Área do cliente
30
mar

Como abrir uma concessionária de caminhões

Abrir uma concessionária de caminhões, sejam eles novos ou usados, exige planejamento e dedicação. Além disso, você deverá pesquisar muito bem o mercado, conhecer a região onde pretende abrir o seu negócio e descobrir quais são as necessidades de compra daquelas pessoas e o que o seu empreendimento pode entregar de novo e diferente das demais concessionárias do segmento.

Uma dica valiosa que você deve anotar é: entenda seu público e preencha as lacunas, as pessoas procuram coisas diferentes das quais já estão disponíveis no mercado. Se você abrir uma concessionária e oferecer tudo o que já oferecem, dificilmente conquistará o tanto de clientes que poderia conquistar se tivesse um diferencial.

Para te ajudar, preparamos um conteúdo com oito dicas que falam sobre os principais pontos que você deve se atentar antes de abrir as portas.

Aqui você vai encontrar:

1 – Analise o mercado

2 – Tenha controle de suas finanças

3 – Ofereça um diferencial

    • Definir a forma de pagamento pode ser um importante diferencial

4 – Venda os caminhões certos

    • Optar por uma franquia para a sua concessionária de caminhões é uma boa ideia

5 – Escolha a equipe certa para a sua concessionária de caminhões!

6 – Capacite os seus funcionários

7 – Proteja seus dados

8 – Conte com um bom sistema de gestão

9 – O que vimos até aqui?

Analise o mercado!

Primeiramente, como já adiantamos aqui, para abrir uma concessionária de caminhões, ou demais empreendimentos, é mais do que necessário conhecer a região e o mercado.

Por exemplo, você pretende abrir uma concessionária de caminhões no Centro da cidade onde vive, então precisa analisar: há concessionárias do mesmo segmento nesta área? Com quais marcas/franquias eles trabalham? Os caminhões são novos ou usados? O que está sendo oferecido e o que eu posso fazer melhor e com mais estratégias?

Ou seja, você deve analisar a concorrência. Mas tenha em mente: não estamos dizendo para copiá-los! Aliás, seria um grande erro fazer isso! Por que? Te contamos no próximo tópico.

Tenha controle de suas finanças

Antes de efetivamente abrir as portas da sua concessionária de caminhões é essencial ter controle total de suas finanças. Você precisa ter uma média de quais serão os valores fixos mensais de seu empreendimento e ainda contar com um capital para emergência.

Calcule tudo, coloque na ponta do lápis, faça planilhas, o que melhor se adequar para você.

Ofereça um diferencial!

Agora você analisou a região, conhece as concessionárias, então é hora de partir para o próximo passo para abrir a sua concessionária de caminhões! Ofereça um diferencial!

Este passo dependerá dos resultados de suas pesquisas, pois o seu diferencial pode estar no atendimento, nas estratégias de venda, nos veículos que serão vendidos, na pré e pós-venda, nas pessoas que você contratará, a forma de pagamento… enfim, uma série de fatores.

Definir a forma de pagamento pode ser um importante diferencial

Atualmente, existem diversas maneiras de se pagar uma compra, o ideal é que você cubra todas as bases e tenha condições de receber da maneira que o seu cliente desejar pagar.

Deixar de fechar uma venda por não trabalhar com o pagamento do cliente será muito frustrante!

Por isso, se você pensa em trabalhar com financiamento, o primeiro passo é buscar um banco ou instituição financeira para dar início ao processo.

Venda os caminhões certos!

Você pesquisou, analisou as necessidades do mercado e, antes de mais nada, precisa escolher os caminhões corretos para vender. Eles serão novos? Seminovos? Usados? Qual a marca? Você abrirá uma franquia?

Além disso, durante as suas pesquisas de mercado você sentiu qual a necessidade para a região onde você pretende abrir a sua concessionária, portanto, a sua empresa deve preencher as lacunas abertas!

Optar por uma franquia para a sua concessionária de caminhões é uma boa ideia

As grandes marcas trabalham com franquias, por isso, é uma boa opção para o seu empreendimento. Funciona de um jeito fácil de entender: você paga uma taxa ao franqueador e fecha o contrato para operar o negócio. Mas, para te explicar ainda melhor, separamos um vídeo:

Escolha a equipe certa para a sua concessionária de caminhões!

