você tenha em mente que, por mais que o ambiente for agradável, mas o atendimento não for bem feito, o cliente não voltará.

Clicando aqui você pode acessar o nosso conteúdo sobre como encantar o cliente com um ótimo atendimento!

Aceite várias possibilidades de pagamento

Muitas vezes alguns clientes deixam de fechar negócio com a sua oficina, pois você não aceita pagamento com cartão ou não parcela os valores mais do que duas vezes. Serviços mecânicos em geral não são baratos e, quanto mais possibilidades de pagamento você aceitar, menos perde clientes.

Capacite sua equipe para atender todas as pessoas

Se lembra quando falamos para você que existem 26,7 milhões de motos? Com certeza todas as pessoas que as pilotam são diferentes. Existem aquelas que já possuem muitos anos de estrada, aquelas que não entendem muitas coisas sobre mecânica, aquelas que acabaram de sair das autoescolas e aquelas que sabem muito sobre mecânica.

Portanto, a sua equipe deve estar capacitada para atender todas essas pessoas! Uma dica de ouro para você é oferecer, de tempos em tempos, capacitações para os seus funcionários, no próprio local de trabalho, nos horários que melhor se encaixem para a equipe.

Ao fim das capacitações você pode oferecer um almoço ou um jantar entre todos os membros da equipe, como forma de mostrar que eles também são importantes para a empresa.

Valorize o seu funcionário

Funcionários desmotivados e que não se sentem valorizados tendem a entregar os serviços com atraso ou com qualidade inferior a esperada. Isso pode ocorrer por diversos motivos, entre eles: falta de benefícios aos funcionários, muita pressão no ambiente de trabalho, problemas com os gestores…

Se isso acontecer, é você quem perde, pois, além de um funcionário sem vontade de trabalhar, seus clientes deixarão de procurar a sua oficina, já que saberão que a qualidade do serviço diminuiu.

Dicas para mostrar aos seus funcionários que eles são valorizados são: ofereça benefícios, faça reuniões de feedback, pergunte a eles o que pode melhorar na empresa, escute sugestões e avalie se elas são viáveis ou se necessitam de alguns ajustes para passarem a valer em sua oficina.

Um sistema de gestão também pode te ajudar a atrair novos clientes

Como? O sistema irá otimizar o tempo de trabalho da sua equipe, pois toda a sua empresa é integrada ao sistema. Inclusive as peças disponíveis em estoque, e várias coisas podem ser feitas de maneira automatizada, como a abertura de ordens de serviço.

Existem diversos sistemas no mercado e você deve estudar aquele que melhor se encaixa a sua necessidade. Pesquisar é essencial neste momento!

Recapitulando: como atrair mais clientes

Agora você viu que o primeiro passo para atrair mais clientes é marcar presença na internet, em eventos voltados para as duas rodas, fazer um bom atendimento ao seu cliente e buscar maneira de fidelizar todos que passam por sua oficina.

Por isso, chegou a hora de pôr em prática todas as nossas dicas. Se você já faz alguma delas, comente para nós. Ficaremos felizes em ouvir o seu feedback! Ah, e se você tem outra dica, também pode deixar na caixa de comentários.

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