Área do cliente
13
out

Como a previsão de demanda pode impactar na correta gestão de estoque?

Previsão é o processo de antecipar as necessidades futuras. Isso pode incluir a exigência de: tamanho, quantidade, qualidade, tempo e localização, a fim de atender à demanda do consumidor por bens ou serviços. A previsão de demanda é, justamente, a demanda por produtos que são esperados durante um determinado período no futuro.

A previsão está se tornando o sinal de sobrevivência e a linguagem dos negócios. As previsões são, portanto, requisitos essenciais para a estabilidade dos negócios. Gestão requer previsão de informações ao tomar uma ampla gama de decisões.

A previsão de vendas é particularmente importante, pois é a base sobre a qual todos os planos da empresa são construídos em termos de mercado e receita. Se você cuida do estoque, precisa saber como funciona a previsão de demanda e sua importância. Portanto, continue lendo!

Por que a previsão de demanda é tão importante?

É cada vez mais importante e necessário para o negócio prever as suas perspectivas futuras em termos de vendas, custos e lucros. O valor das vendas é crucial, uma vez que afeta os custos de lucros. Por isso, a previsão de vendas futuras é o ponto de partida lógico de todo o planejamento de negócios.

É uma avaliação objetiva do futuro curso de ação. Por exemplo, a gestão integrada, logística, o controle de estoque e monitoramento inteligente são formas de reduzir erros dentro da previsão de demanda, percebe? Logo, quanto mais realistas forem as previsões, mais as decisões serão eficazes para ser tomadas no amanhã.

Por isso que, no post de hoje, você conhecerá mais sobre o conceito, os principais benefícios e como criar uma previsão de demanda eficiente!

Para que serve a previsão de demanda?

  • Realização de objetivos

Implica que cada unidade de negócios comece com determinados objetivos pré-definidos. A previsão de demanda ajuda no cumprimento desses objetivos. Uma organização estima qual a atual demanda por seus produtos e serviços no mercado e avança para alcançar as metas estabelecidas.

Se a demanda por produtos da organização é baixa, devem-se tomar medidas corretivas, de modo que o objetivo conjunto possa ser alcançado.

  • Preparação do orçamento

Desempenha um papel crucial na tomada de preços e organização, estimando os custos e as receitas esperadas. Por exemplo, uma organização previu que a demanda por seu produto, que tem um preço de R$ 10,00, seria de 10.000 unidades. Em tal caso, a receita total esperada seria de 10 * 10.000 = R$ 100.000. Desta forma, a previsão de demanda permite que as organizações preparem seu orçamento.

  • Estabilização do emprego

Ajuda a organização a controlar as suas atividades de recrutamento. Organizar de acordo com a demanda prevista de produtos ajuda a evitar o desperdício de recursos de uma organização.

Isso ajuda ainda mais uma organização na contratação de recursos humanos de acordo com a exigência. Por exemplo, se uma organização espera um aumento na demanda por seus produtos, pode optar por trabalho extra para satisfazer o aumento da demanda.

  • Expansão das organizações

Implica que a previsão de demanda ajuda a decidir sobre a expansão do negócio. Se a demanda esperada para os produtos é maior, então a organização pode planejar expandir ainda mais. Por outro lado, se a demanda por produtos cair, a organização deve reduzir o investimento do negócio.

  • Tomada de decisões

Ajuda na tomada de decisões críticas, como decidir a capacidade da planta, determinando a exigência de matéria-prima e assegurando a disponibilidade de mão de obra e capital.

  • Avaliação do desempenho

Ajuda a fazer correções. Por exemplo, se a demanda por produtos de uma organização é inferior, pode tomar ações corretivas e aperfeiçoar o nível de demanda, melhorando a qualidade de seus produtos ou investindo mais em publicidade, marketing digital, por exemplo.

Como fazer uma boa previsão de demanda?

Para quem é responsável pelo estoque, vale a pena saber como fazer a previsão da demanda.

  • Definição do objetivo

Refere-se à primeira e mais importante etapa do processo de previsão de demanda. Uma organização precisa indicar claramente a finalidade de previsão de demanda antes de iniciá-la.

Definir o objetivo de previsão de demanda envolve o seguinte:

  1. Decidir o período de tempo de prever se uma organização deve optar para a previsão de curto prazo ou previsão de longo prazo;
  2. Decidir se a previsão será relacionada a todo o mercado ou para o segmento do mercado.
  3. Determinação do período de tempo

Envolve decidir a perspectiva temporal para a previsão da demanda. A demanda pode ser prevista por um longo período ou curto período.

No curto prazo, determinantes da demanda podem não se alterar significativamente ou permanecer constantes, enquanto que, em longo prazo, há uma mudança significativa nos determinantes da demanda. Portanto, uma organização determina o intervalo de tempo na base dos seus objetivos definidos.

  • Selecionamento de um método de previsão de demanda

Constitui um dos passos mais importantes do processo de previsão de demanda. O método de previsão de demanda difere de organização para organização, dependendo da finalidade da previsão, período de tempo, exigência de dados e sua disponibilidade. Selecionar o método adequado é necessário para poupar tempo e custos e garantir a fiabilidade dos dados.

  • Coleta dados

Requer a coleta de dados primários ou secundários. Os dados primários referem-se aos dados que são coletados por pesquisadores através de observação, entrevistas e questionários para uma pesquisa particular. Por outro lado, os dados secundários referem-se a dados que são recolhidos no passado, mas podem ser utilizados no presente trabalho/cenário de investigação.

  • Levantamento resultados estimados

Envolve uma estimativa da demanda prevista para os anos pré-determinados. Os resultados devem ser facilmente interpretados e apresentados numa forma utilizável. Os resultados devem ser de fácil compreensão pelos leitores ou da gestão da organização. Não se esqueça de deixar todos envolvidos para que sua equipe possa ser mais eficiente e alcançar os resultados!

Os resultados da previsão de demanda

Percebe-se, por tudo o que foi exposto, que a previsão de demanda pode trazer muitas vantagens ao empreendimento. Ao ser feita de forma incorreta pode impactar negativamente o negócio, provocando diminuição de lucro, não ocorrendo o giro de estoque, por exemplo.

Logo, é necessário maior organização e planejamento para que as estimativas, vulgo, previsões, atendam aos objetivos da empresa.

Achou interessantes as nossas dicas sobre previsão de demanda? Então saiba mais sobre o assunto lendo nosso artigo sobre gestão do tempo para empreendedores, aumentando sua produtividade e otimizando o seu dia a dia profissional!

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os comentários do blog são via facebook. Para comentar você tem que estar logado lá.
Lembre-se que o comentário é de inteira resposabilidade do autor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CONTATO

  • Cascavel - Paraná
    Rua Minas Gerais, 1097 - Centro
  • (45) 3301-5050
  • comercial@tecinco.com.br

TRABALHE CONOSCO

  • ASSOCIADOS

  • CONHEÇA OUTROS PRODUTOS

  • PROJETOS SOCIAIS

REDES SOCIAIS

Agência de Publicidade e Criação de Sites Ícone Cascavel