Área do cliente
20
fev

Controle de custos: Como fazer e otimizar meu negócio?

Monitorar bem os custos de uma empresa pode ser sinônimo de melhorias na condição financeira do negócio. Isso porque os benefícios de uma boa gestão de custos implicam em cortes de despesas excessivas e segurança para decidir o momento oportuno para investir. O controle de custos é, portanto, uma ferramenta, que vai demandar planejamento e gestão. Só assim será possível colher os benefícios dessa prática.

Uma empresa é a diferença entre seus preços de venda e prestação de serviços e seus custos. Surge aí a necessidade de conhecê-los e gerenciá-los. O modo tradicional de fazer esse monitoramento é por meio de planilhas e, mais recentemente, por meio de softwares que auxiliam a demanda.

Independentemente do método, o controle de gastos é uma ferramenta capaz de resultar em melhores rendimentos para a empresa. Isso se a equipe de gestão assumir o compromisso de registrar nas planilhas, de forma organizada e frequente, as movimentações financeiras da empresa. Vamos conhecer detalhes?

Como fazer controle de custos na minha empresa?

A iniciativa primordial do controle de custos é a separação dos gastos fixos e variáveis do negócio. Todo mês sua empresa paga funcionários, contas de luz, água, internet, entre outros. Esses custos são fixos e devem ser registrados numa planilha específica. Apesar de fixos, os valores variam mensalmente. Em alguns meses, a conta de luz é mais alta que em outros por exemplo.

Os custos variáveis dependem de diversos aspectos e são imprevisíveis, como a contratação de funcionários por exemplo. Além disso, podem variar de acordo com a oferta de preço dos fornecedores e o preço das matérias-primas. Apesar de imprevistos, esses gastos existem e precisam ser monitorados separadamente também.

Depois disso, a empresa tem em mãos uma previsão de gastos e pode analisar o comportamento deles. É importante observar os números com frequência e comparar os dados de cada mês, criando um histórico das informações.

Os dados também revelarão quais despesas estão além do orçamento da empresa ou são supérfluos e devem ser reduzidos. É importante ter cuidado ao fazer mudanças, como reduzir a folha de pagamento, porque demissões também podem gerar altos custos de rescisão e comprometer a qualidade dos serviços.

Um bom controle de custos também se preocupa em analisar o estoque. Se ele possui itens parados, a empresa está desperdiçando dinheiro. Por outro lado, se algum produto está em falta, a empresa pode atrasar entregas e perder vendas.

Estratégia do “ponto de equilíbrio” para concessionárias

Uma estratégia para atingir o ponto de equilíbrio na gestão dos custos tem se tornado comum no setor automotivo brasileiro. É o conceito de absorção de serviços, que consiste no pagamento dos custos fixos da concessionária com o lucro do pós-venda. Essa medida pode recuperar a vitalidade da empresa nos períodos de forte redução de vendas.

Para implementar a taxa de absorção de serviços, a empresa deve dividir o resultado operacional bruto de peças e serviços pelo total de custos fixos. Quanto mais próximo ou acima de 100% for o resultado, mais perto se estará da absorção de serviços.

Benefícios de uma empresa que faz controle de gastos

Fixação de preços: uma empresa que controla seus custos conseguirá definir com mais precisão o preço de venda porque sabe quanto gastou para produzir seus produtos.

Investimentos em seguros: consegue enxergar meses em que sobra dinheiro e aqueles mais críticos, visualizando os melhores períodos para fazer e para frear investimentos.

Diminuição de riscos: uma empresa que gasta mais do que fatura vai quebrar nos próximos meses. Ao conhecer o quadro financeiro da empresa, é possível se antecipar a situações de crises e combatê-las.

Eficiência: ao fazer o controle de custos, é possível reduzir operações ineficientes e gastos supérfluos e, a partir disso, cortá-los ou reduzi-los.

Já faz controle de custos na empresa? Partilhe outras ideias e práticas adotadas nos comentários do post.

Tecinco, sistema de gestão, concessionárias veículos, concessionárias de caminhões, concessionárias de máquinas agrícolas, sistema de gestão para autocenters, auto-centers, gestão financeira, fluxo de caixa, controle de estoque.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os comentários do blog são via facebook. Para comentar você tem que estar logado lá.
Lembre-se que o comentário é de inteira resposabilidade do autor.

2 respostas para “Controle de custos: Como fazer e otimizar meu negócio?”

  1. […] tornar a sua empresa mais econômica. Diminua custos em todo as áreas. Do fim do uso de copos descartáveis por funcionários ao uso de […]

  2. Nilman Santos disse:

    Quero falar aqui que sua matéria me foi de muita ajuda e informação valiosa por ser de muita qualidade e bom conhecimento. São poucos sites que tem esse apreço pelo leitor. OBG

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

CONTATO

  • Cascavel - Paraná
    Rua Minas Gerais, 1097 - Centro
  • (45) 3301-5050
  • comercial@tecinco.com.br

TRABALHE CONOSCO

  • ASSOCIADOS

  • CONHEÇA OUTROS PRODUTOS

  • PROJETOS SOCIAIS

REDES SOCIAIS

Agência de Publicidade e Criação de Sites Ícone Cascavel