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13
jun

8 dicas para dar descontos para clientes na oficina sem perder o lucro

Podemos observar que muitas empresas acabam comprometendo a sustentabilidade de seus negócios e o seu lucro por dar descontos aos seus clientes de forma banalizada e sem planejamento. O atual cenário econômico também contribui com isso, fazendo com que empresários aceitem fazer aquele precinho mais camarada para não perder a clientela.

Quer saber como dar descontos aos seus clientes sem comprometer as finanças de sua empresa? Acompanhe as dicas e prepare-se para fidelizar seus consumidores com ações eficazes para não ficar no vermelho.

1.    Faça um planejamento

A falta de um bom planejamento pode trazer erros fatais na gestão financeira de seu negócio, pela falta de uma análise criteriosa que contribua estrategicamente na prestação de serviços. Por isso, estude as melhores formas de trabalhar esta ação para fazer acordos mais vantajosos e lucrativos, e o que é melhor, prospectando cada vez mais clientes.

2. Não trabalhe só o preço

Invista em um bom relacionamento com o cliente, adotando um programa de recompensas por meio de cupons promocionais e códigos de desconto. Algumas lojas também disponibilizam em seu ambiente jogos e televisores com canal de esportes para melhorar a experiência do atendimento.

3. Ofereça valor agregado

Para não ter que diminuir consideravelmente seu preço, mostre para o seu cliente o custo-benefício através de uma ótima assistência, entrega rápida e facilidade no pagamento (parcelamento e flexibilização nas formas de pagamento com dinheiro e cartões de débito e crédito).

4. Crie um portfólio de produtos e serviços para dar descontos

Sabemos que para alguns produtos e serviços, fornecer descontos pode comprometer significativamente a margem de lucro da empresa, por isso, estabeleça um portfólio com os itens e o limite das reduções dos preços, estabelecendo os critérios na concessão do benefício.

5. Aprenda técnicas de negociação

Bons vendedores e comerciantes se sobressaem da concorrência pela habilidade na comunicação e embasamento forte de seus argumentos. Ouça o seu cliente e utilize as informações captadas para reforçar a sustentação dos preços ou concessão justa de descontos.

6. Entregue valor ao seu cliente e não apenas um produto ou serviço

Um preço vantajoso as vezes não garante a satisfação total de um cliente, pois isso pode ser conseguido em diversos estabelecimentos, mas valor agregado ao serviço, isso sim fará com que seu consumidor queira voltar sempre.

7. Estabeleça sua política de preços

A banalização de descontos poderá ser negativa, ainda mais se você não tiver uma política de preços estabelecida, por meio de um estudo das condições certas para o fornecimento da redução de preços de forma estratégica.

8. Estude o mercado e a concorrência

Com a análise de cenários e conhecendo as condições de pagamento da concorrência, é possível ter uma base para estabelecer preços e definir descontos, sem isso você poderá cair no erro de cobrar preços abusivos ou até mesmo sair no prejuízo nas negociações das vendas.

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