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25
nov

5 dicas do que não pode faltar para abrir uma oficina mecânica

A oficina mecânica é um sonho para você? Então você está mais perto de realizá-lo! Neste conteúdo você terá acesso a dicas importantes para não deixar de fora na hora de abrir uma oficina.

Começar uma empresa do zero não é nada fácil, pode ser um momento de procurar por muitas formas de dar um passo a frente. Mas calma, não existe uma regra, é preciso entender quais as suas necessidades e de que forma pode supri-las ao mesmo tempo em que supre os desejos do mercado.

Por isso, trouxemos cinco dicas para oferecer um norte na sua rota rumo a abertura da sua oficina mecânica.

 

Procure um bom lugar

 

Primeiramente é preciso entender que um bom lugar é o que tornará sua oficina referência para a região. Quando se opta por uma localização sem muito movimento a quantidade de pessoas que buscarão por seu serviço será baixa.

Quanto maior o tráfego de automóveis, melhor o local para sua escolha. Pense em avenidas e vias principais do seu bairro, ou ainda, que sejam o caminho para várias regiões diferentes da cidade.

 

Tenha uma estrutura adequada

 

Pensando nisso, avalie também o tamanho do espaço onde será instalada a sua oficina mecânica. Se você pensa em atender 10 automóveis diferentes ao mesmo momento, por exemplo, procure por um ambiente que comporte toda essa capacidade.

Ao mesmo tempo em que, caso seja uma oficina pequena, o espaço para atender cinco automóveis não precisa ser o mesmo do exemplo anterior.

 

Invista em equipamentos

 

Os equipamentos são parte fundamental para atender os clientes com qualidade e eficiência. Nada mais chato do que não prestar um serviço, perder dinheiro por isso, por conta de uma ferramenta que está em falta.

Se for preciso, invista em um financiamento para a compra dos equipamentos, mas esteja preparado para qualquer situação. A lista de ferramentas é grande, por isso, pense em qual porte será sua empresa. Caso o número de colaboradores seja alto, a quantidade de ferramentas necessárias é maior.

Vale lembrar que o estoque de peças é fundamental, afinal você não tem controle de quais serviços irão aparecer na sua oficina todos os dias. O controle do estoque deve ser prioridade, o bom atendimento exige isso.

oficina mecânica

Defina quais serviços vai oferecer

 

Para abrir um negócio defina qual será o ramo de atuação, se contará com atendimentos apenas emergenciais de carros e motos ou se contará apenas com manutenções de rotina, essa escolha pode acabar sendo o diferencial do seu negócio no futuro.

Avalie o mercado e entenda quais as necessidades e exigências que ele tem. Ao determinar quais serviços vai oferecer, você não precisa se submeter a situações que não são do seu conhecimento e dos colaboradores.

 

Invista em qualificação profissional

 

Um fator extremamente importante para o bom atendimento e um serviço de qualidade é o conhecimento e a qualificação dos colaboradores. Assim, ao invés de esperar por uma pessoa que entende do assunto, a equipe consegue resolver gerando praticidade e produtividade.

Assim como em qualquer área de atuação, quando o profissional está atualizado, tem mais segurança na prestação do serviço e no atendimento ao cliente. Se sente preparado para atender todos os clientes respondendo as dúvidas de forma confiante.

Uma dica é contar com a especialização. Ter um colaborador que sabe atuar em uma área específica torna seu negócio referência e gera credibilidade.

 

Faça um plano de custos

 

Antes de abrir uma empresa planeje os custos que serão gastos com investimento para abertura e também durante os meses.

Essa projeção é importante porque auxilia você a ter uma noção sobre a rentabilidade do negócio, por exemplo, se o valor projetado para entrada mensal será equivalente ou maior que a saída para pagamentos dos custos fixo e variáveis. Além de quanto tempo é necessário para que o valor investido volte para o seu bolso.

 

Planeje

 

O planejamento é a peça chave para todo empreendedor que quer ter sucesso no mercado. Por isso, tenha em mente todas as possibilidades de crescimento e também os fracassos, para que o equilíbrio possa ser buscado.

Procure avaliar bem os aspectos da empresa e do mercado. Para estar a frente é importante reconhecer os pontos fortes dos concorrentes.

 

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