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19
nov

5 Dicas para levar a oficina de moto ao sucesso

Abrir uma oficina de moto pode parecer fácil, mas a realidade é que antes de começar um negócio é preciso planejamento. Afinal, ninguém quer abrir uma empresa e alguns meses depois fechar por falta de dinheiro, planejamento, clientes e afins.

Planejar o início dos seus negócios é uma peça chave para que no futuro você conquiste o sucesso, se tornando referência na cidade pelo bom atendimento, produtos e serviços.

Caso sua oficina de moto já esteja aberta, mas o fluxo diário de trabalho ainda é baixo, siga também nossas dicas e transforme seu pequeno negócio no porte que você sempre sonhou.

 

O que avaliar para os primeiros passos

O primeiro passo para a abertura de uma oficina de moto é avaliar o mercado e entender qual seu papel dentro dele, quais seus concorrentes e quais produtos eles vendem.

Dessa forma, você pode encontrar um nicho no mercado que se encaixa exatamente na sua idealização de empresa. Além de poder ser um norte para o rumo que você irá seguir nos próximos meses e anos.

 

Importância de um sistema de gestão para a oficina de moto

O sistema de gestão é um aliado para qualquer empresa. É uma ferramenta com o objetivo de dinamizar o dia a dia dos colaboradores e torná-los mais produtivos, já que reduz burocracias e papeladas.

Imagine encontrar todos os dados e informações do seu negócio e de clientes em um único lugar, sem que você precise buscar pastas e mais pastas no seu computador ou nos arquivos mortos.

 

Dicas para o sucesso da sua oficina de moto

É importante lembrar que o sucesso não é algo que acontece do dia para a noite, apesar de aparentemente ser assim pela forma como as empresas e pessoas são divulgadas nas redes sociais.

No entanto, a realidade é que o sucesso é um processo longo e que exige muita dedicação, além é claro, de um bom planejamento e análise do mercado.

Para o sucesso não existem regras, mas existem dicas que oferecem um caminho a ser seguido. Aqui vão algumas:

oficina de moto

 

Planejamento financeiro

Para que sua oficina de moto tenha sucesso, independente de ser nova ou estar há anos no mercado, o planejamento financeiro é o ponto principal, já que aqui falamos dos valores de receita.

É preciso estimar quais serão seus gastos, investimentos e valores de venda, assim você consegue entender qual o valor mínimo de venda, dos seus produtos e serviços, que você precisa para não ter prejuízos.

Neste caso, você terminará o mês no zero, mas com todas as contas em dia. Chamamos isso de Ponto de Equilíbrio e por meio dele você consegue planejar mês a mês a sua empresa.

Assim como, a rentabilidade da sua oficina de moto olhando para a quantidade de meses ou anos que você precisa para ter um retorno do valor que investido.

Com esses valores você tem segurança e consegue analisar com mais precisão quais os valores mensais e anuais, dessa forma você pode ainda saber qual o enquadramento do seu futuro negócio.

 

Sistema de gestão

O sistema de gestão é um fator indispensável para quem quer ter sucesso e conquistar cada vez mais estradas para rodar. Essa ferramenta é quem vai auxiliar seus colaboradores nos serviços a serem prestados ao cliente.

Alguns sistemas apresentam funções como:

  • Preenchimento de ordem de serviço;
  • Histórico do veículo;
  • Histórico de produtos e serviços realizados;
  • Cadastro de clientes;
  • Controle de estoque e financeiro;
  • Relatórios.

O sistema pode ainda ser um grande influenciador de um bom atendimento ao cliente.

 

Atendimento

A forma como tratamos nossos clientes deve ser a forma como gostamos de ser tratados. Por isso, o atendimento é um ponto fundamental e que merece muita atenção quando pensamos na equipe de colaboradores.

Se algum cliente, em um único atendimento, ser tratado mal ou receber um atendimento ruim de imediato, as chances de voltar a sua empresa e comprar seu serviço ou produto é muito baixa.

Os clientes são o principal meio de divulgação da sua oficina de moto, apesar do investimento em redes sociais e propagandas em veículos de comunicação, o marketing boca a boca ainda gera muito retorno, já que com uma indicação a confiança na empresa aumenta.

 

Programas de fidelização

Partindo da ideia de que os clientes são peça-chave, surgiram ideias e programas para mantê-los sempre ativos, conseguindo assim, dar continuidade a um relacionamento saudável.

Com um programa de fidelização e como consequência algo em troca dos serviços, os clientes ficam engajados com a empresa e buscam sempre estar atentos aos problemas do veículo para que consigam conquistar o “prêmio”.

O que para a sua oficina de moto é extremamente vantajoso, já que gera mais demanda.

 

Redes sociais

As redes sociais têm sido um grande portal para a divulgação e publicidade de empresas de diversos setores e formatos. Mas é preciso ter cuidado com o que se veicula nesse meio.

É importante lembrar que apenas propaganda não é suficiente. Hoje se fala muito em conhecimento e identificação, por isso, é extremamente relevante abordar assuntos de conhecimento técnico, mostrando que você e seus colaboradores sabem muito sobre com o que trabalham.

Você já deve ter ouvido falar que as pessoas se identificam e se conectam com pessoas e não com empresas. Essa é uma realidade e deve ter atenção. Por isso, quando for gerar conteúdo ou tiver alguma promoção para os clientes, apareça nas imagens.

Uma ferramenta que gera confiança e credibilidade para sua oficina, é mostrar quem é você, a realidade e o dia a dia da sua oficina de motos, contar histórias que atraem o cliente e assim, o engajam.

 

Diferencial na sua oficina de moto

Para se destacar no mercado é importante enfatizar que a análise dos concorrentes é essencial. Com ela você consegue oferecer garantias maiores, preços mais baixos, pacotes de produtos ou serviços, descontos, prêmios e muito mais.

Você pode trabalhar em cima do bom atendimento, um serviço rápido e de qualidade superior aos concorrentes. Qualquer pequeno detalhe que você possa oferecer, pode se tornar o seu diferencial, sendo um ponta pé para sua oficina de moto se tornar referência.

 

Analise também a sua empresa

Agora que você sabe como ter um negócio de sucesso, é preciso olhar para sua realidade e entender até que ponto você pode exigir da sua empresa e colaboradores.

O sucesso pode até chegar para quem dá um passo maior que a perna, mas se você não souber controlar, pode acabar perdendo o que conquistou. Por isso, observe e planeje os primeiros anos e meses da sua oficina de moto para caminhar rumo ao sucesso de forma correta e preparada.

 

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