Área do cliente
08
jan

As melhores dicas de como reduzir custos na oficina

No momento instável em que nossa economia se encontra, reduzir custos na oficina é uma estratégia necessária, caso queira continuar suas atividades sem passar por apuros que podem ser evitados.

Mas, para passar por essa fase turbulenta economicamente, é importante que você como gestor saiba escolher as melhores estratégias de como reduzir custos na oficina de maneira inteligente e assertiva, para que esta ação não acabe resultando em mais obstáculos para o seu negócio.

Para explicar melhor as maneiras ideais de como acionar um plano estratégico de redução de custos, desenhamos as melhores dicas neste artigo que você irá ler. Então, continue conosco até o fim da leitura e descubra como manter sua oficina estável neste momento de crise.

Como reduzir custos na oficina da maneira ideal?

Reduzir custos pode parecer uma tarefa fácil, basta apenas economizar em uma coisa, ou outra e, pronto, a mágica começa acontecer. Infelizmente não é tão fácil assim, caso você já seja um gestor com mais conhecimento e experiência sabe bem da necessidade de ativar um plano estratégico para a realização de qualquer métrica.

Mas fique calmo, a nossa intenção é justamente desenhar junto com você um plano eficiente de como reduzir custos na oficina mecânica. Então, sem mais perda de tempo, vamos conhecer a maneira eficaz de aplicar métodos que ajudam a alavancar seu negócio.

1 – Faça um exercício de diagnóstico

Provavelmente o título pode ter soado estranho, mas para exemplificar o exercício de diagnóstico nada mais é, se não, a análise detalhada das suas finanças.

Para dar continuidade a qualquer outro passo, esse deve ser o primeiro a ser analisado, faça um levantamento completo dos gastos que a oficina tem com funcionários, fornecedores e infraestrutura. Peça ao seu administrador um relatório da análise de fluxo de caixa e qual a média que sua empresa vem faturando.

A partir disso, será mais fácil a tarefa de encontrar quais custos podem ser reavaliados sem comprometer o andamento da sua oficina.

2 – Controle de estoque é essencial!

O estoque faz parte de grande parte do funcionamento da sua oficina e se deseja cortar custos esse setor precisa ser analisado com atenção.

A falta de peças pode gerar a perda de vendas, bem como, custos altos ao requisitá-la com urgência. Desta mesma forma, peças em excesso podem ocasionar em produtos encalhados que significam dinheiro sem uso.

Para que isso não ocorra, a escolha ideal é combinar com seus fornecedores pedidos menores e entregas com mais frequência, mas antes de acertar isso, é fundamental que seja realizada uma análise detalhada do fluxo que você tem e quais as suas demandas, a partir disso, sua oficina irá investir ao invés de gastar.

3 – Saiba barganhar

Provavelmente a melhor dica de como reduzir custos na oficina seja “saber conversar com seus fornecedores”.

Talvez este seja o melhor momento para se juntar aos seus fornecedores e ter uma conversa com relação aos contratos e valores.

Isso porque, assim como para as oficinas mecânicas, a economia também afetou os setores de produtos e serviços, abrindo margens para negociações, afinal, mais vale um cliente garantido com descontos, do que perdido.

Agora, se mesmo diante de um bom diálogo os valores se manterem altos, talvez a melhor opção seja reavaliar suas parcerias e buscar novas opções que se adequem melhor ao seu orçamento e que mantenham a mesma qualidade.

4 – Busque produtividade

A gestão requer vários desafios e saber como está o andamento dos processos em sua oficina sem dúvidas é um dos fatores essenciais deste cargo. A partir disso, existem diversas maneiras para otimizar os processos da oficina e consequentemente resultar no aumento da produtividade da sua equipe.

A organização de pátio, por exemplo, é uma tarefa simples, mas que quando bem organizada gera diversos frutos para o negócio. Por isso, é importante ficar atento aos gargalos que sua empresa apresenta para evitá-los e, assim, investir no que requer mais resultados.

O simples fato de analisar a produtividade te ajuda a evitar funcionários ociosos, o que automaticamente elimina a necessidade de custos com horas extras!

5 – Otimize a sua rotina

Quando o assunto é como reduzir o custo na oficina, a sua rotina está involuntariamente ligada a isso, por isso, hoje contamos com diversos softwares de gestão voltados exclusivamente para eliminar as tarefas extras, otimizando os setores, facilitando as suas operações com relatórios e balanços financeiros, desenvolvendo um estoque inteligente e até mesmo facilitando os serviços prestados pelos seus funcionários.

Ainda que o assunto seja como reduzir custos na oficina, o fato de investir em uma plataforma como um sistema de gestão irá gerar benefícios que automaticamente se convertem em ações para resultar nos objetivos do tema que estamos discutindo.

Estimule metas para alcançar seus objetivos

Cortar custos não é uma tarefa que pode ser feita abruptamente de uma hora para outra, mas, enquanto você for desenvolvendo as dicas descritas acima, é interessante também contar com sua equipe de gestores e funcionários para te ajudar a alcançar um bom corte de custos.

O simples ato de economia, seja na conta água ou na maneira em que as luzes são utilizadas, já conta muito na hora de fechar as despesas mensais, então fale com seus colaboradores e, se preciso, desenvolva metas para que eles se sintam estimulados para alcançar aquilo que foi proposto.

Essas foram as dicas que separamos para te auxiliar na criação do seu planejamento estratégico. Deixe nos comentários se você já vinha colocando alguma delas em ação? E se quiser continuar acompanhando mais temas como este nos siga no Instagram e compartilhe este blog com seus amigos e equipe!

Black Friday em sua oficina mecânica

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os comentários do blog são via facebook. Para comentar você tem que estar logado lá.
Lembre-se que o comentário é de inteira resposabilidade do autor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CONTATO

  • Cascavel - Paraná
    Rua Minas Gerais, 1097 - Centro
  • (45) 3301-5050
  • comercial@tecinco.com.br

TRABALHE CONOSCO

  • ASSOCIADOS

  • CONHEÇA OUTROS PRODUTOS

  • PROJETOS SOCIAIS

REDES SOCIAIS

Agência de Publicidade e Criação de Sites Ícone Cascavel