Área do cliente
19
dez

9 dicas para abrir uma oficina mecânica

Montar uma oficina mecânica é o sonho de muitos profissionais da área automobilística, mas nem sempre é fácil saber por onde começar. Se tornar um empreendedor é mais difícil do que se imagina, e esse processo requer alguns cuidados importantes. Para abrir sua própria oficina mecânica é preciso ter iniciativa, coragem e disposição! Mas também é necessário ficar atento e fazer as escolhas certas, somente dessa maneira é possível construir um negócio que seja lucrativo, eficiente e, acima de tudo, que seja um sucesso! Se você não sabe por onde começar, confira esse conteúdo que preparamos para você! Preparamos dicas para abrir uma oficina mecânica para que você fique por dentro de todas as informações importantes sobre o assunto. Acompanhe!

Dicas para abrir uma oficina mecânica

1. Tenha uma boa estrutura

Se preocupar com a estética da sua oficina mecânica e com a escolha das melhores instalações, não é apenas questão de conforto, mas sim uma prioridade! Por ser o seu local de trabalho, é importante pensar em cada um dos espaços e em cada um dos serviços realizados! Ter um bom espaço dedicado para cada ação mostra o seu preparo para atender. Também é importante ficar atento à localização da oficina e planejar bem a sua fachada, porque isso pode fazer toda a diferença no futuro. Além disso, é fundamental manter a sua oficina mecânica sempre limpa e organizada, tendo sempre disponíveis banheiros higienizados, instalações elétricas bem cuidadas e um espaço separado para escritório e sala de espera. Além de melhorar o serviço oferecido, esses elementos vão ajudar a criar uma boa imagem do seu estabelecimento.

2. Tenha os equipamentos necessários

Um bom profissional precisa de ferramentas adequadas para oferecer o melhor serviço ao cliente, evitando acessórios velhos que podem atrapalhar mais do que ajudar. Dessa maneira, invista em novos equipamentos e tecnologias de ponta para assegurar a qualidade do trabalho e aumentar a produtividade da sua empresa. Para montar seu estoque você deve aliar experiência e conteúdo de pesquisa, ficando sempre atento para comprar apenas itens que serão usados no seu dia a dia. Caso contrário, você vai investir em peças inúteis e terá prejuízos. Para montar a sua primeira oficina mecânica é preciso adquirir algumas ferramentas que são essenciais para o serviço, como kits de chaves e alicates, elevadores automotivos, scanners automotivos, equipamentos de proteção individual, entre outros equipamentos.

3. Conte com um auxílio financiamento

Ao abrir um negócio, muitas vezes é necessário recorrer a um auxílio financeiro. Seja de um empréstimo de banco ou empréstimo de algum familiar, é preciso ter um auxílio, pois suas despesas com o seu futuro negócio serão altas, principalmente ao comprar todo o maquinário e todos os equipamentos necessários. Tenha o controle do seu dinheiro!

4. Providencie a documentação necessária 

Além de correr atrás de todas as coisas que são perceptíveis para todos, você deve dar uma atenção maior para a parte burocrática, a documentação! Essa parte vai demandar muito tempo e atenção. Isso porque existem muitos documentos que devem ser providenciados para que seu empreendimento siga dentro dos parâmetros estabelecidos pela lei e não precise encarar problemas administrativos no futuro.

Passos burocráticos:

• O primeiro passo é fazer o Contrato Social, na Junta Comercial. Esse documento conta com todas as informações do seu negócio, como as atividades executadas, o endereço, os responsáveis pela administração, entre outras informações;

• Em seguida, entre em contato com a Receita Federal para fazer o número do seu CNPJ;

• Procure a Secretaria de Estado da Fazenda (SEFAZ) para emitir a Inscrição Estadual;

• Providencie o alvará e a Inscrição Municipal na Prefeitura da cidade. No local também é feita a habilitação do seu negócio para emitir notas fiscais de prestação de serviços;

• Solicite a aprovação do Corpo de Bombeiros para o funcionamento da empresa. Um militar irá até a oficina para analisar se o local está de acordo com as condições de segurança e se não oferece riscos;

• Dependendo da sua região, existem outros registros necessários para colocar a empresa em funcionamento. É o caso dos documentos emitidos pelos sindicatos dos trabalhadores, órgãos de controle sanitário e INSS.

Como encarar toda essa burocracia não é fácil, você pode recorrer ao auxílio de um contador. Também é uma boa ideia entrar em contato com o PROCON da sua cidade e buscar informações sobre o Código de Defesa do Consumidor para saber quais são seus direitos e deveres ao abrir um novo negócio.

