Área do cliente
21
jul

Cliente insatisfeito em oficinas: como reverter essa situação?

Nada mais incômodo do que a sensação de frustração diante da contratação de um serviço que não é entregue como o imaginado. Pior ainda se isso acontece com um cliente da sua oficina. Além da dor de cabeça criada, sua empresa pode ficar com a imagem arranhada. Para evitar que isso aconteça veja abaixo 6 passos para acalmar qualquer cliente insatisfeito.

1. Abra espaço para o diálogo

Clientes nervosos costumam ficar muito agitados e acabam contagiando pessoas ao seu redor. Para minimizar esse efeito e conseguir um clima favorável ao diálogo, avalie qual o melhor local para atendê-lo. Uma sala reservada ou mesmo um espaço longe de barulho vai te ajudar a começar a resolver o problema dele.

Dê preferência para lugares calmos, bem iluminados e busque não ficar tão perto fisicamente do cliente de maneira que ele se sinta invadido e nem tão longe que ele se sinta desprezado. Se for o caso, saia de trás do balcão.

2. Escute o cliente insatisfeito

Preste realmente atenção ao que o seu cliente tem a dizer. Foque em perceber qual a principal reclamação. Por mais que ele possa falar de várias coisas, alguma vai ser a principal.

Dê mais atenção a esta primeiro, depois cuide do resto. Se por acaso não estiver certo do que ele está dizendo, faça perguntas com calma e dê espaço para ele falar.

3. Investigue o problema

Confira cada detalhe que for relevante da queixa do problema do cliente. Assim, você mapeia o ocorrido e também identifica possíveis melhorias a serem feitas na sua oficina. Se houver outra pessoa envolvida, escute a versão dela também.

É natural que cada pessoa tenha uma versão da situação. Compare pontos em comum e divergências sem instigar o conflito.

4. Demonstre segurança

Seu cliente vai querer falar “com quem resolve”, por isso ao tratar do assunto você precisa mostrar que realmente pode resolver o problema.

Se por caso a pessoa responsável não estiver disponível, explique o motivo e tome todas as providências que puder. Além disso, assegure-se que a reclamação tenha uma resolução.

5. Resolva o problema

Parece óbvio, mas a melhor coisa a fazer para diminuir a ira de qualquer cliente nervoso é resolver a queixa o mais rápido possível. Enquanto o tempo passa e a situação dele não tem uma solução, o clima só tende a piorar e esse problema pode acabar desdobrando em outros na sua oficina.

6. Tenha um pós-venda

Mesmo depois de ter solucionado o motivo da reclamação do seu cliente, ele ainda pode sair um pouco irritado da sua oficina. Tendo feito o que estiver ao seu alcance para minimizar essa possível sensação de frustração dele, uma boa ideia é investir em um contato pós-venda personalizado.

Ofereça um desconto ou faça uma promoção especial para ele. Esse tipo de atitude vai diminuir as chances de você perdê-lo.

Ter um cliente insatisfeito na sua oficina pode ser algo evitável, mas não 100% do tempo. De toda forma, se isso acontecer, mantenha a tranquilidade e siga os 6 passos indicados acima para não perder vendas e muito menos clientes. Seja compreensivo, profissional e lembre-se de sempre orientar também a sua equipe.

Ainda sobre dificuldades na oficina com o atendimento a clientes, veja essa outra matéria que separamos para você sobre como lidar com atrasos no seu pagamento.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os comentários do blog são via facebook. Para comentar você tem que estar logado lá.
Lembre-se que o comentário é de inteira resposabilidade do autor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CONTATO

  • Cascavel - Paraná
    Rua Minas Gerais, 1097 - Centro
  • (45) 3301-5050
  • comercial@tecinco.com.br

TRABALHE CONOSCO

  • ASSOCIADOS

  • CONHEÇA OUTROS PRODUTOS

  • PROJETOS SOCIAIS

REDES SOCIAIS

Agência de Publicidade e Criação de Sites Ícone Cascavel