Área do cliente
05
jun

7 Dicas de como manter sua oficina de motos bem organizada

Seu negócio é a sua fonte de lucro, certo? Então saiba que manter a sua oficina de motos bem organizada é essencial! Imagine o seguinte cenário: você chega até a empresa de um dos seus fornecedores de peças e o estoque dele está uma bagunça e ele leva 30 minutos para procurar os produtos solicitados por você. Se o local estivesse organizado, levaria menos tempo, não é mesmo? Além de poupar o seu tempo (e o dele) você sairia da loja com uma impressão melhor.

Ou seja, o mesmo exemplo vale para a sua oficina! É fato que oficinas mecânicas acabam ficando bagunçadas e sujas por conta da demanda de trabalho, entretanto, existem algumas formas de manter a sua oficina bem organizada.

Pode parecer bobeira dizer isso, especialmente se tratando de um ambiente que está mais propício a sujeira e a bagunça, porém, é algo que conta muito no momento de um cliente decidir fazer o reparo em sua oficina ou procurar a concorrência.

Por isso, preparamos este conteúdo para você! Nele, vamos te dar dicas de como organizar a sua oficina de motos.

Separe a área de espera da área de serviços

Essa é uma das dicas mais básicas. Pense em um dia de grande movimento em sua oficina de motos, em que, inevitavelmente, as pessoas precisam esperar para serem atendidas. Porém, não há espaço para isso e as cadeiras disponíveis estão sujas.

Neste momento podem acontecer duas coisas: ou o cliente vai desistir de esperar e vai procurar outra oficina, ou ele ficará receoso quanto ao serviço. Por isso é essencial ter uma sala de espera separada da área de serviços. Dessa forma, é mais fácil manter a sua oficina de motos bem organizada e mais limpa.

Você pode colocar algumas cadeiras e uma mesa de centro com revistas sobre motos. Além de oferecer café e chá para os clientes. Ou seja, não é preciso montar uma estrutura elaborada.

Quando for o momento de o cliente mostrar a moto e explicar os problemas ele é direcionado para a área de serviços.

Além disso, é importante ter ao menos um banheiro para uso dos clientes.

Lembre-se: quando um cliente é bem atendido, existem chances de você ganhar indicações! Quer saber como conquistar mais clientes para a sua oficina de motos? Clique aqui.

Mantenha as bancadas limpas

Bancadas limpas e organizadas são boas por dois fatores: passam uma boa impressão para os clientes e otimizam o trabalho de sua equipe, pois, as ferramentas são encontradas com mais facilidade.

Peça para a sua equipe investir alguns minutos entre um trabalho e outro para organizar a bancada. Outra dica é utilizar painéis perfurados para organizar as ferramentas. Além de ocuparem pouco espaço, a visualização das ferramentas é muito mais fácil, pois todas estarão penduradas na parede.

Peça a colaboração dos funcionários para manter a sua oficina de motos bem organizada

Sua oficina precisa dos seus funcionários para funcionar, certo? Então, é ideal que eles estejam envolvidos em todos os processos, inclusive nos de organização. Se apenas você se esforça para manter o local organizado, o trabalho pode acabar sendo em vão. Portanto, oriente os seus funcionários, mas também mostre que você está dedicado para fazer a organização acontecer.

Por exemplo, o seu trabalho é mais focado em atendimento e recepção dos clientes? Então mantenha o balcão organizado, procure limpar ao menos uma vez durante a semana. Dessa forma, a equipe começa a seguir o seu exemplo.

Outra dica é definir horários de limpeza coletiva. Por exemplo, 10 minutos antes de parar para o almoço e antes de encerrar o expediente todos precisam organizar a bancada de trabalho. Dessa forma, ao voltar do almoço a bancada estará limpa e no dia seguinte também.

Isso é importante para criar um ritmo de trabalho em que não é preciso parar a todo momento para procurar ferramentas.