5. Foque em um ramo de atuação

Para embarcar no negócio das oficinas mecânicas, é muito importante buscar referências em serviços de apoio a empreendedores e concentrar a oferta da empresa no melhor trabalho que você tem a oferecer. Mecânica geral, alinhamento, balanceamento, troca de óleo, sistemas de injeção… As ramificações são mais extensas do que você pensa. Sem o foco adequado, os clientes podem acabar preferindo outra oficina que seja especializada nos problemas que eles desejam solucionar. Dessa forma, é muito importante entender o que seu negócio tem a oferecer de melhor e fazer uma escolha cuidadosa para prestar o serviço ideal no dia a dia.

6. Ofereça um serviço especializado de qualidade

As oficinas que disponibilizavam um número limitado de serviços e eram desprovidas de novas tecnologias ficaram no passado, agora a realidade é outra! As oficinas mecânicas atuais precisam oferecer um trabalho especializado que atenda às especificações dos clientes, além de contar com uma equipe atenta ao ritmo intenso do aprimoramento tecnológico dos modelos automobilísticos de hoje. Por isso, é essencial investir em um atendimento customizado, treinar os funcionários para as inovações do mercado e adotar ações de sustentabilidade. Além disso, é preciso mostrar que sua oficina mecânica é referência naquilo que faz e ainda mantém uma preocupação constante com os desejos dos clientes.

7. Tenha uma equipe capacitada

Manter a equipe atualizada e capacitada é o papel de todo proprietário de uma oficina mecânica. Dessa maneira, é possível oferecer um serviço de qualidade e que atenda às expectativas dos clientes. Os consumidores estão cada vez mais exigentes e, por isso, treinar constantemente os profissionais da sua empresa é essencial! Tenha uma boa relação com o cliente! Não se esqueça de contratar colaboradores que atendam a todos os ramos de atuação do negócio, como eletricistas, administradores, vendedores, entre outros. Monte uma equipe que seja qualificada e de confiança.

8. Invista em tecnologia

Uma oficina deve inovar e oferecer aos seus clientes um serviço tecnológico eficiente, pois a especialização de serviços é cada vez mais necessária quando o assunto é mercado automobilístico. Por isso é tão importante utilizar equipamentos modernos, capazes de otimizar os processos realizados na oficina, facilitar os serviços e aumentar a produtividade. Além de diminuir a ocorrência de falhas e manter a organização, usar a tecnologia a seu favor é uma forma de se destacar no mercado e sempre inovar os serviços.

9. Divulgue bem a sua empresa

Depois de montar o seu negócio, você deve chamar a atenção dos novos clientes! Investindo em publicidade, estando sempre presente nas redes sociais, se deixando sempre visível. Uma boa ideia é impulsionar as ações de marketing digital, ou seja, promover seus serviços por meio das mídias digitais, como blogs, sites e redes sociais, para se tornar conhecido no mercado e atrair mais clientes rapidamente. O site da empresa é um grande outdoor e precisa mostrar tudo o que foi investido na oficina. Por isso, torne a página da empresa totalmente funcional e divulgue as informações relevantes, como serviços prestados, telefone de contato, localização e qualificação da equipe. Com a grande inovação do mercado, essas ações merecem atenção constante no dia a dia, já que as redes sociais e o mundo digital, na maioria das vezes, são a porta de entrada de novos clientes.

Conclusão

Após ler todas essas dicas para abrir uma oficina mecânica, já deu para perceber que além de tudo isso, você vai precisar de coragem, não é mesmo? Todos esses elementos são essenciais se você quer que sua oficina se destaque no mercado e tenha muito a oferecer aos clientes. Nem tudo é fácil no início, por isso, é necessário trabalho duro e investimentos altos. Mas se você seguir todas as dicas que viu até aqui, as chances de conseguir montar uma oficina mecânica eficiente e alcançar o sucesso serão maiores.  A Tecinco têm o sistema perfeito para ajudar na gestão de oficinas mecânicas, tornando o seu trabalho mais fácil e prático. Conheça o Mekanic e saiba administrar bem o seu negócio, garantindo o sucesso! Além de ter disponível mais dicas para abrir uma oficina mecânica!

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os comentários do blog são via facebook. Para comentar você tem que estar logado lá.
Lembre-se que o comentário é de inteira resposabilidade do autor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CONTATO

  • Cascavel - Paraná
    Rua Minas Gerais, 1097 - Centro
  • (45) 3301-5050
  • comercial@tecinco.com.br

TRABALHE CONOSCO

  • ASSOCIADOS

  • CONHEÇA OUTROS PRODUTOS

  • PROJETOS SOCIAIS

REDES SOCIAIS

Agência de Publicidade e Criação de Sites Ícone Cascavel