Área do cliente
04
ago

Como aumentar a produtividade em minha oficina mecânica?

Você muito provavelmente já deva estar acostumado a buscar por conteúdos mais burocráticos, como a parte financeira ou administrativa de sua oficina. Mas, hoje estamos aqui para falar sobre produção, aposto que você já deve ser especialista neste assunto. Portanto, nos diga: como anda a produtividade da sua oficina mecânica?

Como você vem organizando a divisão de serviços no seu pátio? É por meio da intuição? Do nível de complexidade? Ou passa essa decisão para terceiros? Calma, eu sei que são muitas perguntas, mas iremos esclarecer elas para você. Primeiro, é importante entender que a produtividade interfere diretamente na rentabilidade da oficina mecânica. Logo, trabalhar a produtividade é render bons frutos financeiros.

Eu sei, você já deve estar pensando, quanto terei que investir para ter uma boa produtividade em minha oficina? Conseguir aumentar a produtividade, está mais relacionado com o comportamento, comunicação e organização do que investimento em si.

Sendo assim, separamos este conteúdo para explicar melhor como aumentar a produtividade na gestão de sua oficina mecânica. Continue lendo este artigo e fique por dentro de todas as dicas.

Estabeleça rotinas de atendimento em sua oficina mecânica

Oficina mecânica

Como já comentamos, a produtividade está ligada diretamente nos ganhos financeiros do seu negócio, mas isso funciona como um conjunto, ou seja, é preciso que este processo seja posto em prática desde o inicio do atendimento, até a entrega final do produto. Desta forma, estabelecer uma rotina é facilitar sua organização.

Por isso, é importante classificar as prioridades dos serviços em uma escala de: urgente, importante e pouco relevante, para já conseguir se programar com prazos e entregas, afinal, tenho certeza que você já deve ter recebido aquela ligação de algum cliente de longa data, pedindo um reparo urgente.

Por isso, ter essa rotina estabelecida e levada a sério, irá apontar como está a agenda de trabalhos de seus funcionários e qual a possibilidade de realocar esses horários dentro da agenda deles. Isso não só resultará em produtividade, como também, elevará o valor da sua oficina, uma vez que você consegue mostrar seu apreço em não deixar o cliente na mão.

Outro benefício dessa rotina é saber o tempo que leva para a execução dos serviços. E quais as peças que serão utilizadas para a realização do mesmo, pois por meio dessa organização é possível mensurar o tempo, outro fator importante para a elevação da produtividade.

Estabeleça rotinas de orçamento

Bom, digamos que o orçamento é a galinha dos ovos de ouro da sua empresa, dessa forma, o cuidado com a gestão dos orçamentos e a maneira em que ele é realizado deve ser levado em consideração. Pensando nisso separamos aqui algumas dicas de como realizar um orçamento de maneira correta:

  • Considerar os custos e despesas é um ponto inicial nessa tarefa. É claro que você precisa levar em consideração os valores que estão sendo cobrados pela concorrência, para não agir de maneira incoerente na formação da sua tabela de valores. Contudo, a qualidade deve ser o carro chefe nessa missão caso queira fidelizar a clientela;
  • Faça um cálculo da hora de trabalho de seus funcionários, isso acaba sendo mais prático, uma vez que você já conta com uma rotina de atendimento. Já que, por meio do tempo levado para a execução de trabalhos, você terá um parâmetro para a realização dessa conta;
  • Reveja seus gastos, anote tudo que a oficina mecânica gasta durante o mês. Pois ao analisar os setores separadamente, você conseguirá ter uma boa base de onde economizar e onde investir.

Equipe, treinamento e produtividade

Nesse tópico é interessante avaliar os funcionários que compõe sua equipe, será que eles estão comprometidos com as missões e valores da sua empresa? Você vê esforço e desejo de crescimento neles? Após realizar algumas perguntas como essas, analise seus desempenhos e entregas, eles são fatores importantes na produtividade, uma vez, que depende em grande parte do tempo de trabalho realizado por eles, para um avanço no cenário geral.

Tenha em mente que treinamento nunca é gasto, mas sim investimento, capacitar seus funcionários é uma forma de mostrar o valor que eles agregam para o negócio, por isso, é importante oferecer recursos de conhecimento de gestão, para que eles cuidem melhor do seu tempo e entendam a sua importância. Consequentemente, após entender essas métricas, eles irão colocar seus conhecimentos em prática, gerando recursos para a sua oficina mecânica.

E por ultimo, mas não menos importante, motive seu pessoal, faça uma boa distribuição de serviços, crie metas, realize um mural de funcionário do mês, gratifique-os, pois, funcionário feliz é lucro para o negócio. Portanto, converse com todos de maneira abrasiva e os faça sentir parte da sua empresa.

Comunicação é a base de tudo!

Comunicação é a chave principal para a funcionalidade de todos os setores, dessa forma, muitas coisas podem ser evitadas dentro da sua oficina mecânica, como por exemplo, os retrabalho e mal-entendidos que acabam ocorrendo no dia-a-dia.

Diante de problemas como esses, uma simples conversa pode acrescentar muito na comunicação e na convivência dentro do ambiente de trabalho. Uma dica bacana é realizar reuniões mensais para deixar a equipe a par dos relatórios, comunicados e anúncios.

Organize seu espaço

Sabemos que não é incomum encontrar algumas ferramentas espalhadas pela oficina, no entanto, convenhamos que essa atitude não é muito assertiva, já que pode desencadear vários problemas. Como é o caso dos riscos de acidentes, que acabam aumentando com a bagunça e a sujeira, sem mencionar os atrasos que podem ser gerados simplesmente por não encontrar as ferramentas ou até mesmo perdê-las, comprometendo a entrega do serviço final.

Diante disso, algumas regras precisam ser impostas por você, como é o caso dessa, deixar claro que todos precisam manter a oficina organizada e com seus equipamentos nos devidos lugares.

Veja também como o sistema de controle de estoque beneficia sua oficina.

Um sistema de gestão pode te ajudar

Contar com um sistema de gestão é estar preparado para mensurar seus resultados e monitorar as operações realizadas em sua rotina diária. Desse modo, ter em vista a capacidade produtiva da oficina, seus espaços físicos, números de insumos e funcionários, é essencial.

Além de organizar e realizar seus agendamentos de maneira ágil, o sistema de gestão otimizará todas as suas tarefas de maneira prática e fácil, evitando os possíveis erros do dia-a-dia, logo, a otimização resultará em produtividade.

Portanto, se você está cansado de fechar o mês de maneira descontente é quer ver seus investimentos rendendo de maneira mais rápida, chegou a hora de por em prática as dicas que mencionamos nesse conteúdo, torne sua oficina mecânica mais produtiva.

Conteúdo extra de como aumentar ainda mais o lucro da sua oficina

Além de todas nossas dicas, veja também esse conteúdo extra de como aumentar o lucro de sua oficina.

Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário e nos siga nas redes sociais para receber mais dicas como essa.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os comentários do blog são via facebook. Para comentar você tem que estar logado lá.
Lembre-se que o comentário é de inteira resposabilidade do autor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CONTATO

  • Cascavel - Paraná
    Rua Minas Gerais, 1097 - Centro
  • (45) 3301-5050
  • comercial@tecinco.com.br

TRABALHE CONOSCO

  • ASSOCIADOS

  • CONHEÇA OUTROS PRODUTOS

  • PROJETOS SOCIAIS

REDES SOCIAIS

Agência de Publicidade e Criação de Sites Ícone Cascavel