Suas ferramentas estão enferrujando? Clique aqui e aprenda a limpá-las.

Contrate alguém para limpar

É essencial que o chão, os cantos, as paredes e todas as ferramentas estejam sempre limpos, porém sua equipe não tem tanto tempo para fazer mais do que a limpeza das bancadas. Então, o ideal é que você contrate uma pessoa especialmente para realizar esta tarefa.

Dessa forma, a sua equipe de técnicos consegue focar totalmente em entregar um bom serviço aos clientes, pois não precisam se preocupar tanto com limpeza, e ainda assim a sua oficina de motos fica bem organizada.

7 dicas de como manter sua oficina de motos bem organizada

Demarque áreas de trabalho de sua oficina de motos

Se lembra da nossa dica inicial, para separar a área de espera da área de serviço? O mesmo se encaixa aqui. Ao demarcar áreas de sua oficina de motos, cada funcionário sabe exatamente em qual espaço determinado trabalho deve ocorrer. Por exemplo, determinar um espaço somente para a avaliação de avarias.

Dessa forma, a sua oficina fica mais organizada, pois um serviço não será feito fora do local correto, portanto, não haverá peças perdidas por toda parte.

Quer se destacar cada vez mais no mercado? Então surpreenda os seus clientes! Baixe gratuitamente o nosso e-book: Como oferecer serviços de maneira inteligente na sua oficina? 

Separe um espaço para os materiais de descarte

É fato que quando uma moto precisa de reparos, às vezes, uma das peças será descarta e substituída por outra. Porém, a peça antiga ficará com você, para futura destinação correta. Mas, e onde guardá-las até esse momento? O ideal é ter um espaço em sua oficina para guardar essas peças.

Assim, além de não atrapalhar o fluxo de sua equipe, elas não ficam aparecendo para os clientes e não há eventuais riscos de um funcionário utilizar uma peça estragada por engano. Lembre-se: guarde todos os materiais em locais seguros e adequados. Você pode utilizar caixas, prateleiras e apoiar as peças maiores e mais pesadas nas paredes.

A tecnologia é a sua maior aliada!

Outra grande aliada para manter sua oficina de motos bem organizada é a tecnologia! Os sistemas de gestão possuem diversas funcionalidades: todo o seu estoque de peças é integrado, você tem acesso completo ao histórico de visitas dos clientes, além de acessar relatórios de desempenho sempre que quiser, pode abrir Ordens de Serviço diretamente pelo sistema.

Por que um sistema te ajuda a manter a sua oficina de motos bem organizada? Porque, sua equipe não precisa perder tempo buscando peças no estoque ou criando novos cadastrados para os clientes sempre que eles forem até a sua oficina.

Por que manter a minha oficina de motos bem organizada?

Chegamos ao fim de mais um conteúdo e você viu que é essencial manter o ambiente limpo para passar uma boa impressão para os seus clientes. Além disso, manter a sua oficina de motos bem organizada faz com que os seus funcionários não percam tempo buscando peças.

Lembre-se de nossas dicas: coloque as peças em um painel com furos, facilitando a visualização, determine espaços para cada tipo de serviço e crie a cultura de manter tudo organizado em sua oficina de motos, comece dando o exemplo!

Além disso, pense na possibilidade de contratar um sistema de gestão. Sua equipe terá mais tempo para realizar os serviços técnicos e a organização será ainda melhor.

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos e familiares!

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os comentários do blog são via facebook. Para comentar você tem que estar logado lá.
Lembre-se que o comentário é de inteira resposabilidade do autor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CONTATO

  • Cascavel - Paraná
    Rua Minas Gerais, 1097 - Centro
  • (45) 3301-5050
  • comercial@tecinco.com.br

TRABALHE CONOSCO

  • ASSOCIADOS

  • CONHEÇA OUTROS PRODUTOS

  • PROJETOS SOCIAIS

REDES SOCIAIS

Agência de Publicidade e Criação de Sites Ícone Cascavel