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18
ago

6 motivos para contratar um sistema de gestão para oficinas

Um sistema de gestão para oficinas pode evitar momentos de desorganização no seu negócio. Já se deparou em algum momento com a sua oficina fora de ordem? Com um colaborador que não sabe quantas peças ainda tem no estoque ou pior, ter cliente para atender, mas se deparar com falta de peças?

Provavelmente você como colaborador, cliente ou como dono de empresa já vivenciou isso. Essa situação pode ser é ruim para a imagem da empresa.

A gente sabe que a falta de peças é normal e pode acontecer uma vez ou outra, mas o que precisamos evitar é a frequência com que isso acontece. Até porque se a sua empresa não tiver condições de realizar o atendimento, o cliente vai procurar em outro lugar!

Um sistema de gestão para oficina pode trazer vantagens que te colocam a frente dos concorrentes. Por isso, apresento 6 motivos para adotar um sistema de gestão. Acompanhe o conteúdo e saia desse blog certo da melhor solução para sua oficina.

Importância de um sistema de gestão para oficinas

Você pode até pensar que um sistema de gestão para oficina não cabe no seu orçamento e que sua empresa está dando um jeito de se virar desde o início. Mas te pergunto: o que é melhor, dar um jeitinho ou ser a melhor oficina em atendimento ao cliente, controle de estoque, produtividade e posicionamento no mercado?

Podemos estar enganados, mas acreditamos que sua escolha seja sempre o crescimento do seu negócio e a melhoria de todos os serviços prestados pelos colaboradores. Entende agora a importância de um sistema de gestão para oficinas?

Por um momento pode parecer banal ou ainda que é só pra melhorar o controle de estoque, apesar de esse já ser um ponto bem positivo. Porém, as vantagens e motivos para adotar um sistema de gestão para oficina vão muito além.

Motivos para adotar um sistema de gestão

Por isso, te apresento 6 motivos básicos que vão te influenciar e muito na decisão de contratar ou não esses sistemas. Mas antes pense na situação atual da sua oficina, como está a gestão, controle e atendimento ao cliente.

Controle de estoques eficiente

Podemos começar pelo motivo que você já conhece. O controle de estoque, além de preparar a sua oficina para manutenções imprevistas, gera no cliente uma sensação de organização.

Evitar a falta de peças pode tornar a sua empresa referência. Sabe quando você vai em uma loja precisando de algo urgente e você acha? Quando alguém te questionar onde encontrar aquele produto que você comprou, automaticamente irá indicar a empresa.

Caso você não saiba onde tem, você ainda vai dizer “pode ir na empresa X, porque lá tem tudo!” A ideia é mais ou menos a mesma, torne a sua empresa uma referência de serviços e produtos. 

Redução de burocracia

Hoje em dia é comum que as pessoas estejam com pressa para realizar suas atividades e concluir todas elas em um único dia, ainda mais quando falamos de problemas em automóveis.

Um atendimento rápido e ágil nem sempre é sinônimo de qualidade no serviço prestado, mas reduzir a burocracia vai facilitar o atendimento ao cliente, já que na maioria das vezes o que ocupa bastante tempo são as papeladas.

Um sistema de gestão pode ser “uma mão na roda” quando falamos na redução da burocracia. Mais agilidade para o cadastro dos clientes, para gerar documentos fiscais e pagamentos, por exemplo.

Produtividade melhorada

A redução da burocracia pode impactar em uma produtividade maior dos colaboradores. Já que com menos papéis para preencher, o trabalhador otimiza seu tempo e realiza mais atividades durante o dia. Consequentemente, consegue agilidade para entregar os serviços com a mesma qualidade que seriam entregues normalmente em um outro momento.

Decisões baseadas em dados

Quando se tem uma empresa, a maior atividade do proprietário é decidir e escolher caminhos para que a oficina consiga permanecer no mercado e ainda planejar seu crescimento.

Nesse aspecto, dois pontos devem ser lembrados. O sistema de gestão geralmente traz relatórios organizados e realizados em cima de dados que estão inseridos no sistema.

Pensando nisso, decisões sobre cobranças, pagamentos, compras, precificação dos serviços e dos produtos podem ser tomadas com base nesses relatórios disponibilizados pelo próprio sistema de gestão para oficina.

Com esses relatórios é possível também analisar o desempenho da empresa, de serviços específicos e dos colaboradores, para que no momento da tomada de decisão o gestor possa ser assertivo.

Outro ponto importante é a tomada de decisão em cima dos dados do cliente. Por exemplo, com um sistema de gestão para oficina atualizado é possível que os colaboradores tenham acesso a uma base de dados do cliente.

Um relatório como este pode conter histórico de peças usadas, quais peças foram compradas, quais serviços foram prestados, há quanto tempo foi realizada a atividade e para qual cliente.

Sistema de gestão apra oficinas

Integração de dados

A integração de dados em um sistema de gestão para oficinas, além de auxiliar na tomada de decisões, reúne todos as informações em um único lugar. Ter os dados que precisa de forma rápida possibilita ao seu negócio manter um atendimento de qualidade e de agilidade na prestação de serviços.

Assim, os colaboradores tem maior praticidade no atendimento aos clientes, além de manter a transparência facilitando aos gestores o acesso sobre o que o colaborador está fazendo e de forma.

Saiba algumas dicas para se posicionar no mercado!

Posicionar a empresa para o crescimento

Um sistema de gestão para oficina pode proporcionar ao seu cliente satisfação, afinal com um sistema você pode ainda manter uma relação com os clientes de pós-vendas, por exemplo.

Adotando ferramentas como um sistema de gestão os proprietários podem ter facilidade para posicionar a empresa e encontrar o melhor caminho para que ela cresça e se destaque no mercado.

Além de que a própria melhora no atendimento aos clientes pode proporcionar isso, com eles satisfeitos, a indicação do seu negócio é certa.

Agora que você já sabe

Todos os motivos que você viu possuem relação um com o outro, afinal não existe redução de burocracia sem, como consequência, agilidade e melhora no atendimento.

Se você se viu em um momento de identificação e reflexão de situações que acontecem na oficina onde trabalha e ainda não adotou um sistema de gestão para oficinas, agora é a hora certa!

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