Cascavel: (45) 3301-5050 comercial@tecinco.com.br /
30
nov

Saiba como a pressa pode ferir sua equipe – Parte 2

No post anterior –Saiba como a pressa pode ferir sua equipe – Parte 1 – mostramos como a cultura do “o mais rápido possível” afeta a qualidade do trabalho e o bem-estar de toda a equipe.

Os resultados dessa cultura nem sempre são positivos – na realidade, quase nunca.

Quais são esses efeitos, e como mudar essa situação? Vamos lá:

OS EFEITOS COLATERAIS DO “O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL”

Relógio contra a pressa

A falta de confiança é instaurada na equipe

Quando alguém pede algo para você, sendo necessário ser feito o mais rápido possível, como isso faz você se sentir?

Se você se sente empoderado e motivado, parabéns, você é oficialmente maluco. A grande maioria das pessoas sente exatamente o oposto.

A confiança é altamente afetada quando alguém lhe diz para fazer algo o mais rápido possível.

A impressão que a grande maioria dos profissionais tem quando esse tipo de situação vira rotineira é: “se você não conseguir isso pra agora, então você não tem valor”.

Em vez disso, tente dizer algo como: “Esta tarefa é crítica, quais são atualmente suas tarefas em execução, para que possamos avaliar as prioridades e mudar algumas?”.

Assim você não está colocando toda a responsabilidade em cima do indivíduo, e fazendo um ótimo papel de líder.

O planejamento sai dos trilhos

Toda vez que uma tarefa “o mais rápido possível” surge, o planejamento é totalmente desalinhado.

Quando uma tarefa que não estava planejada é empurrada para o topo da lista, todas as outras tarefas importantes (e aquelas que não são tão importantes, mas que precisam ser feitas) são empurradas para baixo.

É questão de física, dois corpos não ocupam um mesmo lugar ao mesmo tempo.

Na grande maioria das vezes, uma tarefa urgente é urgente porque não foi bem planejada.

Busque planejar-se melhor para evitar esse tipo de imprevisto.

Corrida contra a pressa

A produtividade é destruída

Parar uma tarefa em desenvolvimento para iniciar outra tarefa “o mais rápido possível” destrói totalmente o ritmo e a produtividade da primeira tarefa.

Alternar entre tarefas (conhecido como multitasking) normalmente leva 40% a mais de tempo para completar todas as tarefas do que se você estivesse cumprindo cada uma separadamente.

Faça uma tarefa de cada vez. Se houver uma tarefa que apareça atropelando, seja claro e comunique que você já está trabalhando em uma tarefa diferente.

A partir daí seu gerente deve dizer se deve colocar essa primeira tarefa de lado e se concentrar na nova, mais crítica, ou completar a tarefa em que você está trabalhando antes de mudar para a crítica.

A qualidade é sacrificada pela velocidade

Quando você está tentando concluir algo o mais rápido possível, é praticamente garantido que você estará sacrificando qualidade para fazer isso em menos tempo.

Quando isso acontece, as chances de ter que fazer edições e aumentar o retrabalho aumentam exponencialmente, e você acaba gastando o dobro de tempo – e as vezes ainda mais! – trabalhando nessa tarefa no fim das contas.

Não deixe a urgência ofuscar a qualidade do trabalho.

Se algo vai demorar um pouco mais, os clientes e as partes interessadas geralmente estão mais do que dispostos a aguardar um pouco mais para um bom trabalho do que não aguardar e, em seguida, obter algo que não atenda às suas expectativas.

Pare de usar o mais rápido possível, o mais rápido possível!

Se você se considera alguém que transforma tudo em “situação crítica”, é melhor repensar sua estratégia.

Sacrificar a confiança de sua equipe, outros prazos, produtividade e qualidade do trabalho não vale o tempo economizado acelerando a execução de uma tarefa que não estava planejada.

Equipe com pressa

Lembre-se: quando a empresa tem indicadores de gestão ela consegue ver o cronograma e com base nestas informações saber que uma tarefa urgente pode ser inserida no cronograma e também o quanto essa tarefa pode atrasar.

Bons negócios!

Fonte: Gumga

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os comentários do blog são via facebook. Para comentar você tem que estar logado lá.
Lembre-se que o comentário é de inteira resposabilidade do autor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTATO

  • Rua Minas Gerais, 1097 - Centro - CEP: 85.812-030 - Cascavel/PR (Sede)
  • (45) 3301-5050
  • comercial@tecinco.com.br
  • SELOS E PARCEIROS
  • CONHEÇA OUTROS PRODUTOS
  • PROJETOS SOCIAIS
Desenvolvido por Enjoy Publicidade
    Redes Sociais:
í
Agência de Publicidade e Criação de Sites Ícone Cascavel