Lembra o primeiro passo que te aconselhamos a fazer? Analisar o mercado, portanto, agora é a hora de escolher equipes melhores das que a você encontrou!

A equipe certa definirá o bom atendimento, a qualidade no serviço ofertado, a pós-venda de qualidade e vários outros fatores que envolvem o processo de venda, como a captação dos clientes, até o encantamento deles.

Ah, e clicando aqui você pode baixar gratuitamente o nosso guia de como encantar o cliente com ótimo atendimento!

Agora que você já baixou o nosso guia, provavelmente, está se perguntando “como encontrar a equipe ideal?”, bom, vai depender da equipe que você sentiu necessidade de montar. Sua concessionária precisa de um vendedor com muita experiência de campo? De uma pessoa para atender na recepção? De outro funcionário que cuide somente da parte de pós-venda?

Para buscar todas essas pessoas você deve divulgar as vagas e aguardar pelos currículos e, entre todos, escolher os ideais para a sua concessionária de caminhões.

Uma dica para divulgar vagas e pesquisar perfis é o Linkedin. Se você ainda não possui um perfil, é muito simples de fazer! Neste link há um passo a passo de como se cadastrar.

Capacite os seus funcionários!

Algo que falamos com frequência por aqui no blog da Tecinco é sobre a importância de capacitar os funcionários. Mas não pense que estamos falando de coisa de uma vez e nunca mais!

A capacitação faz parte de um conjunto de estratégias para ensinar a sua equipe a como sempre entregar o melhor atendimento possível. O mercado de caminhões está em constante atualização e, mesmo que você opte por trabalhar com uma franquia, precisa saber tudo sobre a marca que escolheu para fazer parceria e isso inclui que os seus funcionários saibam tudo!

Cabe a você, enquanto gestor, alinhar com os funcionários quais são os melhores horários para que eles participem das capitações.

Proteja os dados de sua concessionária de caminhões!

Há muitos casos conhecidos de empresas que perderam seus dados porque não utilizavam um bom sistema de backup ou porque houve falha humana. Os dados são mais do que essenciais para o funcionamento de sua empresa, neles constam todas as informações sobre os seus clientes, seus funcionários e sobre o próprio empreendimento. Perdê-los pode significar um sério problema.

Grandes empresas que já perderam dados:

  • TJX Companies;
  • Disney;
  • Banco HSBC.

A Microsoft é um dos exemplos de empresa que teve os dados dos usuários do Sidekick perdidos em 2009. Então se uma grande empresa, conhecida mundialmente, sofreu problemas, por que a sua empresa estaria imune? Se proteja!

Conte com um bom sistema de gestão

Agilizar processos, ter informações sempre à mão, controlar as finanças… são várias as vantagens de um sistema de gestão. É mais do que necessário contar com um, ainda mais em tempos de internet, em que as pessoas presam pela rapidez mais do que tudo.

Existem vários sistemas no mercado e o ideal é que você procure o que pode atender melhor as suas necessidades.

O que vimos até aqui?

Hoje você aprendeu várias dicas valiosas para abrir a sua concessionária de caminhões, entre elas, conhecer o mercado, aceitar diversas opções de pagamento, decidir se abrirá uma franquia, como montar a sua equipe e estratégias para manter a sua empresa segura e a facilitar o trabalho, contratando um sistema de gestão que seja adequado para o seu segmento. Agora é hora de pôr as dicas em prática e dar início ao seu empreendimento!

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os comentários do blog são via facebook. Para comentar você tem que estar logado lá.
Lembre-se que o comentário é de inteira resposabilidade do autor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CONTATO

  • Cascavel - Paraná
    Rua Minas Gerais, 1097 - Centro
  • (45) 3301-5050
  • comercial@tecinco.com.br

TRABALHE CONOSCO

  • ASSOCIADOS

  • CONHEÇA OUTROS PRODUTOS

  • PROJETOS SOCIAIS

REDES SOCIAIS

Agência de Publicidade e Criação de Sites Ícone Cascavel