Uma estratégia muito utilizada no mundo da mecânica é o layout produtivo, essa ação busca melhorar a organização do pátio, em prol do aumento da produtividade.
Já que produtividade é uma das principais métricas utilizadas para administrar e avaliar a equipe de maneira efetiva, perante a demanda de serviços.
Segundo estudos realizados pela Elsevier (empresa global de análise), mesmo com o layout de produtividade do pátio já realizado, é possível atingir até 4% de produtividade a mais com pequenos ajustes.
Além disso, uma má disposição dos equipamentos pode gerar para oficina uma perda de até 30% em sua produção, como mostra o estudo feito pela, Escola Profissionalizante Sebrae.
Quer saber como aumentar a produtividade do pátio da sua oficina mecânica? Continue essa leitura conosco e veja as nove dicas que reservamos para você.
Precisamos analisar as oficinas como as indústrias, já que ambas produzem constantemente. Dessa forma, o resultado mensal provém do fluxo e o fluxo provém da boa organização, assim, esta estratégia define a maneira de composição dentro dos espaços de trabalho.
Deste modo, o layout auxilia no melhor aproveitamento dos espaços disponíveis, a fim de otimizar os processos de produção, tornando-os mais ágeis e organizados.
Esta estratégia interfere também no ticket médio da oficina. Pois, ela dá uma base maior na sequência que pode ser seguida para a execução dos serviços, assim, sua equipe irá adotar um padrão para a realização dos trabalhos.
Com uma sequência estabelecida é possível visualizar as etapas de trabalho aumentando consequentemente a produção e tornando sua oficina prevenida aos imprevistos que chegam.
É como um quebra-cabeça, as dicas vão parecer simples e óbvias, mas quando analisar a ordem criada, será possível identificar o quanto a linha de produtividade gera um acréscimo perceptível para a receita da oficina.
Veja o passo a passo de como montar o layout para o seu pátio:
O primeiro passo é realizar a metragem do espaço produtivo que você tem disponível. Após isso, tire fotos de vários ângulos do ambiente, de preferência tire-as uma de cada ângulo, pois quanto maior for a sua visibilidade, melhor será para iniciar a segunda parte desse processo.
Agora, chegou a hora de realizar o planejamento, faça uma planta simples da sua oficina e utilize as fotos para poder mensurar o espaço da maneira mais fiel possível.
Faça um levantamento do histórico de passagem que sua oficina obteve, esse relatório precisa ser no mínimo mensal. Se possível realize ele diariamente ao menos para o processo de criação do layout.
Veja quais são os serviços mais comuns e quais são menos procurados, a partir disso você poderá definir uma ordem para a realização dos trabalhos e definirá qual é o funcionário que melhor se adequa ao serviço.
Pense na organização voltada para o fluxo acessível dos carros e dos trabalhos que são exigidos. Portanto, nessa fase considere mudar todos os aparelhos, como mesa de alinhamento, elevador, a fim de tornar o trabalho de manobrar simples e ágil.
Definir os espaços é uma tarefa importante, mesmo que setores como estoque ou almoxarifado sejam pequenos, é importante definir onde está localizada cada um.
Por isso, coloque no papel e sinalize cada local desde a entrada, recepção até o administrativo, nessa etapa nada deve ficar de fora.
A mesa de alinhamento não é uma regra, mas um diferencial. Caso sua oficina possua uma, é interessante colocá-la na entrada do galpão para sinalizar os serviços que são realizados ali.
Ferramentas são uns dos principais causadores de gastos, isso porque, é comum que se perca de vista, ou então, deixe em algum canto atrasando o serviço e às vezes afetando até mesmo o ambiente da equipe.
Deste modo, devido aos diferentes processos que demandam a utilização das ferramentas, investir em um carrinho para guardar esses objetos pode ser uma opção viável à sua oficina. A nova organização irá otimizar o tempo dos funcionários e fortalecerá o princípio de organização.
Separe a organização da sua oficina em box, por exemplo, deixe o local de serviços divididos em serviços rápidos, maiores e uma área para os carros que necessitam aguardar serviços longos ou peças. Isso será útil para pôr em prática sua linha de produção.
Por último, mas não menos importante, é bacana que você divida essas ideias com a sua equipe, afinal, ela é um ponto importante para o sucesso do seu negócio. Ouça as sugestões e opiniões que seus funcionários têm para compartilhar, anote tudo e depois análise elas.
Lembre-se também de incentivá-los a manter a organização da oficina.
A falta de identificação nos produtos, peças e ferramentas é um fator recorrente dentro das oficinas e resulta em uma produtividade do pátio defasada. Por isso, utilizar etiquetas será uma ótima opção para economizar tempo na hora de procurar no estoque.
Essa dica ajuda também na redução de desperdícios. Contudo, caso você queira obter um controle maior e mais preciso, investir em um sistema de gestão que proporcione a opção de controle de estoque talvez seja a melhor solução.
Agora que você já sabe como iniciar e criar seu layout estratégico, chegou a hora de colocar a mão na massa e começar esse projeto. As dicas podem parecer simples, mas exigem muito trabalho e organização, contudo, no final o resultado irá gerar grandes benefícios.
A produção e implementação do Layout produtivo é uma forma eficaz de alavancar a produtividade do pátio, gerando um aumento na receita da sua oficina.
Quer mais conteúdos como esse? Nos siga no Facebook, lá postamos todos os serviços e blogues que saem aqui no site. Transforme a gestão da sua oficina com um sistema que acrescenta ao seu negócio.
Já se perguntou como ter um pós-venda eficiente na sua empresa? Hoje, essa prática vem se tornand...
Você já se perguntou como administrar uma oficina mecânica financeiramente? Se acompanha nossos a...
Trabalhar com um sistema de gestão para auxiliar no gerenciamento do seu negócio e para aumentar a...
Deixe um comentário