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17
nov

8 vantagens da adoção do Dashboard na gestão da sua empresa

No mercado atual, a tomada de decisões nas empresas precisa ser cada vez mais ágil e eficiente. A maioria dos administradores já percebeu essa tendência, mas sempre fica a dúvida do que fazer para conseguir essa eficácia. Quando planilhas e relatórios já não são suficientes para atingir os objetivos da empresa, a tecnologia sugere opções mais completas. E o Dashboard é uma dessas formas de ter uma visão global na hora de decidir o futuro do negócio.

Os Dashboards são uma ferramenta de visualização de dados, também chamados de painéis de controle. Neles, o administrador coloca todas as informações relevantes sobre sua empresa — tanto técnicas quanto financeiras —, para ter uma visão mais abrangente da situação real em que ela se encontra.

Por isso, essa ferramenta se torna cada vez mais necessária, já que traz as informações de maneira didática aos membros da equipe, garantindo que todos estão conscientes sobre o objetivo a ser atingido.

O Dashboard traz uma série de vantagens para uma empresa. Conheça-as.

O Dashboard colabora para o processo de decisão

Em projetos extensos, pesquisas e relatórios continuam sendo essenciais para tomar decisões bem fundamentadas na sua empresa. Mas, com o passar do tempo, muitos dos resultados do negócio se tornam dados importantíssimos para a tomada de decisões. A união de todo esse conhecimento de uma forma fácil de visualizar ajuda a ter uma visão ampla das variáveis, tornando o processo de decisão mais facilitado.

Com isso, a empresa é capaz de decidir que rumo tomar, com base na situação geral do cenário em que se encontra, sem deixar se levar por tendências momentâneas e opiniões sem fundamento sobre o que está acontecendo com a empresa e com o mercado, o que dá margem a perdas e prejuízos.

Promove a integração das equipes de trabalho

Você já deve ter percebido, em reuniões com seus funcionários, que alguns deles não compreendem completamente o que os dados estão dizendo. Assim, ficam com os objetivos da empresa um pouco nublados em suas cabeças, e obviamente não conseguem dar o melhor de si para atingi-los.

No Dashboard, todos colaboram para a inserção desses dados, como forma de tornar o painel mais completo. Essa interação, também chamada de construção colaborativa, ajuda a empresa a ver pontos de vista diferentes e engaja o funcionário na compreensão dos dados. Além disso, eles possuem formas de visualização bem didáticas — como gráficos —, o que facilita a interpretação de números, colaborando até mesmo para a retenção de talentos na sua empresa.

Diminui os riscos que a empresa corre

A tomada de decisões é um processo delicado em todos os empreendimentos, porque coloca a sobrevivência do negócio em risco. Investir em época de recessão ou não investir quando a demanda cresce são ações delicadas, que exigem experiência e conhecimento de mercado até para administradores experientes.

Isso significa que a sua empresa deve deixar de agir? É claro que não, pois não faz sentido ter um negócio que não almeje crescer. A melhor forma de reduzir os riscos dessas decisões é ter a maior quantidade de informações possível: além de direcionar melhor os negócios, é possível ter planos de ações, caso as decisões não tenham o resultado esperado, minimizando o impacto e a gravidade dos riscos.

Ele aumenta a visualização de oportunidades

Ter uma visão global do mercado e da empresa é uma capacidade que faz qualquer empresário se destacar da concorrência. Um dos motivos é que essas pessoas conseguem ver as oportunidades antes dos adversários, o que é uma vantagem e tanto no mundo dos negócios.

Como ajuda nessa visão global de uma forma que nem todos os softwares de gerenciamento conseguem, o Dashboard é a ferramenta ideal para os administradores que desejam ter essa capacidade. Além disso, ele também colabora para:

  • Ter insights que reduzam custos da empresa;
  • Melhorar os resultados;
  • Avaliar tendências de mercado;
  • Evitar gargalos na sua empresa.

Melhora a gestão de tempo dos funcionários

Reuniões longas, atualização e análise de planilhas e relatórios, interpretação dos dados. Tudo isso são atividades manuais que administradores e os funcionários — especialmente aqueles que lidam com as informações da empresa na sua rotina diária — precisam fazer para conseguir gerenciar as vendas e o caixa.

Só que, como são tarefas difíceis, eles perdem bastante tempo para executá-las: coisa que o Dashboard — aliado a um software de gerenciamento de projetos — gera sozinho. Isso faz com que seus funcionários tenham mais tempo livre para se dedicar a outras tarefas, mais importantes para os objetivos da empresa.

Ajuda a realocar recursos

Com o Dashboard, o empresário consegue ver as áreas da empresa que estão rendendo menos que o esperado, assim como aquelas que precisam de mais verba, pois estão crescendo mais rápido que o investimento. Assim, ele consegue superar as dificuldades da empresa e investir naquilo que realmente dá retorno.

Pensemos em uma concessionária de carros, por exemplo. Ao investir na divulgação de um modelo X, que não tem muita procura, o correto é que logo o número de vendas dele aumente. Se isso não acontece, o público pode não ter gostado desse modelo, o que não justifica esse investimento. Assim, o empresário aposta todas as suas fichas no modelo Y, ao qual os clientes respondem melhor e que dá mais resultado em vendas.

Definição e divulgação da estratégia

Com essa ajuda, é bem mais fácil definir qual será a estratégia que a empresa seguirá para melhorar seu faturamento. Mas o Dashboard vai além: ele alinha toda a sua equipe de acordo com o planejamento da empresa, colaborando para o alcance das metas.

Reduzindo a burocracia e simplificando processos, ele torna os colaboradores capazes de ter ações que refletem o posicionamento do negócio no mercado.

Cria uma cultura com foco em resultados

Grande parte da motivação dos funcionários vem da cultura de resultados, que faz com que eles se sintam parte do negócio. O Dashboard oferece isso, pois melhora o desempenho da empresa e do funcionário, ao mesmo tempo que otimiza a comunicação interna. Assim, a gestão se torna mais eficiente, refletindo nos resultados da empresa, que tendem a melhorar.

Agora que você já sabe com funciona o Dashboard, leia outro artigo e descubra como um sistema de gestão integrado otimiza seus custos e melhora a lucratividade da sua empresa!

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